TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CASA NA ARVORE

Por:   •  13/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

1. TERMO DE ABERTURA DE PROJETO

Antes de elaborar um projeto é necessário saber a sua definição. O Projeto é um processo formado por um grupo de atividades que são coordenadas e controladas com datas de início e fim, visando atingir um objetivo tendo como aspecto relevante às limitações de tempo, custo e recursos. Informações como estas foram adquiridas em sala de aula sob a orientação da Professora Regina Torres, com base nessas informações, os alunos envolvidos na execução deste projeto se reuniram visando captar o máximo de conhecimento possível para aplicação neste projeto.

2. APRESENTAÇÃO

O Projeto que será apresentado a seguir tem como base a construção de uma Casa na Árvore, e a equipe “Tree House Ltda”, ficará a cargo desta construção junto com os bosquímanos da Salvemos o Bosque da Casa Gomm.

Quem nunca sonhou em ter uma casa na árvore? Sim, grande maioria já teve ou tem até os dias atuais, não somente crianças, mas adultos de modo geral buscam equilíbrio entre o trabalho e o laser, e a proposta desse projeto é justamente criar um lugar exposto à natureza, onde se possam passar momentos em família. Neste projeto apresentaremos a construção, se é necessária uma árvore especifica ou não, as formas de conseguir um patrocínio, sustentabilidade e a ajudar no desenvolvimento de um projeto maior, a casa fará parte do Parque Gomm. Mais especificadamente, ela será a nova sede da “Mini Biblioteca do Sossego”, localizada no parque, hoje em uma “casa de passarinho”. Este será um projeto de cunho social, pois o Parque está sendo construído desta forma. A ideia do parque é que a comunidade local o crie em conjunto com a Prefeitura Municipal de Curitiba.

Para compreender o porquê da casa neste local, precisamos explicar como o Parque Gomm surgiu e de onde veio a ideia e como foi a “batalha” entre os bosquímanos e a Prefeitura de Curitiba, Secretaria do Meio Ambiente e IPUC.

O Parque está localizado entre as Ruas Bruno Filgueira e Rua Hermes Fontes. Depois da construção do Shopping Pátio Batel, que destruiu grande parte do bosque, houve uma proposta para construção de uma rua* que integraria a Rua Bruno Filgueira das Flores e a Rua Hermes Fontes (onde fica a entrada para o estacionamento do Shopping), essa rua cortaria parte do jardim da Casa Gomm - casa tombada e patrimônio histórico da cidade e toda a área verde em volta dela constitui o bosque da casa Gomm.

Em meados de 2013, Curitibanos de vários bairros se uniram com a intenção de intervir nesta decisão e construir de forma colaborativa o primeiro micro parque da cidade, aliando ação comunitária, civismo e cultura, num local antes abandonado pelo poder público, que passou a ser ocupado pela população com a intenção de preservação da área verde através de um estudo arquitetônico e urbanístico dos limites territoriais do Parque Gomm e da integração dos lotes (quase todos municipais, um estadual e dois pequenos privados) que o comporão. 

Depois de muitos diálogos entre a comunidade, os representantes da Salvemos o Bosque da Casa Gomm e o poder público, em meados de 2015, finalmente, o projeto que partiria o jardim da casa Gomm ao meio foi revogado. E hoje, a comunidade continua em seu árduo trabalho para a construção do parque, através de encontros semanais para plantio de mudas de árvores e de flores, recebendo doações de bancos de praça, de lixeiras, uma horta comunitária foi feita e a Mini Biblioteca foi “plantada” e hoje é um local onde carros são proibidos de trafegar.

Objetivo Geral

Contribuição para a construção do Parque Gomm.

Objetivos Específicos

Construção de uma de um local com parâmetros de casa na arvore, com o intuito de ampliar a Mini Biblioteca do Sossego. Construir esta casa de forma que possa ser utilizada não somente para brincadeiras, mas também para abrigar livros doados com o intuito de prover conhecimento, cultura e leitura. (Anexo fig. 1 e 2).

3. DADOS GERAIS

Cliente

Parque Gomm.

Local - O local onde será construída a casa fica dentro do parque.

Data / horário - Precisar datas e horários será fundamental para orientar os participantes, bem como para a organização e planejamento das atividades. As datas para que a construção se inicie ficará a cargo da equipe da Salvemos o Bosque da Casa Gomm, pois são eles quem normalmente fazem as programações dos finais de semana.  O que normalmente acontece através de Eventos divulgados no Facebook e entre os participantes.

Abaixo temos uma tabela com tempos estimados com base na casa da arvore.

[pic 1]

4. PÚBLICO ALVO (DESTINATÁRIOS)

Comunidade Local e frequentadores do parque em geral.

5. PROCEDIMENTOS / METODOLOGIA

Toda a construção será feita através do processo conhecido por bricolagem.  Este processo está relacionado com o conceito de DIY (Do It Yourself) que significa "Faça você mesmo", um conceito criado nos Estados Unidos, na década de 1950. Em muitos casos, o método de bricolagem funciona como hobby proporcionando momentos de prazer e satisfação em quem o executa.

Casas na árvore podem ser totalmente apoiadas em mourões de madeira e as árvores podem fazer parte do projeto de outra forma. As árvores podem abraçar o projeto, dando beleza e criando um plano de fundo. Podemos também projetar os decks de forma de os troncos atravessem a plataforma, dando a impressão de serem pilares de sustentação. Foram consultados sites de construtores de casas na árvore e o apoio de uma Engenheira para pôr em prática o Projeto Social no Parque Gomm.

5.1 Levantamentos, fornecedores e parceiros

Fornecedores/Parceiros

Pelo fato de ser um projeto de cunho social, vamos buscar parcerias, patrocinadores para darmos andamento à construção da casa.  É sabido que a grande maioria das grandes lojas desenvolvem projetos sociais, pensando nisso, vamos buscar lojas de materiais de construção, com o intuito de arrecadar o necessário para a construção da casa.

Faz-se uma lista com aqueles que poderiam ser os principais patrocinadores. Partindo dai, é necessário desenvolver uma proposta que seja interessante às lojas. Esta traga algum benefício a eles e agregue valor à marca. Levando em consideração que empresas que apoiam projetos sociais ganham prestigio e credibilidade da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (720.4 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com