TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CCL NCG ST SEIS TIPOS DE EMPRESAS

Por:   •  12/6/2021  •  Abstract  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina – Administração Financeira

A partir da classificação abaixo apresentada, sobre os tipos de empresa (Modelo Fleuriet) e sua situação econômico-financeira, completar as análises. O tipo I foi mostrado como exemplo. Bons estudos!!!!

CLASSIFICAÇÃO:

[pic 1]

TIPO I:

[pic 2]

ANÁLISE:

Uma empresa classificada como “Tipo I” possui capital circulante líquido positivo, pois seus ativos circulantes são maiores que seus passivos circulantes. A análise da composição desses itens mostra que ela possui fontes de financiamento operacionais que cobrem todos os seus ativos operacionais e ainda sobram recursos! Ou seja, ela talvez tenha prazos junto a fornecedores que cubram a rotação dos estoques e os recebimentos de clientes com folga. Assim, sua necessidade de capital de giro é negativa.

Verifica-se ainda que essa empresa “Tipo I” possui ativos financeiros superiores aos passivos financeiros, mostrando sobra de liquidez. Ou seja, seu saldo em tesouraria é positivo, pois seus ativos financeiros são financiados em pequena parte por passivos financeiros; a maior parte vem dos passivos operacionais e a parte restante (neste exemplo) pelos passivos de longo prazo.

[pic 3]

ANÁLISE:

        A empresa classificada como “Tipo II” tem um capital circulante líquido positivo, visto que seus ativos circulantes são superiores aos passivos circulantes. A análise ainda evidencia que seus ativos operacionais superaram suas fontes de financiamentos, consequentemente necessitando de capitais de giro.

        A empresa “Tipo II” evidenciou ainda um saldo positivo em tesouraria, visto que a mesma possui ativos financeiros superiores aos seus passivos financeiros, ou seja, há  sobra de liquidez. Complementando a análise, é possível verificar que a maior parte dos seus ativos financeiros são financiados pelos passivos operacionais e principalmente pelos passivos de longo prazo.

[pic 4]

ANÁLISE:

        A empresa que foi classificada como “Tipo III” possui um capital circulante líquido positivo, visto que seus ativos circulantes são superiores aos passivos circulantes. A análise feita sobre seus dados evidenciou que essa empresa possui fontes de financiamentos operacionais insuficientes, ou seja, não cobrem todos seus ativos operacionais, sendo assim necessitando recorrer a outros recursos quando necessário. Portanto, sua necessidade de capital de giro é positiva.

        Foi verificado ainda que a empresa “Tipo III” possui ativos financeiros inferiores aos seus passivos financeiros, evidenciando uma falta de liquidez. Ou seja, o saldo em tesouraria da empresa “Tipo III” é negativo, tornando assim a empresa como uma tomadora de recursos, necessitando de recursos de terceiros, como dívidas, para se manter.

[pic 5]

ANÁLISE:

        A empresa classificada como “Tipo IV” mostrou resultados negativos quanto ao capital circulante líquido, pois seus passivos circulantes são superiores aos ativos circulantes da empresa, ainda com a análise da composição dos itens acima é possível verificar que a empresa “Tipo IV” não possui fontes de financiamentos operacionais suficientes para cobrir todos os seus ativos operacionais, portanto faltando recursos, ou seja, possivelmente ela tenha prazos junto com os fornecedores insuficientes quando comparados ao prazo fornecido aos seus clientes. Assim, sua necessidade de capital de giro é positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (228.6 Kb)   docx (137.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com