TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise do funcionamento da empresa, tipos de variáveis macroeconômicas e três etapas de controle

Relatório de pesquisa: A análise do funcionamento da empresa, tipos de variáveis macroeconômicas e três etapas de controle. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 5

Este trabalho tem como objetivo relatar as funções administrativas, baseadas nos textos fornecidos. Analisando o bom funcionamento da empresa, os tipos de variáveis macroeconômicas e os três estágios da gestão.

2 DESENVOLVIMENTO

Analisando os casos fornecidos concluímos que: O empresário Evaldo Oliveira, buscando inovações e tendência de mercado detectou oportunidades, precavendo-se contra ameaças, buscando preencher as necessidades e agindo da melhor maneira possível para deixar seus clientes contentes.

No caso do empresário Eduardo Martinez, ele baseou-se nas quatros funções administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Primeiramente ele utilizou o planejamento, porque pensou antecipadamente nos objetivos e nas ações necessárias para montar seu negócio. Depois ele utilizou a função de Organização, buscando arrumar recursos de investimento necessários para seu negócio. Em terceiro a função utilizada foi a direção, onde buscou conhecimento específico , para melhor dirigir e comandar seus funcionários . E a ultima Função a ser utilizada foi o controle, onde ele analisou seus gastos, lucros, investimentos. Procurou cortar gastos desnecessários, tomando cuidado para que nada saísse fora do planejado. No mercado competitivo atual, as empresas devem estar atentas para toda e qualquer ferramenta que possibilite a busca pelo bom funcionamento do seu processo produtivo. As variáveis que mais interferem nas atividades empresariais são: Cambio, Inflação e controle econômico. Nos dois casos do texto, a inflação pode interferir, porque, se a inflação sobe as vendas são atingidas negativamente, pois o valor da moeda é diminuído, pois diminui seu poder de compra, podendo com isso causar sérios distúrbios econômico-sociais que prejudicam certas classes de pessoas, na medida em que beneficiam outras, os mais prejudicados são os mais pobres, diminuído seu poder de compra, e com isso atinge as empresas além de que aumentam os preços da matéria prima aumentando assim o custo do produto fabricado, vindo como conseqüência, aumento de salário etc. Se o governo consegue manter a inflação sobre controle, haverá assim maior confiança por parte dos empresários para investir. Com a inflação fora de controle dificulta qualquer planejamento em longo prazo. Tendo que apenas fazer planejamento em curto prazo, caso aja inflação ao longo de suas atividades terá que tomar medidas inteligentes para se manter no mercado.

Assim como a inflação o cambio também tem suas interferências nas atividades empresariais, pois a economia de um país pode ser estimulada ou desestimulada pela taxa de cambio, o que afetará na produção interna do país, também nas importações e exportações, investimentos empréstimos e transferências. As variáveis do mercado de cambio são complexas e constantes, pois dependem de regras internacionais, e não somente de um país, sendo preciso que as empresas tenham informações precisas e atuais sobre o mercado cambial. Bem como conhecer as taxas de cambio, ou seja, todos os fatores que podem ocasionar ganhos e perdas financeiras para a empresa, com o fato de ter que tomar medidas necessárias para o bem da empresa. Mesmo com tantas variáveis, para se manter competitiva no mercado como age o empresário de Bragança Paulista é importantíssimo investir em Infra-estrura. Além de que o crescimento econômico vem aumentando ao longo do tempo. Todos os países vivenciam este crescimento, mas a taxa de crescimento varia tanto com o tempo quanto de um país para outro. As flutuações das taxas de crescimento econômico de um país ao longo do tempo tendem a estar correlacionadas com as de outros, mas alguns vivenciam uma votalidade de taxas de crescimento maior que as de outros. Algumas diferenças das taxas de crescimento entre países persistem ao longo de vários anos.

No qual estas taxas de crescimentos acarretam benefícios e custos. Para população, empresas.

Segundo (Certo e Peter, 1993) A administração deve assegurar que a informação recebida com o exame dessas variáveis seja resumida e analisada para determinar quais riscos e oportunidades serão enfrentados e quais oportunidades a empresa deve escolher.

O controle contábil servirá para saber se a imprensa esta tendo lucros ou prejuízos, e dependendo do resultado orientar onde melhor investir os resultados finais. No caso do empresário Evaldo a função do controle contábil é verificar se as atividades da empresa estão tendo lucros, buscando orientar as qualidades do mercado, visando os melhores investimentos, e as novidades do mercado financeiro. Já no caso do empresário Eduardo Martinez o controle contábil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com