TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  12/5/2016  •  Artigo  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

• Comunicação empresarial, seus benefícios e mecanismos em que são empregados.

Segundo dicionário conclui-se que comunicação:

“É a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.”

Sabemos que para que o processo de comunicação seja realizado é necessário os seguintes elementos: emissor, mensagem, ferramenta de comunicação e receptor. Onde o emissor é a pessoa que emite a mensagem; podendo ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição. Mensagem é o objeto da comunicação, e é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas. Ferramenta de comunicação é o meio físico ou virtual, que garante a circulação da mensagem, por exemplo, mensagem escrita, e-mail ou ondas sonoras no caso da voz. Seu objetivo é contato entre emissor e receptor.

Comunicação empresarial é composta dos mesmos elementos, porém é basicamente a comunicação das empresas com seus públicos de interesse, sendo o stakeholders, todo público de interesse interno (funcionários e colaboradores) e o público externo (fornecedores, concorrentes, órgãos públicos, e toda a sociedade em geral). É extremamente necessária para o sucesso de uma organização, pois realizadas com sucesso resultam em uma boa reputação e boa imagem da empresa no mercado, assim como reconhecimento e motivação dos funcionários. Uma empresa que pratica de forma eficiente sua comunicação interna entre os funcionários e colaborados, forma um grupo forte onde todos tem conhecimento dos objetivos, missão e visão da empresa. De forma que esclareçam e agradem os clientes e usuários de produtos/ serviços da empresa, esclarecendo e atendendo a todas suas dúvidas e necessidades.

Um cliente satisfeito com o trabalho e retorno oferecido pela empresa é um grande diferencial para a organização dentro do mercado competitivo, afinal torna-se um cliente fiel, sempre disposto a aderir novidades da empresa devido a satisfação proporcionada. Esta satisfação e reconhecimento do cliente interfere diretamente na empresa e funcionário, pois é por meio disto que se tem o reconhecimento do trabalho executado pelo funcionário que por meio deste reconhecimento profissional, bonificações e promoções é tida a motivação e satisfação do colaborador.

O plano de comunicação deve ser desenvolvido pelo setor de Recursos humanos, com técnicas que podem levar a organização ao sucesso. A comunicação deve envolver a todos que participem do processo de satisfação da empresa, para que todos compartilhem e tenham a mesma visão da empresa juntamente com o mesmo sentimento de missão contribuindo para o seu sucesso. Desta forma as organizações devem levar em conta que o público externo e interno também é atingido pelo mecanismo das ações de comunicação de corporativa e marketing, assim como pela divulgação dos produtos e serviços em jornais, revistas, boletins, Intranet, rádio e TV.

Trabalhar esta comunicação eficiente exige muito mais do que somente informar os colaboradores das decisões e novas regras que devem ser seguidas; mas também contar com a comunicação “de baixo para cima” no qual há a participação do funcionário como críticas, diferenciais, opiniões, elogios e ideias, o simples fato de falar e ser ouvido. O clima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com