TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  15/3/2017  •  Resenha  •  5.998 Palavras (24 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 24

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Sergio Rodrigues Jr., dono da Vita Sucos queria formalizar sua empresa e para isso entrou em contato com o Sebrae-SP pelo telefone 0800 onde está sendo atendido e orientado pelo consultor Fabiano Akiyoshi Nagamatsu. A partir desse primeiro contato telefônico Sergio está conseguindo compreender sua empresa e está ampliando seus negócios e vendo seu lucro aumentar. Ele está sendo orientado tanto por telefone (comunicação oral) como por e-mail (comunicação escrita) e entre outras coisas, recebeu dicas de comunicação visual do produto o que incrementou suas vendas significativamente, já que uma boa apresentação no mundo dos negócios é fundamental.

A comunicação representa o intercâmbio de ideias, pensamentos e informações para criar um bom relacionamento humano. Ela é a troca de ideias por meio de símbolos, palavras, e-mails, mensagens, memorandos, etc. A comunicação é o canal que concretiza todos os relacionamentos.

A comunicação empresarial é multidisciplinar e envolve métodos e técnicas de relações públicas, propaganda, jornalismo, marketing, lobby, assessoria de imprensa, promoções, pesquisas, e endomarketing. O público que ela atinge é tanto o interno como o externo.

O líder autêntico é um mestre em comunicação, pois ele sabe que 75% do seu tempo é gasto comunicando-se, e porque ele sabe que as pessoas sempre o estão analizando.

O remetente é a fonte e o receptor o destinatário. Para que a informação chegue a seu destinatário e seja bem compreendida é necessário que o canal não sofra interferências (ruídos). A comunicação começa por você mas é analizada por outra pessoa, por isso é importante saber expressar-se com clareza, objetividade e concisão.

Os fatores que mais influem na comunicação são:

Fatores pessoais (o quanto o interlocutor sabe sobre o tema), a aparência do representante é fundamental, pois ele é a imagem da empresa, a postura corporal, o contato visual, as expressões faciais e o tom da voz; fatores sociais (origem, cultura, educação); fatores fisiológicos (gagueira, surdez, mudez entre outros); fatores de personalidade (as pessoas que creem saber tudo em geral não querem se comunicar); fatores de linguagem e finalmente os fatores psicológicos.

Uma barreira é criada quando os sinais sofrem perdas, distorções, ruídos, a rádio corredor e os boatos são um exemplo.

Para que uma equipe funcione bem, uma boa comunicação é fundamental. Através dela o gerente garante a ação das pessoas para que elas saibam como conduzir-se A comunicação empresarial deve usar uma linguagem conotativa ou referencial, pois é importante transmitir a maior clareza possível nas suas tarefas como cartas comerciais, editais, ofícios, etc. Essa é a linguagem mais usada também nas bulas, relatórios, resumos, manuais, textos jornalísticos entre outros, por isso é importante que o administrator saiba expressar-se com fluência na escrita.

Dentro do sistema de comunicação empresarial se leva em consideração o que deve ser comunicado, como deve ser comunicado, para quem será comunicado, quem dará a informação, por que deve ser informado e o quanto deve ser comunicado.

Com uma boa comunicação, o clima motivacional e o clima reinante dentro da empresa serão bons. Ouça com atenção, não basta escutar é necessário ser atento e compreender.

  1. ELABORE UM PLANO DE NEGÓCIOS

É muito importante pesquisar e obter informações relevantes antes de abrir uma empresa, essa análise de mercado possibilitará ao empreendedor saber se é viável abrir uma empresa, embora o risco do fracasso sempre exista, ele se torna menos provável.

A partir dessas informações será criado um plano de negócios baseado em pesquisas que servirá para alavancar a empresa.

Sérgio foi orientado a informar-se sobre seu público, área onde ele distribuía seus produtos, preferências de mercado, e também a obter informações da internet, que lhe disponibilizou um software gratuito do Sebrae que facilita e ensina a como elaborar um plano de negócios.

Muitas vezes o sumário executivo é a única parte do plano de negócios que os inversores leem, por isso deve ser bem escrito e bem elaborado, utilizando uma linguagem clara e formal dentro da norma culta, com um texto simples e conciso ele irá transmitir o que a empresa é, e qual o seu grau de profissionalismo, deve ser um texto que apresente a ideia de onde a empresa pretende chegar, a missão, aspecto financeiro e uma estimativa de em quanto tempo a empresa terá o retorno de seu investimento. 

Casarotto Filho (2002) destaca que têm sido comum a edição de manuais que explicam como elaborar esses projetos, apontando para seu uso nos diversos tipos de empreendimentos, mas ressalta que é necessário que os manuais sejam adaptados a cada ramo específico de atividade.

Para criar uma boa equipe é necessário um bom entendimento das forças e fraquezas internas da organização, assim como das regras e das normas que não podem ser nem muito rígidas nem muito elásticas para que todos possam dar opiniões e participar. Os funcionários não podem estar engessados pelas regras.

Junto ao plano de negócios é fundamental que seja criado um PICE (Plano Integrado de Comunicação Empresarial), que ajuda a analisar a atual situação da comunicação dentro da empresa, através de análise, objetivos, planejamento, resultados e conclusão para que os envolvidos conheçam a importância do plano comunicacional e tenham claros os objetivos para sua implementação.

2.DIVULGUE SUA EMPRESA

Para atingir seu público externo a divulgação utiliza meios de comunicação tais como internet, rádio, televisão, panfletos, outdoors, sites entre outros. Uma boa campanha de divulgação faz com que a empresa mantenha-se permanentemente na memória de seu público. O slogan da empresa de Sérgio é um método muito eficaz para a divulgação da empresa “Não basta ser saudável, tem que ser gostoso!”, Facebook 28/03/15 13hs, ele usa uma linguagem metalinguística para expressar-se.

A eficácia da comunicação empresarial em seu dia a dia é importante, e é fundamental que a empresa cumpra o que promete. De nada adianta uma boa campanha se depois o cliente constatar que o produto é de má qualidade.

O sucesso da empresa depende de uma boa divulgação, que vise construir, fortalecer ou modificar positivamente a imagem da empresa. O boca-a boca é um excelente meio de divulgação.

 Na empresa de Sergio, os uniformes personalizados, a boa apresentação dos kits lanche e dos carrinhos utilizados como postos de venda, além da internet são um bom meio de divulgação visual, ele incentiva seus clientes a consumirem sucos e vitaminas naturais o que é bom tanto para a saúde das pessoas como para seu negócio. Ele se comunica com os clientes tanto pessoalmente quanto através da internet, mantendo uma página no facebook onde ele incentiva os clientes a consumirem seus sucos e vitaminas naturais salientando os benefícios que as frutas trazem para a saúde, usando uma linguagem expressiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (252.8 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com