TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

3.1 Resumo Sobre Comunicação Empresarial

A comunicação dos homens entre si surgiu da necessidade de compartilhar suas ideias, vontades e necessidades. Um número cada vez maior de meios de comunicação são colocados à disposição das organizações para tornar possível a troca de informações entre os funcionários, e na relação empresa-cliente. A comunicação é algo vital, nos comunicamos até mesmo sem querer necessariamente dizer algo.

No quesito linguagem, temos a não verbal (sons, linguagem corporal, expressões, sons, etc.), e verbal (escrita ou falada). As companhias utilizam as duas formas de linguagem para se comunicar interna e externamente, pois uma complementa a outra.

A comunicação é nos dias de hoje tão importante quanto a produção do produto nas empresas, pois é utilizada para divulgar a qualidade, despertar o desejo, a necessidade por determinada marca ou produto, apresentar os diferenciais e vantagens sobre os concorrentes.

A forma com que a corporação vai usar para se comunicar com clientes, fornecedores e funcionários determina seu sucesso, atingir o público alvo de maneira positiva exige muito estudo sobre Comunicação, público alvo, e o produto ou serviço ofertado, bem como a boa comunicação, valorização e respeito aos colaboradores determina o sucesso também interno, com funcionários responsáveis, motivados e comprometidos, realizando um trabalho efetivo.

3.2 Estrutura da Função de Comunicação na Empresa

Trazemos neste Projeto as formas de comunicação utilizadas pela empresa, tanto interna, quanto externa, e como ela tem o poder de influenciar desde os funcionários com palestras, os motivando, até o consumidor final que sente a “necessidade” de matar sua sede com uma Coca-cola (e exclusivamente com uma Coca-cola!).

A Coca-cola Brasil construiu uma imensa estrutura de comunicação, investindo “pesado” na equipe de Marketing, Atendimento ao Cliente (eficiente, e sempre resoluto), Merchandising, Comunicação Interna (sempre motivando com palestras e promoções internas). Hoje colhe bons frutos desta estrutura e preocupação, mas sempre inovando e investindo mais e mais, mesmo estando consolidada no Brasil (que representa a quarta posição entre os países que mais consomem seu produto)

3.3 A Comunicação na Empresa e Veículos Utilizados

Podemos notar que a empresa se comunica com os mais variados tipos de técnicas e tecnologias.

Bons exemplos de veículos de Comunicação interna são e-mails, palestras, reuniões das equipes e feedbacks (diretoria, chefia, força de vendas, logística, produção, administração, financeiro, qualidade, etc.), memorandos para formalizar a informação de algum acontecimento importante, entre outros. A empresa também se preocupa com a família do funcionário, cria ações e eventos anuais para promover a integração desses familiares na companhia, e usar toda essa influência da família de forma positiva, de modo a trazê-los para próximo de si.

Temos na Comunicação externa os anúncios online: e-mail, redes sociais, anúncios em sites parceiros. E offline: cartazes nos PDVs, comerciais na TV, adesivos nos carros das equipes de vendas e nos caminhões, displays e expositores de produtos, revistas, outdoors, refrigeradores fornecidos aos pontos de venda, etc.

3.3.1 Comunicação Interna

A Coca-cola tem como um de seus princípios, manter uma boa comunicação com seu extenso quadro de funcionários. Uma Pesquisa de Clima Organizacional é aplicada constantemente dentro da organização sendo considerada por eles como uma ferramenta estratégica. Aplicada em toda empresa desde diretoria até os operários, abordando temas como a comunicação, engajamento, imagem, liderança, gerência, remuneração e benefícios, entre outros. Sua implementação necessitou de um bom planejamento e um forte processo de comunicação aos funcionários, cujos resultados obtidos são tabulados e servem de base para a criação de planos de ações dentro da empresa. Utiliza e-mail, palestras, murais nas fábricas, memorandos, e os próprios superiores diretos para realizar a “ponte empresa-funcionário” aos seus subordinados, por meio de reuniões e feedbacks.

Em uma matéria ao site RH, a Coca-Cola declarou “nós acreditamos que o trabalho é mais do que um lugar que você vai todos os dias. Deve ser um lugar para criatividade, crescimento pessoal e relações interpessoais". Com isso a organização demonstra seu comprometimento com tudo que envolve os seus funcionários, e consequentemente mantém sua equipe motivados e em um ambiente agradável.

A empresa também realiza eventos para as famílias dos funcionários como acampamentos para filhos adolescentes com palestras, noite da pizza, o programa “Mulheres de Valor”, que é um dia todo dedicado às esposas dos funcionários com palestras, sorteios, ações sociais. Fica evidente a preocupação da corporação em manter as famílias dos colaboradores próximas e satisfeitos com a empresa.

3.3.2 Comunicação Externa

A Coca-Cola é se não a principal, uma das companhias que mais nos faz pensar em Publicidade e Marketing, mundialmente conhecida por seus comerciais, campanhas e promoções, investiu em 2017 cerca de R$3 bilhões em comunicação externa (ou seja, investiu em comerciais na TV, cartazes nos pontos de venda, contratação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com