TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONFEITARIA INCLUSIVA

Por:   •  16/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.933 Palavras (12 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdades Metropolitanas Unidas

CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA

RAQUEL ARAUJO

Projeto Aplicado III

As ações da confeitaria inclusiva em plena pandemia

SÃO PAULO

2021

RAQUEL ARAUJO

Projeto Aplicado III

As ações da confeitaria inclusiva em plena pandemia

Trabalho apresentado no Curso de Gestão Financeira instituição de ensino superior FMU, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Projeto Aplicado.

Orientadoras:

Prof.ª. Elizabeth Gelardine Barone

Prof.ª. Josiane Lira

SÃO PAULO

2021 

RESUMO

Uma confeitaria inclusiva que assiste uma pandemia mundial com isolamento social e diversas restrições impostas, um problema que não é exclusivo, mas que precisa continuar funcionando, pois, as alergias não param e nem dão um tempo.

A análise aborda e explora, as estratégias a serem aplicadas em um negócio inclusivo que entra no segundo ano consecutivo de restrições e precisa manter as portas abertas.

No ano anterior apresentamos recomendações e sugestões para as diversas mudanças no negócio, inclusive a sua expansão. Neste conteúdo vamos analisar o que foi aplicado e formular novas propostas para enfrentar o segundo ano pandêmico.

Palavras-chave: Confeitaria, negócio inclusivo, alérgicos, alimentos especiais, estratégia, pandemia, pequenas empresas

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        8

1.1        Justificativa do projeto        9

1.2        Objetivos do Projeto        9

1.3        Objetivos específicos        10

2        DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        11

2.1        Escopo do projeto        11

2.2        Entregas do projeto        11

2.3        Estrutura Analítica do Projeto (EAP)        12

2.4        Cronograma do projeto        13

2.5        Orçamento do projeto        14

2.6        Organização do projeto        15

2.6.1        Contatos Externos        15

2.6.2        Estrutura interna        16

2.6.3        Papéis e responsabilidade        16

2.7        Plano Base do Projeto        17

2.7.1        Plano Inicial        17

2.7.2        Modelagem do projeto PM Canvas        17

2.8        Plano de gerenciamento de Projeto        19

2.9        Plano de Encerramento        20

3        CONCLUSÃO        21

4        REFERÊNCIAS        22

APÊNDICES        23

INTRODUÇÃO

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que no universo das pequenas empresas brasileiras 31% delas mudaram o seu funcionamento e que aproximadamente 59% interromperam as atividades temporariamente. A pesquisa revela também que antes mesmo da pandemia iniciar 73% não tinham uma saúde financeira estável.

Em paralelo com as demissões em massa ao longo de 2020, muitos trabalhadores demitidos se tornaram microempreendedores. Mas em torno de uma crise sempre tem aqueles que conseguem sobressair.

Esse conjunto de eventos contribuiu para que Doces de Davi fosse mais uma empresa brasileira tentando manter seu negócio, funcionando dentro de um cenário pandêmico além de inovar para atrair e manter os seus clientes.

Doces de Davi é uma confeitaria inclusiva criada para pessoas com restrição alimentar. A empresária Priscila Lorente criou o negócio a partir da necessidade em adaptar receitas que seu filho Davi pudesse consumir.

Esse mercado inclusivo cresce a cada ano e está longe da saturação e considero um nicho com perspectivas de desenvolvimento em larga escala nos próximos anos.  

Justificativa do projeto

        Idolatro aquelas reportagens de pequenos negócios que era uma portinha no fundo da residência e que depois de muita luta consegue se destacar no mundo empresarial. E uma das sensações principais que sinto é admiração pela coragem do empresário em ser firme no seu propósito.

Quando escolhi a Doces de Davi para analisar, sugerir e recomendar alguns ajustes foi com um olhar minucioso, carinhoso, porém profissional. No ano anterior apresentamos recomendações e sugestões para as diversas mudanças no negócio, inclusive a sua expansão.

O ano de 2020 para o mundo de empreendedorismo não fechou conforme prevíamos e o ano 2021, está prometendo ser pior que os últimos 12 meses em todas as ações para o combate a pandemia. Obviamente apesar de um ano complexo, os aprendizados foram extremamente importantes.

A alternativa de fechar é a última opção. Vamos analisar qual foram as propostas apresentadas, o que mudou nos últimos meses e quais serão os próximos passos para um novo ano atípico.

  1. 1.2   Objetivos do Projeto

Segundo a evolução da crise, os empreendedores em geral tiveram que criar, na medida do possível, ações de curto prazo para conseguir elaborar ações futuras. O médio e longo prazo o que era certo, era um cenário de incertezas.

O que aconteceu em 2020 ainda vai se desdobrar para este ano, porém Doces de Davi fez uma análise dos problemas que persistiam ou que foram agravados para ajustar sua estratégia para o próximo ano.

Sabemos que o ano de 2020 foi um ano que será marcado por parte de avanços do Digital. O que poderia levar até anos em ser implementado, levou meses. Exigiu agilidade, flexibilidade e compreensão de todos os envolvidos.

Para Doces De Davi, tivemos um olhar humanizado e com novas perspectivas, conseguimos traçar um grande objetivo para este ano de 2021 que irá se desdobrar futuramente em diversas ações a médio prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com