TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSCIENTIZAÇÃO DOS CONSUMIDORES QUANTO A DESTINAÇÃO DE CELULARES INSERVÍVEIS NO GRANDE ABC

Por:   •  3/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  29.596 Palavras (119 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 119

FACULDADE SÃO BERNARDO DO CAMPO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A CONSCIENTIZAÇÃO DOS CONSUMIDORES QUANTO A DESTINAÇÃO DE

CELULARES INSERVÍVEIS NO GRANDE ABC

São Bernardo do Campo

2019

A CONSCIENTIZAÇÃO DOS CONSUMIDORES QUANTO A DESTINAÇÃO DE CELULARES INSERVÍVEIS NO GRANDE ABC

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Administração da Faculdade de São Bernardo do Campo, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Administração.

Orientador: Professor Doutor Marcelo Alexandre Tirelli

São Bernardo do Campo

2019

Ficha catalográfica elaborada pela bibliotecária Sandra A.Michelon-CRB8/2992.

A CONSCIENTIZAÇÃO DOS CONSUMIDORES QUANTO A DESTINAÇÃO DE CELULARES INSERVÍVEIS NO GRANDE ABC

Trabalho de Conclusão Curso, apresentado ao Curso de Administração da Faculdade de São Bernardo do Campo, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.

________________________ em_____ de ______________ de 2019.

BANCA EXAMINADORA

Professor Mestre Antônio Aparecido de Carvalho

Faculdade de São Bernardo do Campo

Professor Mestre Reginaldo Braga Lucas

Faculdade de São Bernardo do Campo

Professor Doutor Marcelo Alexandre Tirelli - Orientador

Faculdade de São Bernardo do Campo

“90% do sucesso se baseia em insistir”

(Woddy Allen).

AGRADECIMENTOS

Agradecemos, primeiramente a Deus por nos proporcionar está oportunidade na busca pelo conhecimento, aprendizado e desenvolvimento e conseguir passar por todos os momentos de dificuldade, desanimo e luta com muita sabedoria, foco, força e fé.

Aos nossos familiares e amigos pelo apoio, companheirismo e total compreensão nessa jornada.

Aos nossos orientadores de conteúdo, metodologia e grandes fontes de conhecimento.

A todos que tiveram parte contribuindo no desenvolvimento e conclusão deste estudo.

RESUMO

Este estudo foi desenvolvido com intuito de buscar maior conhecimento sobre questões ambientais relacionadas ao descarte consciente dos celulares inservíveis na região do grande ABC, o objetivo de identificar a dimensão de conscientização a destinação a destinação de aparelhos celulares inservíveis. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem de levantamento bibliográfico, em que foi possível identificar e detalhar conhecimentos pré-existentes sobre os assuntos voltados ao meio ambiente, ao descarte consciente, ciclo de vida de um celular bem como mercado e a logística reversa. Na primeira etapa foi utilizada uma pesquisa exploratória, na segunda etapa foi utilizada uma pesquisa qualitativa descritiva, onde foram coletadas respostas de 385 consumidores e usuários de celulares. Percebe-se que a falta de conhecimento quanto ao descarte consciente de celulares é algo que muitas pessoas não sabem e não procuram se informar sobre os pontos ou formas adequadas de descarte, e os que optam pela troca do aparelho estão visando descontos ou benefícios em um novo aparelho, não com a maneira de como será descartado. De acordo com as respostas obtidas pela pesquisa, percebe-se que há a necessidade de uma abordagem mais criteriosa a fim de buscar alternativas em que possam ser compreendidas pelas pessoas para a conscientização do descarte correto, ocasionando benefícios ao meio ambiente através do descarte adequado.

Palavras-chave: Conscientização; Descarte; Conhecimento.

ABSTRACT

This study was developed with the purpose of seeking greater knowledge on issues related to the conscious disposal of waste cell phones in the Greater ABC region, or to identify the awareness and destination dimension of waste cell phones. A research was developed with a bibliographic survey approach, where it was possible to identify and discover pre-existing knowledge on environmental issues, to consciously discharge, the life cycle of a mobile phone as well as the market and the reversal of logistics. In the first stage an exploratory survey was used, in the second stage a qualitative descriptive survey was used, where responses from 385 consumers and mobile phone users were collected. Note that the lack of knowledge about conscious disposal of mobile phones is something that many people do not know and do not use, is informed about the points or forms of disposal, and those who choose to exchange handsets with temporary use or benefits. on a new device, not with a way it will be discarded. According to the answers selected by the survey, realize that there is a need for a more careful approach to obtain alternative alternatives that can be understood by people to raise awareness of the correct disposal, causing benefits to the environment

...

Baixar como (para membros premium)  txt (200.5 Kb)   pdf (293.8 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 118 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com