TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE X EMPRESA: UMA ANÁLISE ACERCA DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO QUE PERMEIA A RELAÇÃO ENTRE O SETOR PESSOAL DO ESCRITÓRIO A & D CONTABILIDADE E SEUS CLIENTES. CAICÓ/RN 2017

Por:   •  28/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  8.795 Palavras (36 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 36

FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WILKIN KAIO DOS SANTOS LOPES

CONTABILIDADE X EMPRESA: UMA ANÁLISE ACERCA DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO QUE PERMEIA A RELAÇÃO ENTRE O SETOR PESSOAL DO ESCRITÓRIO A & D CONTABILIDADE E SEUS CLIENTES.

CAICÓ/RN

2017


WILKIN KAIO DOS SANTOS LOPES

CONTABILIDADE X EMPRESA: UMA ANÁLISE ACERCA DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO QUE PERMEIA A RELAÇÃO ENTRE O SETOR PESSOAL DO ESCRITÓRIO A & D CONTABILIDADE E SEUS CLIENTES.

Relatório de Estágio apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado, do curso Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade Católica Santa Teresinha, como requisito para obtenção de aprovação.

Orientadora: Prof.ª Esp. Tatiane de Lourdes Azevedo da Cunha Bezerra

CAICÓ/RN

2017


WILKIN KAIO DOS SANTOS LOPES

CONTABILIDADE X EMPRESA: UMA ANÁLISE ACERCA DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO QUE PERMEIA A RELAÇÃO ENTRE O SETOR PESSOAL DO ESCRITÓRIO A & D CONTABILIDADE E SEUS CLIENTES.

Relatório de Estágio apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado, do curso Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade Católica Santa Teresinha, como requisito para obtenção de aprovação.

RELATÓRIO APROVADO EM: ______/______/2017

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________________

Prof.ª Esp. Tatiane de Lourdes Azevedo da cunha Bezerra

Faculdade Católica Santa Teresinha

Orientadora de Estágio Supervisionado

____________________________________________________________

Prof. Esp. Tiago Douglas Cavalcante Carneiro

Faculdade Católica Santa Teresinha

Coordenador de Estágio Supervisionado


Dedico este trabalho, primeiramente, а Deus e ao Nosso Mestre Jesus, que juntamente com os nossos amigos do plano superior, me instruiu e me guiou, nas horas das angústias e de incertezas; aos meus pais, aоs meus irmãos, amigos e familiares que auxiliariam de forma direta e indireta. À Prof.ª Msc Tatiane de Lourdes Azevedo da Cunha Bezerra, pela paciência е incentivo na orientação, que tornaram possível а conclusão deste Relatório de Estágio.


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, acima de tudo, pois Ele é fonte criadora. Agradeço ainda ao Nosso Mestre Jesus e aos nossos amigos do plano superior, que me instruiu nesse relatório, pois, quando não tinha mais ideias, sempre me vinham aqueles pensamentos que me davam uma direção a seguir.

Agradeço também aos meus pais Nilson e Jacione por todos os esforços para concluir a minha educação, aos meus irmãos, em especial Welken,  que sempre esteve do meu lado na horas mais difíceis e Nilwilkenson, pois sem ele não teria como terminar a minha graduação nessa estimada instituição.

A minha orientadora Tatiane de Lourdes, que, sem a paciência e capacidade dela de extrair ouro em pedra, não teria concluído esse relatório.

Agradeço ainda aos meus amigos (“miguxos”), pela força e companheirismo de sempre. E, como eu sempre digo, não tenho amigos e sim um fã clube. Também não posso deixar de destacar algumas pessoas, como Huilma (companheira para toda as horas), a Mariana Joyce (ela é perturbada, mas tem minha atenção e carinho), a Maycon Douglas pela confiança, pois nós formamos o “quarteto fantástico”.

A Pâmella, que sempre me ajudou no período da faculdade, uma amiga que tenho na vida. Também não posso esquecer do meu grande amigo Francinilson, pois com ele sei que posso contar sempre.

Por fim, agradeço a minha supervisora de campo Taiza Azevedo pelos os ensinamentos e atenção que sempre teve comigo, desde meu primeiro dia de estágio até o último.


[pic 1]

“Quem se gasta em palavras, raramente se gasta em ações.”

Gustave Le Bom

RESUMO

Este estudo irá relatar a relevância da utilização da comunicação como instrumento fundamental no desenvolvimento de um bom relacionamento entre o escritório de contabilidade A & D Contabilidade Sociedade Simples Ltda e seus clientes, especificamente no setor pessoal. Esse tema foi escolhido pelo fato de, a depender do ramo de atividade da empresa, a comunicação é uma engrenagem fundamental para o sucesso da mesma. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de comunicação desenvolvido entre o escritório e seus clientes e, como específicos, compreender a importância da comunicação como instrumento que conduz as relações entre empresas; identificar os mecanismos envolvidos no processo de comunicação estabelecido entre o escritório e seus clientes; e verificar as deficiências e as necessidades de melhoria na comunicação desenvolvida. A sua importância para a comunidade científica é a possibilidade de servir como fonte de pesquisa para estudantes e demais pesquisadores que buscam conhecimento sobre esse tema. A pesquisa pode ser considerada como básica, tendo em vista que este trabalho focaliza na comunicação que existe entre o escritório de contabilidade e seus clientes. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem quantitativa, visando identificar a importância da comunicação no relacionamento entre as partes envolvidas. Os entrevistados responderam a um questionário, no intuito de obter informações relevantes para se chegar aos resultados para a pesquisa desenvolvida. Foram realizados estudos em grandes autores como Chiavenato (2003), Tavares (2007) e Teixeira (2007), abordando comunicação empresarial e suas implicações nas relações que permeiam o escritório de contabilidade e seus clientes.

Palavras-chave: Comunicação. Feedback. Relacionamento.


LISTA DE ILUSTRAÇÃO

FIGURA 1        Processo de comunicação                                                        13

FIGURA 2        Organograma da Empresa                                                23


LISTA DE GRÁFICOS

GRÁFICO1        Nível de satisfação em relação ao processo de comunicação escritório/cliente                                                                                26

GRÁFICO 2        Meios de comunicação utilizados na relação existente entre escritório/empresa                                                                                27

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.4 Kb)   pdf (661 Kb)   docx (545 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com