TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO FINAL

DISCIPLINA DE CONTROLADORIA

PROF. CARLOS ALBERTO SILVA

ALUNO: RUBENS CHERUBINI ALVES

Introdução

O filme maré vermelha se passa em um ambiente político tenso pós guerra fria, onde um grupo de rebeldes se apodera de um míssil nuclear e enfrentam o governo russo. Preocupados com a situação que pode levar a um novo cenário de guerra entre as duas potencias nucleares, o governo dos EUA decide enviar o submarino nuclear USS Alabama para a costa Russa, embarcação onde se passa a história do filme.

No comando do Submarino está o experiente Frank Ramsey, um militar experiente e conservador, que dedicou boa parte de sua vida na marinha, e o segundo oficial na hierarquia é Ron Hunter. Com perfis diferentes, enquanto Frank Ramsey tem um perfil mais combativo, exige que seus subordinados estejam em constante estado de atenção, Ron Hunter cultiva uma opinião antiguerra e prefere que seus homens sejam naturalmente motivados e inspirados pelo medo.

O clima de tensão do filme se desencadeia quando o submarino recebe uma mensagem incompreensível, que poderia ser o cancelamento de uma primeira mensagem com ordens de ataque as bases rebeldes. A tripulação sabe que o ataque com misses nucleares pode dar início a uma terceira guerra mundial, mas sem saber o teor da segunda mensagem o capitão Ramsey entende que deve obedecer a ordem da primeira mensagem e atacar a base russa, enquanto que o oficial Hunter acredita que deve primeiramente descobrir o teor da segunda mensagem. Esse conflito de opiniões acaba por gerar um motim na embarcação e a divisão da tripulação sobre o lado de qual superior defender.

Discussão

        Ao analisar os acontecimentos do filme Maré Vermelha através da ótica da Governança Corporativa e a postura dos dois executivos chefes, capitão Ramsey (CEO) e o Imediato Hunter (CFO), primeiramente se faz a análise de que o submarino é dirigido através do sistema militar, com suas tradições, valores, leis, hierarquias e obediência. O oficial Ron Hunter, um nível hierárquico abaixo do Capitão Frank Ramsey, deve obediência ao seu superior, porém colocou a lei e o senso de justiça acima dele, e essa atitude o fez tomar as decisões que deram início ao motim. Com isso, baseado também em seu perfil apaziguador, fazendo oposição aos intuitos de ataque de do capitão, quem melhor observa os princípios e atua de forma colaborativa e orientativa foi o imediato, que insistiu em não agir sem a ordem direta do comando, partindo para o conflito com o capitão. O oficial Hunter também teve a inteligência emocional e estabilidade de lidar com a situação agindo com equilíbrio e seguindo as regras pré definidas pela lei.

Ao analisar o ponto de vista dos interessados nos acontecimentos, os Stakeholders e Shareholder, e partindo do entendimento que os tripulantes do submarino são os Stakeholders, aqueles com o poder de decisão e ação, e os contribuintes/cidadãos os Shareholders, os quais a marinha deve proteger e que não tem interesse no início de uma ação militar e uma terceira guerra mundial, podemos dizer que quem melhor representaria bons princípios de gestão seria o imediato Hunter, enquanto que o Capitão Ramsey, trabalhava em favor do lançamento dos misseis e contra o interesse dos Shareholders. Baseado nos acontecimentos do filme, ficou evidente que o sistema vigente possuía pontos de melhoria, exigindo a mudança de certas regras e protocolos, com objetivo de que os interesses dos Shareholders sejam atendidos. Dessa forma o governo dos EUA definiu que a decisão do lançamento de misses nucleares não estaria mais nas mãos dos comandantes, e sim do presidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com