TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Característica Fundamental dos Índices

Por:   •  4/9/2018  •  Dissertação  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Demonstrativos Contábeis? Qual a característica fundamental dos índices? Quais são os principais aspectos revelados pelos índices?

De acordo com Da Silva (1990), a análise representa averiguação e reflexão com determinado propósito. Para fazê-la, é necessário analisar um todo por partes e explicar estas partes minuciosamente para entendimento do todo.

A análise das demonstrações contábeis das organizações feita por meio dos índices busca compreender tais demonstrações, primeiro é preciso padronizar as demonstrações contábeis e transcrevê-las para um modelo pré-definido, antes de se iniciar a análise dos indicadores. Para Matarazzo (1998, p. 142 e 143), a padronização é feita pelos seguintes motivos: simplificação, comparabilidade, adequação aos objetivos da análise, precisão nas classificações de contas, descoberta de erros e intimidade do analista com as demonstrações contábeis da empresa.

A análise financeira nos possibilita grande quantidade de informações sobre a empresa, tornando possível prever, até mesmo, condições futuras da organização. Brigham e Houston (1999) exp

gestores e investidores.

A análise com base em índices revela também aspectos da situação econômica e da situação financeira da entidade empresarial. Tais índices dividem-se em estrutura de capital e liquidez os quais evidenciam a situação financeira, e rentabilidade que permite a avaliação da situação econômica da empresa (MATARAZZO, 1998).

Brealey e Myersd (1998, p. 447) define estrutura de capital como “a composição da carteira dos diferentes títulos emitidos pela empresa”, já para Brigham e Houston (1999, p. 354) a estrutura de capital boa é definida pela “proporção de capital de terceiros, ações preferenciais e ações ordinárias que maximizarão o preço da ação da empresa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com