TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Complexidade do mundo contemporâneo

Por:   •  8/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA: LIDERANÇA EMPREENDEDORA

ALUNO: FERNANDO LUIS PARREIRAS DIAS

TUTOR: ÂNGELA LAGE

Dentro do material da disciplina existem uma série de reflexões. Quero que vocês esbocem em forma de texto ou de tópicos o que está sendo pedido em cada uma delas.

Reflexão 1:

Complexidade do mundo contemporâneo. Como se mover?

A minha visão é que cada dia mais as coisas estão mais complexas, porém acredito que esta complexidade faz parte do processo de evolução, ou seja, quem viveu a 100 anos atrás passou pelo mesmo processo, com a mesma dificuldade, pois estavam também evoluindo. Isso também acontecerá com quem estiver neste mundo daqui a 200 anos.

A movimentação passa pelo processo de aprendizado, pela humanização atual, pela melhor busca dos direitos pessoais e na sociedade.

Em relação a empregos vejo que a diferença da adaptação atual em relação a quem viveu a 100 anos atrás está no tempo, hoje cada vez mais curto. É necessária adaptação profissional, reciclagem contínua e ter mais de um skill e profissão.

Reflexão 2:

Qual a sua competência?

Pergunta difícil responder essa nos dias de hoje. Em tempos anteriores podia se dizer com mais tranquilidade EU SOU BANCARIO; EU SOU MEDICO; EU SOU ENGENHEIRO. O que vejo é que nos dias atuais a condição de SER passa muito por ESTAR. Hoje ESTOU COMO ENGENHEIRO, mas o mercado pode fazer com que amanhã eu seja um VENDEDOR.

Dessa forma, procuro adaptar minhas competências ao mercado, a necessidade e buscar frequentemente melhoria na carreira e principalmente como pessoa. Então, qual a minha competência? SOU ADAPTATIVO.

Eu como gestor, tento ter um AGIR RESPONSAVEL e colocar isso como competência diária. Tento integrar a equipe de forma a cumprir as entregas gerando valor econômico para a corporação.

Reflexão 3:

O que é motivação?

Motivação é necessidade energética para nos manter vivos. A felicidade, ao menos a minha, passa por minha motivação. O prazer de estar bem, de ter sonhos, de ter coisas novas para resolver, de ter desafios. No âmbito profissional pra mim são os desafios, a pressão, o sentir necessário para a organização.

Reflexão 4:

Qual o significado do trabalho? Você sente que passa isso para sua equipe?

Pra mim o significado do trabalho está em realizar meus sonhos, meus desejos, ter meu estado motivacional alavancado. Sinto que passo isso a equipe, porém muito mais da minha parte que na totalidade dos membros da equipe. O que digo com isso é que cada um possui sua própria motivação, e alguns trabalham porque são obrigados, e nem sempre conseguimos transmitir e o outro absorver a motivação.

Eu como gestor, prefiro um profissional que produção baixa de resultados e motivação alta, ao invés de um profissional com alta de resultados e motivação baixa. Geralmente este perfil profissão gera impactos maiores na motivação da equipe.

Reflexão 5:

O trabalho é um fator motivacional para sua equipe? Você consegue transmitir a ideia de que seu liderado faz parte de uma cadeia de geração de valor dentro da empresa?

Sim, vejo que sim, porém a equipe é grande, possui profissionais jovens e percebo que atualmente os profissionais estão focados a motivação pessoal e nem sempre a empresa consegue assegurar que isso seja possível dentro da corporação.

Estamos em uma fase de transição do modelo de trabalho, passando pela não cobrança de horário de trabalho, permitindo o trabalho home office, a busca por ambientes mais cleans e descolados. Dessa forma, minha equipe que é composta por profissionais de desenvolvimento de sistemas (jovens) passa por alguns conflitos em desejar trabalhar em um ambiente de STARTUP (Tudo é festa, no bom sentido) e ter que trabalhar na AeC uma empresa que ainda carrega o modelo tradicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (758.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com