TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo texto complexidades de um mundo não tão novo

Por:   •  5/9/2017  •  Dissertação  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmicos: Fernanda Theiss Paulino

                Luan Rodrigo Luvizon

                Matheus Roberto Vieira

Resumo do texto Complexidades de um mundo não tão novo

O segundo elemento discutido desde o pós-Guerra Fria foi a relação entre os Estados, como os Estados centrais se relacionariam entre si e com os demais (centro-periferia).

Como no estudo do elemento anterior, a atualidade da Guerra, a hiperpotência norte-americana se manteve estável sobre boa parte das análises sobre o relacionamento sobre os Estados do centro e periferia.

No final da década de 1990, deixou-se de lado o fato de que toda a história das relações internacionais concentrou-se no relacionamento entre países do centro ara caracterização do sistema. Com o fim da Guerra Fria, a relação de alguns países centrais com Estados menores, restritos às suas regiões, passaram a ser exemplo dos efeitos da globalização, flexibilização da soberania, etc.

Porém, permanece necessário pontuar a forma como se relacionam os centros de poder. Ainda que os Estados mais poderosos evitem se revelar diretamente, pelo uso da força, estes mantêm grande capacidade de negociações internacionais.

Desta forma, se torna necessário voltar a incluir nas análises da atualidade internacional considerações sobre o relacionamento centro-periferia, assim como sua influência.

Quanto ao terceiro elemento, trata-se da nacionalização e globalização. Com a globalização, o Estado começou a perder toda sua soberania, dando mais espaço para a “sociedade internacional”.

Logo, empresas mais fortes que Estados e pessoas transnacionalizados ganham grande importância para seus governos.

Sim, grandes empresas podem influenciar nas tomadas de decisão do governo. Um exemplo foi a pressão que o governo ? das montadoras automobilísticas quando novos concorrentes queriam adentrar ao mercado nacional, fazendo assim com que o Estado aumentasse em larga escala os impostos para impedir o avanço da multinacional.

Com o avanço da internet, as informações são espalhadas quase que instantaneamente, alcançando muita gente, podendo ou não as influenciar com informações e/ou desinformações, este fato já ocorre em larga escala, e hoje, são conhecidas como “Fake News”, que são notícias falsas com objetivo de desinformar, criar conflitos e até mesmo manchar a reputação de alguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com