TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Empresarial

Por:   •  25/5/2020  •  Resenha  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

Em um momento de crescimento constante, a organização Cacau show obteve como meta ter uma ação mais estratégica e estabelecer uma boa comunicação entre a gestão e seus colaboradores, com base nessa necessidade foi criado a diretoria de Gente & Gestão aonde reúne-se comitês responsáveis e equipes de colaboradores de todas as áreas para encontros mensais com temas sobre gestão e levantamento das sugestões de melhorias e possíveis ações a serem efetuadas.

Com os supervisores, é utilizado um método chamado “Cumbuca”, uma técnica que tem como função a formação de pequenos grupos, para encontros rápidos e periódicos, com o propósito de abordar tópicos referentes a temas internos do ambiente empresarial. E com os coordenadores, metodologias de perfis comportamentais e feedback dos processos. 
A área de Gestão & Gente tem um papel essencial na estratégia da Cacau Show, de forma a dar suporte a alavancar a sua implementação, através do desenvolvimento de seus colaboradores, alinhamento entre os valores e princípios da empresa e fortalecimento da cultura empresarial. 
A comunicação interna da Cacau show pode ser vista como uma comunicação  bem-sucedida, pois ela preza e prioriza suas longas parcerias com seus franqueados, oferecendo a eles diversos tipos de franquias, todas com segurança e consistência. 
A ação tomada pela Cacau Show para padronizar o estilo de suas lojas tanto no atendimento aos clientes, quanto na orientação dos funcionários, foi investir em meios de comunicação interna mais eficazes. 

A Cacau show busca garantir que a franquia Cacau Show seja um parâmetro para novos e atuais franqueados, em termos de atratividade, lucros e satisfação. 

Para que a Cacau Show tenha os funcionários de suas 1540 lojas, os da fábrica em Itapevi/SP e aqueles que exercem suas profissões nas unidades de Campos do Jordão e Curitiba integrados a sua missão, visão e valores, a empresa busca estabelecer um contato frequente através do Jornal do franqueado, que chega a todas as lojas com os fatores mais relevantes da empresa, premiações para os colaboradores, reuniões, apresentações e palestras, que servem para aperfeiçoar o posicionamento e desenvolvimento de cada colaborador dentro da organização. Além disso, há também os cursos e treinamentos oferecidos para aperfeiçoamento e capacitação dos mesmos. 
A relação entre a Cacau Show e seus fornecedores é muito mais que 
somente uma compra de materiais e serviços. Ela busca manter uma 
verdadeira parceria, compartilhando valores e princípios, atuando em sintonia para juntos alcançarem melhores resultados. É o zelo pela qualidade, pelas boas práticas comerciais e a fabricação e a preocupação com a entrega dos produtos. 

A cacau show adota também a publicação de relatórios anuais com 
objetivo de apresentar sua sustentabilidade, informações sobre a sua história, 
diretrizes, dados socioeconômicos, programas de capacitação para seus 
colaboradores, resultados com os franqueados, rituais de comemorações e 
ações sociais. 

"A Cacau Show não é meramente uma empresa vendedora de chocolates, mas sim que cria momentos de carinho e felicidade entre as pessoas" (Alexandre Costa). 

Através das palavras de Alexandre Costa fundador da Cacau Show, concedidas em uma entrevista para o site Meu Sucesso, que consegue-se observar a cultura e os valores da empresa.

Na entrevista ele defende a ideia de que a interação entre as pessoas é fundamental, e que as mesmas precisam antes de tudo serem bem tratadas e respeitadas. Sendo assim essa valorização por seus colaboradores se tornou um dos pilares do sucesso de seu negócio. 
É baseado nessa valorização que o alto escalão da Cacau Show busca manter uma proximidade com todos os seus colaboradores (Considerando que todos tem um papel fundamental dentro da empresa). E são tido de extrema importância esses valores de proximidade e afetividade para a empresa, reforçados ainda por rituais, seja no dia-a-dia de trabalho com alguma dinâmica ou em datas comemorativas, todo final de mês os aniversariantes passam um dia com o próprio Alexandre Costa, promovendo assim uma proximidade mais afetiva entre o alto escalão da empresa e seus diversos colaboradores, que ao contrário de levar ao departamento de Recursos Humanos a responsabilidade de realizar ações de interatividade entre todos da empresa, preocupam-se os próprios em liderar e promover tais atividades.
Para identificar o clima do ambiente de trabalho e direcionar suas ações, a 
Cacau show utiliza como ferramenta uma pesquisa,
Great Pleace to Work que 
determina o nível de empenho dos colaboradores em relação as práticas do 
ambiente organizacional interno. O resultado da pesquisa retrata as informações necessárias para constatar e aplicar as oportunidades de melhorias no clima organizacional. Além disso, toda semana é celebrado os aniversariantes, os promovidos e dado boas-vindas aos novos colaboradores. A empresa também prove de diversos canais de comunicação para manter cada vez mais a proximidade com seus integrantes. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com