TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criatividade Versus Regulamentação

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 3

Criatividade versus regulamentação

A empresa Acme é formada por muitas unidades de negócios totalmente diversificados. Produz e vende desde tubos para cremes dentais, adesivos, material de escritório e tintas para aplicações em construção e automóveis, até produtos de alta tecnologia, como equipamentos médicos e eletrônicos, para aviões e espaçonaves. A Acme vem crescendo desde que, há mais de 100 anos, seus fundadores a criaram na Europa como um pequeno negocio de tintas e corantes.

Esse crescimento com diversificação tem sido possível porque a Acme tem uma grande equipe de engenheiros e cientistas de primeira linha. Junto com uma estrutura de produção e vendas enxuta e competente, a Acme é capaz de inovar constantemente, produzir e distribuir sem dar trégua para a concorrência. Todos os anos, 20% de suas receitas vêm de produtos que não existiam cinco anos antes.

Em todos o mundo, a Acme é um empregador ambicionado por muitos jovens que estão frequentando cursos de ciências em todas as áreas. Entrando na empresa, eles sabem que terão apoio para continuar estudando, tempo e liberdade para criar, além das verbas generosas á disposição das áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos, A parte mais atraente, para esses jovens, é a possibilidade de participar dos lucros gerados por produtos novos. Pesquisadores mais antigos da empresa, que criaram produtos famosos, ficaram em situação financeira extremamente confortável. Embora a empresa tenha um programa de participação nos resultados para todos os funcionários, as vantagens do pessoal da inovação são incomparáveis.

Essa política há muito tempo é uma das chaves da capacidade de inovação e do sucesso da empresa. Como muitas empresas globais, a Acme vem sofrendo com a crise econômica. Seu desempenho global de vendas e lucros vem caindo em todas as áreas, com exceção de produtos de saúde e alimentos. Há seis meses, um novo presidente foi contratado pelos acionistas, representados no Conselho de Administração, para tentar reverter a situação. John McCoy, o novo presidente, começou demitindo oito mil funcionários, de um total de 80.000em todo o mundo, e planejava cortar mai de 2,5 mil empregos.

Em seguida, McCoy começou a olhar as despesas com as áreas de pesquisa e desenvolvimento. Todo o mercado conhecia a história de inovações de sucesso da Acme, mas, aparentemente, os engenheiros e cientistas não estavam conseguindo contribuir para a solução da crise. Mesmo com um orçamento bilionário e milhares de pesquisadores, os laboratórios da Acme não pareciam capazes de gerar os resultados pretendidos. Ele começou então a pensar em reduzir o contingente de pesquisadores, mantendo aqueles com histórico comprovado de inovações de sucesso, cortar verbas e exigir horários de trabalho semelhantes aos do restante da empresa. Ele e sua equipe executiva já estavam definindo onde o dinheiro da pesquisa deveria ser gasto e pensando em implantar padrões uniformes de desempenho para toda a empresa. Isso não apenas mudava a situação da pesquisa, mas também contrariava a tradição da empresa, de dar liberdade aos chefes de unidades de negócios.

Ele levou essa ideia ao conselho de administração. “ Esse plano corre o risco de sufocar a criatividade da empresa, que todo mundo elogia”, disse um dos diretores. Os veteranos do conselho, de forma geral, apoiavam McCoy, admitindo que nem sempre aquele dinheiro generoso havia dado resultados compatíveis. Mas, o presidente do conselho disse:

- Sua tarefa é conseguir resultados num ambiente econômico turbulento, mas você precisa de equilíbrio. Se você matar o espírito criativo, irá fracassar. Se deixar tudo como está, também. Pode ser que a crise passe e venhamos a precisar novamente de todos os pesquisadores. Como ficaremos, se você demitir muitos deles ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com