TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Criatividade versus Regulamentação na 3M

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 3

UNIFRAN

Portifólio:

Estudo de Caso: Criatividade versus Regulamentação na 3M

Aluno: Robson Arantes Meirelles

Código: 1312001

Curso: Administração

Disciplina: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II

Período: 2

Pólo: Conceição do Rio Verde - MG

Professor: Pedro Henrique Nascimento

10/09/2013

 

Estudo de Caso: Criatividade versus Regulamentação na 3M

QUESTÕES PARA REFLEXÃO:

De que forma a inovação encaixa-se nos planos do novo presidente para a empresa?

Verificamos que o novo presidente usou como inovação a definição de padrões uniformes de desempenho, estabelecendo limites de gastos nos setores de pesquisa e desenvolvimento, planejando o aumento da eficiência nos processos de criação e lançamento dos produtos, reestruturando a empresa e seu quadro de funcionários,
visando recriar a economia da empresa aumentando a receita, e ter como conseqüência dessa gestão, inovação que seja decorrente da conscientização dos próprios funcionários.

Em sua opinião, qual modelo de organização o novo presidente encontrou ao chegar na 3M? Qual o modelo de organização o novo presidente estava pretendendo implantar? Até que ponto esse modelo era adequado para o tipo de ambiente em que a 3M atua?

McNerney ao chegar a 3M encontrou uma organização do tipo orgânica, verificou-se o descontrole dos gastos, na área de recursos humanos, de pesquisas e compra de insumos.

O novo presidente almejava implantar um sistema mais mecanicista, negociando compras globais, baixando assim o custo dos materiais de consumo, enxugando seu quadro de funcionários, impondo limites nos gastos com pesquisas, passando a gerir processos de forma mais econômica.

Esse novo modelo trouxe receio, uma vez que ameaçou prejudicar a criatividade da empresa, marca consolidada da 3M. , foi necessário audácia, competência e liderança da parte de McNerney, para suprir os obstáculos impostos deixados pelo antigo modelo e garantir a sustentabilidade da empresa a longo prazo.

Se você trabalhasse na área de inovação da 3M, como reagiria à política do novo presidente?

Toda mudança gera medo, desconfiança, resistência, porém mesmo com a certeza que meu trabalho seria mais controlado e fiscalizado, saberia que para permanecer em minhas funções deveria me adaptar a nova política da empresa principalmente no intuito de minimizar gastos, portanto buscaria uma readaptação ao novo modelo de gestão.

 Se você trabalhasse em uma área como finanças, recursos humanos, produção ou tecnologia da informação da 3M, como reagiria à política do novo presidente?

Há aspectos positivos e negativos relacionado com as áreas citadas, vejamos que, na área de finanças as mudanças trariam grandes perspectivas, pois com a redução de gastos, corte de superficiais, a nova gestão traria segurança e equilíbrio financeiro para a empresa, o mesmo poderíamos dizer para a área de produção e tecnologia da informação, visto que as reduções de gastos viabilizam um maior controle da qualidade dos produtos, e permitindo investimentos em tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com