TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação de Uma Empresa em GRH

Por:   •  9/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.618 Palavras (19 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

       

UC| Gestão de Recursos Humanos

Ano Letivo: 2021/2022

Analise do caso “Sabores Africanos”

[pic 2]

Docente:

Célia Quintas

Discentes:

Delton Kolly-210323002

Magede Domingos-210323003

Mário Matos-210323004

ANO LETIVO| 2021/2022-2º SEMESTRE

Setúbal, 29/06/2022

Índice

1        Definir uma ideia        4

1.1        Nomeação e o logotipo da empresa        5

1.2        Definir a missão a visão e os valores        5

1.3        Organograma        6

2        Plano de Recrutamento e Seleção        7

2.1        Recrutamento        7

2.2        Tipos de Recrutamento        7

2.3        Recrutamento Externo        7

2.4        Processo de Seleção        7

2.5        Descrição e Análise de Funções        9

Departamento        9

Designação da Função        9

Anúncio:        11

Nota:        12

2.6        Pesquisa do perfil no linkendin        12

2.7        Guião de Entrevista        12

3        Manual de Acolhimento e Integração        14

3.1        Manual de Acolhimento        14

3.2        Tutor        14

3.3        Plano de Acolhimento        14

4        Plano de Formação        15

4.1        Tipos de formação        15

Formação Inicial        15

Formação Contínua        15

4.2        Plano anual de formação        16

Gerente de Cozinha        16

5        Bibliografia        17

Introdução

No âmbito da Unidade Curricular de Gestão de Recursos Humanos, lecionada durante o período do 2º semestre do 1º ano da Licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação, onde foi proposto a realização do presente trabalho.

O trabalho que tem como objetivo a criação de uma organização e a explicação do processo de gestão de recursos humanos e inserção de um novo membro nesta organização. Todo este processo permitiu-nos desenvolver conhecimento acerca do funcionamento das empresas neste setor(restauração) assim como aprofundar e adquirir novos conceitos sobre a atividade dos Recursos Humanos na organização. Este trabalho foi dividido em 4 etapas.

A primeira etapa corresponde à conceção e enquadramento da empresa (setor de atividade, missão e valores, objetivos a curto prazo, e uma breve especificação do funcionamento da sua área de Recursos Humanos).

A segunda etapa corresponde ao processo do plano de recrutamento e seleção, onde o objetivo é atrair o número de candidatos possíveis para empresa e selecionar consoante os critérios da empresa e os subprocessos desta etapa.

A terceira etapa visa em acolher e familiarizar o novo colaborador com a empresa, onde lhe é mostrado como é o funcionamento e as normas da empresa isso tudo com o acompanhamento de um superior já preparado, o colaborador fica a saber quais são as funções a desempenhar, passa a conhecer as instalações da empresa e a sua equipe.

A quarta etapa é sabido que é a etapa final é onde consta o plano de formação, a empresa prepara e forma o colaborador para futuramente estar completamente preparado para desempenhar as suas funções na organização. A empresa cumpre com um plano de formação que por lei é obrigatória.

Na elaboração do seguinte trabalho podemos claramente saber da importância da área dos recursos humanos numa empresa. A área dos recursos humanos tem várias funções e ao decorrer do trabalho serão especificadas com mais detalhes tais quais como: o recrutamento e seleção de candidatos, estimar o capital humano, cumprimentos legais, qualidade de vida no trabalho e a avaliação de desempenho.

ETAPA 1

  1. Definir uma ideia

Visto que nos encontramos num setor europeu/português as pessoas têm tendência da procura de variações alimentares, sendo que Portugal é um país que recebe inúmeros turistas logo tivemos a brilhante ideia de criar um restaurante com a comida tradicional de África. Pretendemos apresentar uma oferta única, que nos ajude a diferenciar-se da concorrência. O importante é termos algo que se destaque e que nos torne especiais.

Explorar a ideia

Vivemos em um momento desafiador para “food services”. Por isso, está é a hora certa de inovar, buscar soluções e expandir as possibilidades do nosso restaurante. Sendo assim apresentaremos um pouco da degustação de alguns pratos e de sobremesas dos seguintes países africanos: Angola, Namíbia, Cabo Verde, África do Sul e Guiné-Bissau. O mesmo apresentará dois pratos de cada país e as respetivas sobremesas. Vendo que nos restaurantes portugueses há a escassez de pratos africanos então o nosso restaurante será criado com o intuito de suprir essa escassez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (782.8 Kb)   docx (685.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com