TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura nas organizações compreende diversos elementos

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

Capítulo 20

A cultura nas organizações compreende diversos elementos, que foram desenvolvidos pelos antepassados e transmitidos aos veteranos e destes para os recém-chegados. Os novos integrantes da organização devem entender a cultura e aprender a se comportar de acordo com os elementos culturais, para serem aceitos e sobreviver. Todas as organizações desenvolvem uma cultura. O elemento mais simples e mais explicito da cultura, que exemplifica esse processo, é a linguagem. Todos os grupos desenvolvem uma linguagem. As culturas organizacionais dividem-se em subculturas. Componentes da cultura organizacional: Nem todos os seus componentes são observáveis.

Capítulo 21

Em um mundo extremamente influenciado pela tecnologia, o processo de administrar não poderia mais continuar o mesmo, esse mundo tecnológico e também competitivo requer cada vez mais de seus administradores a capacidade de se adaptarem ao mercado. Com o passar do tempo a história conta que existiram varias teorias que tentaram aumentar a produtividade todas elas foram importantes dentro do contexto em que foram criadas, mas hoje que teoria melhor representaria a fase que estamos vivenciando? A internet e a onda de fusões estão formando organizações mais flexíveis, capazes de se readaptar rapidamente, as empresas estão altamente .

Capítulo 20

A cultura nas organizações compreende diversos elementos, que foram desenvolvidos pelos antepassados e transmitidos aos veteranos e destes para os recém-chegados. Os novos integrantes da organização devem entender a cultura e aprender a se comportar de acordo com os elementos culturais, para serem aceitos e sobreviver. Todas as organizações desenvolvem uma cultura. O elemento mais simples e mais explicito da cultura, que exemplifica esse processo, é a linguagem. Todos os grupos desenvolvem uma linguagem. As culturas organizacionais dividem-se em subculturas. Componentes da cultura organizacional: Nem todos os seus componentes são observáveis.

Capítulo 21

Em um mundo extremamente influenciado pela tecnologia, o processo de administrar não poderia mais continuar o mesmo, esse mundo tecnológico e também competitivo requer cada vez mais de seus administradores a capacidade de se adaptarem ao mercado. Com o passar do tempo a história conta que existiram varias teorias que tentaram aumentar a produtividade todas elas foram importantes dentro do contexto em que foram criadas, mas hoje que teoria melhor representaria a fase que estamos vivenciando? A internet e a onda de fusões estão formando organizações mais flexíveis, capazes de se readaptar rapidamente, as empresas estão altamente

Líder é o dirigente responsável por uma parte das operações da empresa. Mas as qualificações de liderança vão além: dizem respeito a aspectos ou características que fazem um bom líder. Por exemplo, a visão, a capacidade de transmitir idéias claramente e de inspirar os outros. Os líderes atuais devem ser capazes de compreender para onde vão os mercados e de integrar as seções de uma companhia para que trabalhem em conjunto, além de integrar sua empresa a outras do mesmo setor de atividade. Quanto mais pessoas com essas habilidades a empresa tiver, maiores serão suas possibilidades de ter uma verdadeira liderança. Se um funcionário de vendas, por exemplo, precisa resolver um problema do cliente, deverá colocar em prática sua capacidade de líder sênior, de compreender as consequências de cada ação e explicar ao cliente por que se age de determinada maneira. Existem muitas empresas achatadas na área de serviços profissionais, como, por exemplo, os escritórios de advocacia, e nas grandes empresas de administração de fundos, bancos de investimento e consultorias com inúmeros sócios. Frequentemente, sua estrutura é de “associação”, não-hierárquica, e essas empresas costumam ter dificuldades para progredir porque os líderes passam muito tempo discutindo entre si. É conveniente, então, que um ou dois líderes tenham poder de decisão, porque é ingenuidade acreditar que um grupo de pessoas muito inteligentes chegue à mesma conclusão facilmente. As empresas achatadas funcionam somente até certo ponto na tomada de decisões; nas universidades, por exemplo, o corpo docente passa todo o tempo discutindo e avança muito pouco. É possível liderar um líder?

Um líder é uma pessoa com muita ambição, que abriu um caminho próprio na selva. Um bom líder escuta com cuidado todos os que o rodeiam e desenvolve uma capacidade de compreensão. Não se pode dizer a ele o que fazer e, nesse sentido, ele não pode ter um líder. Somente uma pessoa extraordinariamente inspiradora pode conquistá-lo e fazer com que a siga. Existem outras características, mas a raiz do verdadeiro líder é a ambição. Não conheço nenhum líder que não seja ambicioso. A liderança é um aspecto da ambição, deriva dela. Mas a ambição não é suficiente; sem talentos, vem o fracasso. É preciso disciplina, fundamentos de gestão e vários tipos de habilidade para ser um grande líder. A capacidade de vislumbrar o futuro e a de manejar a integração de organizações complexas são duas habilidades muito importantes.

projeção, uma avaliação de rentabilidade do negócio e uma estimativa do impacto da Internet sobre o setor. O futuro da tecnologia é mais previsível do que acreditarmos, mas é difícil e arriscado; o líder de hoje precisa sentir-se mais à vontade com o risco que o de dez anos atrás. Não é que a liderança se desgaste, esse líder já não é mais o adequado. Posso citar três categorias de líderes: os inovadores e pioneiros, a quem chamo de “criadores”; os que comercializam energicamente a inovação impondo uma nova infra-estrutura para distribuí-la, chamados de “capitalizadores”, e os gerentes, produtores, curadores de artes, que conseguem fazer as novas tecnologias funcionar, a quem chamo de “consolidadores”.

Será que sempre houve e haverá essas três categorias de líderes ? Não acredito que sempre tenha sido possível identificar esses líderes tão explicitamente como hoje. O líder criador tem a habilidade de inventar e tende a criar idéias, setores, empresas, tornando obsoletas as anteriores. É o verdadeiro empreendedor. Mas nos últimos 60 ou 70 anos, e mesmo antes, nem todos os fundadores de uma empresa quiseram dirigi-la. Então, procuraram um sócio, o capitalizador, encarregado de criar a infraestrutura necessária para administrar a empresa e estabelecer a disciplina. Michael Dell e Bill Gates são criadores suficientemente inteligentes para perceber que precisavam de líderes capitalizadores. Em contrapartida, José Ermírio de Moraes, do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com