TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos da Cultura Organizacional

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.123 Palavras (9 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

ATIVIDADE 7

TRABALHO DE ANÁLISE DOS ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL – RELATO DO FILME

CURITIBA

2013

AMANDA ORLANDINE

ISABELA CARINE DE LIMA

THAYNA DANIELLA

TRABALHO DE ANÁLISE DOS ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL – RELATO DO FILME

CURITIBA

2013

SUMÁRIO

Conteúdo

1 INTRODUÇÃO 9

1.1 CULTURA ORGANIZACIONAL 9

2 ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL 21

2.1 VALORES 21

2.2 CRENÇAS 23

2.3 RITUAIS E CERIMÔNIAS 27

2.4 ESTÓRIAS E MITOS 29

2.5 LINGUAGEM 32

2.6 LENDAS 36

2.7 SLOGANS 38

2.8 TABUS 41

2.9 SÍMBOLOS 43

2.10 HÁBITOS 44

2.11 NORMAS E COSTUMES 45

2.12 COMUNICAÇÃOES 49

2.13 IDEOLOGIAS 49

2.14 ELEMENTOS MATERIAIS 50

2.15 ELEMENTOS ESTUTURAIS 51

3 CONCLUSÃO 57

4 REFERÊNCIAS 61

INTRODUÇÃO

A cultura organizacional é um tema de extrema importância nas empresas. Conhecer melhor o comportamento de cada indivíduo é fundamental para elaborar estratégias e maximizar o desempenho. Nos elementos da cultura organizacional compreendemos como as diferenças culturais podem influenciar nos resultados e no clima da organização. Este estudo nos permite uma análise critica dos elementos culturais com o filme Recém Chegada que assistimos, fazendo desta forma um link com o nosso dia a dia nas empresas.

ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL EM RELAÇÃO COM O FILME

Valores:

Na organização, os valores são expressados na conduta dos colaboradores, sendo aceitos ou não pelos demais e influenciando atitudes e tomada de decisões. Trata-se de um elemento que é compartilhado com os outros e que pode se estabelecer uma hierarquia, enfatizando a personalidade das pessoas. Abaixo, seguem itens relacionados com cenas em que são demonstrados exemplos de valores.

receptividade com as pessoas locais – cena em que Blache cumprimenta o carteiro entusiasmadamente dentro do carro de Lucy.

Trabalho em equipe e engajamento dos colaboradores para atingir Lucy – cena em que personalizam o uniforme de trabalho com um circulo em forma de alvo nas nádegas (satirizando o que houve com Ted) e a cena em que mobilizam uma greve para contestar a demissão de Stu( líder e chefe de produção)

Empreendedorismo – cena em que Lucy e Blache decidem investir e vender a tapioca no shopping e a cena em que Lucy apresenta a ideia aos colaboradores na empresa e pede para que eles a ajudem.

Otimismo de Lucy com a ideia de investir no produto novo (tapioca) – cena em que Lucy apresenta a ideia a Stu e ele hesita, mas Lucy diz que é necessário provar à diretoria que podem fazer a fábrica funcionar.

Se ater as coisas importantes – cena em Lucy vê Blache no telefone tratando de assuntos pessoais e diz a ela que aquele ambiente é de trabalho e é necessário ater-se a isso.

Responsabilidade – Cena em que Lucy decide fazer a empresa dar certo, cena em que ela assume que ninguém iria ser mandado embora se fizessem dar certo.

Condutas de uma forma geral:

O modo como às pessoas agem na organização são naturalmente copiados pelos novos membros que dificilmente agirão de modo diferente pela necessidade de serem rapidamente aceitos pelo grupo e adaptarem-se ao ambiente profissional. Já a conduta na sociedade como um todo, pode-se afirmar que ela é sustentada por princípios ou ideologias, que constituem uma maneira de pensar e agir.

Blache é comunicativa e aberta à presença de pessoas novas, procura fazer perguntas a Lucy quando a conhece – cena em que anda com Lucy no carro.

Pai ser conservador, ter personalidade machista, não ser liberal – cena em que Ted reprime Lucy por elogiar a cantora Fergie, julgando a cantora como um objeto que se vende de forma vulgar e afirmando ser um mau exemplo para a filha.

Erro de gestão – cena em que Lucy demite Stu de forma errônea, no trailer em um dia de feriado estadual.

Falta de comunicação entre Lucy e Blache(secretária) – cena em que Blache quer apresentar Ted a Lucy para um encontro formal, de profissionais e Lucy interpreta errado.

Se redimir, pedir desculpas quando erra – cena em que Lucy se desculpa com Ted

Normas e costumes:

Hábito comum aos membros de um grupo social,resulta da prática de preservar as idéias e ações. Abaixo seguem itens em que são demonstrados normas e costumes, contextualizando geograficamente.

Os moradores de Minessota fazem as coisas operarem de maneira tradicional – cena em que Lucy pergunta a Blache onde está o botão que acende a lareira de sua casa, e se surpreende ao ver que a lareira se acende manualmente.

Blache e os moradores da região citam Jesus ao longo das conversas habituais, portanto trata-se de um costume diário. – Uma das cenas, é quando Blache conhece Lucy e pergunta a ela encontrou Jesus.

Ritos,rituais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com