TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIMENSÃO SOCIAL, UMA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE

Por:   •  17/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.892 Palavras (16 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL I:

DIMENSÃO SOCIAL, UMA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE

UNILEVER

SÃO PAULO - SP

        2022        

Bianca Bella Rosa – RA: N7885D1

Brenda Oliveira Santos – RA: N798688

Giovanna Poit A Resende – RA: N746823

Isabella Novais Fiori – RA: N8624F6

Leticia Abreu de Sousa – RA: N8366E1

Luana Dias Gomes – RA: N798211

RESPONSABILIDADE SOCIAL I:

DIMENSÃO SOCIAL, UMA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE

UNILEVER

Atividades Práticas Supervisionadas – APS I – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 1º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

        

SÃO PAULO - SP

2022

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS        5

3.        UNILEVER        6

3.1.        Apresentação da empresa        6

3.2.        Relatório de Sustentabilidade        6

3.3.        Produtos e Clientes        7

3.4.        Concorrentes da Unilever        7

4.        INDICADORES ETHOS UNILEVER        8

4.1.        Indicador 01 – Dimensão visão e estratégia - Estratégias para sustentabilidade        8

4.2.        Indicador 23 – Dimensão social – Promoção de diversidade e equidade        8

4.3.        Indicador 39 – Dimensão ambiental – Sistema de gestão ambiental        9

4.4.        Indicador 40 – Dimensão ambiental – Prevenção da poluição        10

5.        IMPACTO DAS DIMENSÕES NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE        11

6.        CONCLUSÃO        13

7.        BIBLIOGRAFIA        14

8.        ANEXOS        16

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como como objetivo apresentar a análise do grupo acerca do relatório de sustentabilidade da empresa Unilever de acordo com os parâmetros estabelecidos nos Indicadores Ethos, bem como, discutir a importância da implementação desses indicadores nas empresas, gerando assim, uma mudança significativa nas políticas sustentáveis e evitando um colapso ambiental.

Os indicadores Ethos são uma ferramenta criada pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. O Instituto é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que tem como missão mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a administrarem seus negócios de forma mais consciente e responsável, construindo uma sociedade mais justa e sustentável.

Tendo em vista os dados alarmantes acerca de pautas sociais, ambientais e sustentáveis, e o crescente interesse dos consumidores em fatores sustentáveis na tomada de decisão de compras, as empresas têm se baseado cada vez mais responsabilidade ambiental e adotado boas-práticas que compensam, diminuem ou anulam os impactos de suas atividades.

Nos próximos tópicos serão abordadas e levantadas quais ações a empresa Unilever têm desenvolvido para diminuir os impactos causados por sua produção ao planeta e se essas ações estão sendo de fato efetivas.

  1. INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

Os indicadores Ethos são uma ferramenta disponibilizada pelo instituto Ethos para apoiar empresas na RSE (Responsabilidade Social Empresarial). O Instituto ETHOS atua em organizações com práticas de responsabilidade social corporativa. Com isso, o Instituto ETHOS ajuda as empresas a reconhecer a importância de assumir a responsabilidade por todos os afetados por suas atividades principais e a compreender, incorporar e implementar práticas empresariais socialmente responsáveis ​​de forma respeitosa e ética. A missão do Instituto ETHOS é ajudar, conscientizar e mobilizar as empresas a conduzir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras em prol de uma sociedade justa e sustentável.

Sendo assim, os indicadores são ferramentas para aprender e avaliar a gestão em termos de integração de práticas de responsabilidade social empresarial no planejamento estratégico e monitoramento e desempenho geral da empresa. É uma ferramenta de autoavaliação de aprendizagem para uso basicamente interno, disponível desde 2000 e atualizada ao longo dos anos. O questionário de avaliação é uma ferramenta para diagnosticar uma situação específica da empresa, indicando o grau de eficácia da responsabilidade social em suas atividades. O questionário também serve como ferramenta de gestão e planejamento para indicar de forma proativa políticas e ações que visem aprofundar seu compromisso social com base na situação da empresa. O sistema também visa despertar as empresas para o alcance e a importância das questões de responsabilidade social, cujo verdadeiro significado muitas vezes não é visto como um novo paradigma de gestão.

Os indicadores são organizados em 4 dimensões (visão e estratégia, social, governança e gestão e ambiental) 8 temas,18 subtemas e 47 indicadores. A primeira dimensão sendo visão e estratégia procura perguntar para as empresas como ela incorpora em seus negócios e suas estratégias a temáticas de responsabilidade social empresarial e de sustentabilidade, isso diz respeito a como norteia todas as outras ações da empresa. Outra dimensão sendo, governança e gestão, as empresas são questionadas sobre possuírem ou não um código de conduta, e sobre quais são as diretrizes desse código, como ela faz a prestação de contas, concorrência leal entre outros questionamentos. A dimensão social que trata do tema de direitos humanos, práticas de trabalho e questões relativas ao consumidor. Ambiental quarta e última dimensão dos indicadores aborda sobre o meio ambiente, ela foi ampliada e tem uma ambição com a organização CDP (organização de investidores que trata sobre mudanças climáticas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (888.8 Kb)   docx (569.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com