TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA E A SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE DO TRABALHO

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.625 Palavras (15 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

        Sistema de Ensino Presencial Conectado

ADMINISTRAÇÃO

CLAUDIA MICHELI BRANDT

                   A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA

             E A SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE DO TRABALHO

                                                                          Conc[pic 3]órdia

                                                                               2015

                              CLAUDIA MICHELI BRANDT

                   A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA

             E A SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE DO TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social, Direito Empresarial e do trabalho.

Prof. Édiner A. Carissimi

                                         Concórdia

                                                          2015

INTRODUÇÃO

 Este artigo tratará da responsabilidade social da empresa e a sustentabilidade no ambiente do trabalho e tem por finalidade fornecer alguns ensinamentos doutrinários acerca do assunto, visto que o ambiente do trabalho deve respeitar alguns critérios para que se possa então garantir os direitos fundamentais e constitucionais do cidadão e empregado que, por vezes, pode ser afetado durante o período que desenvolve suas atividades profissionais, tanto sob o prisma físico quanto pelo psíquico e emocional, dentre outros. Assim, apresentar-se-á a importância da sustentabilidade no ambiente do trabalho e qual a sua relação com a responsabilidade social das empresas, uma vez que quando se propicia um ambiente de trabalho sadio e seguro ao trabalhador, se está auxiliando este cidadão a atingir com maior eficiência não somente suas metas, mas também os anseios da empresa como um todo. Utilizar-se-á o método dedutivo, pois se principiará tratando da responsabilidade social da empresa, para depois abordar quais os direitos fundamentais do trabalhador, e, finalmente, adentrar no foco central deste estudo; e, a técnica da pesquisa indireta, pois se utilizarão fontes documentais e bibliográficas, ou seja, a legislação, doutrina e artigos sobre esta temática. Ao final, realizar-se-ão as considerações finais que apontarão os principais aspectos tratados ao longo da pesquisa e a visão das autora acerca desse assunto tão recente e tão abatido nos dias hodiernos.

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA

Antes de tratar da responsabilidade social da empresa, frisa-se que o empregador pode ser considerado uma “[...] pessoa física, jurídica ou ente que o contrata, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços do empregado, assumindo os riscos do empreendimento econômico”.4 Esta será, portanto, uma figura e uma pessoa física, jurídica ou entidade que firmará contrato de trabalho com o empregado (pessoa física), razão pela qual este último se comprometerá a executar pessoalmente e, sob comando do empregador, um serviço de natureza não eventual, mediante salário e subordinação jurídica.5 Dito isso, destaca-se, ainda, que se o empregador for uma pessoa jurídica, constituirá uma empresa, ou seja, uma organização empresarial que desenvolverá uma atividade econômica organizada e destinada à produção ou a circulação de bens ou prestação de serviços.

Esta empresa atualmente deve se ater, portanto, a uma responsabilidade social que se sustentará em um compromisso para com a sociedade, compromisso este que será expresso mediante condutas e comportamentos que lhe afetem de uma maneira positiva. Estes comportamentos tomados pela empresa como um todo podem gerar benfeitorias não somente aos seus empregados e colaboradores, mas à sociedade e à comunidade que se encontra, por exemplo, às redondezas de sua sede ou estabelecimento.  Ashley aduz, ainda, que a responsabilidade social quando relacionada às organizações empresariais indica que estas últimas devem conduzir seus negócios de uma forma responsável e corroborando para com um desenvolvimento social, já que a empresa é socialmente responsável quando possui capacidade e interesse de saber e, principalmente, compreender as diversas partes envolvidas no negócio, como, exemplificadamente, os acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente, razão pela qual conseguirá, então, “[...] incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos”.  Partilhando deste mesmo entendimento, comenta Mendonça que os defensores da responsabilidade social nas empresas comentam ser esta considerada uma ferramenta que auxilia na promoção do bem estar social e que não está relacionada com a participação dos governos locais, regionais e federais. Por esse motivo, registra-se que a responsabilidade social no âmbito empresarial se verifica, então, por ações tomadas em prol do meio ambiente, da educação,da saúde, dentre outros, razão pela qual, além de resgatar a qualidade de vida das pessoas, influencia, em determinadas hipóteses, para que elas voltem a ser valorizadas como cidadãos e, principalmente, como consumidores.

Em entrevista realizada com o empresário Miguel Krigsner, Presidente da rede de lojas O Boticário e também com o empresário Emerson Kapaz, do Instituto Ethos, Mendonça relata que ambos fazem importantes ponderações acerca desse assunto. Por isso, destaca Mendonça quando faz a seguinte indagação “o que é responsabilidade social para o senhor?”:

Emerson Kapaz – Responsabilidade social nas empresas significa uma visão empreendedora mais preocupada com o entorno social em que a empresa está inserida, ou seja, sem deixar de se preocupar com a necessidade de geração de lucro, mas colocando-o não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para se atingir um desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida. Miguel Krigsner – A forma de conduzir os negócios baseada no compromisso contínuo com a qualidade de vida atual e das gerações futuras, por meio de um comportamento ético, que contribua para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. E, se a gente conseguir incorporar os interesses das diversas partes interessadas nas estratégias de negócio e na implementação das atividades, melhor ainda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (48.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com