TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Sustentabilidade E Responsabilidade Social

Artigos Científicos: Estudo Dirigido Sustentabilidade E Responsabilidade Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  1.585 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade de Belo Horizonte Unibh

Engenharia Civil

Aluno:

Turno: noite

Estudo dirigido Sustentabilidade e Responsabilidade Social

1 O que é certificação?

R: certificação é o processo no qual uma terceira parte acreditada, visita uma organização, ou dita seu sistema de gestão e emite um certificado para demonstrar que ela obedece os princípios definidos na norma, e assim segue a melhor prática na indústria.

2 O que é ISO?

R: é a sigla da entidade Internacional Organization for Standardization, com sede em Genebra, Suíça. Sua função é elaborar padrões ou normas internacionais, de modo a facilitar as relações comerciais entre os diferentes países.

3 O que é organismo de certificação?

R: Um organismo de certificação ( ou entidades certificadora) é uma entidade independente e devidamente acreditada ( reconhecida) para realizar atividades de certificação de produtos, serviços, sistemas de gestão, entre outros, num determinado âmbito e segundo um ou vários referenciais normativos. O reconhecimento da competência e credibilidade desses organismos é fundamental para sua atuação.

4 Como é acreditada uma entidade certificadora?

R: A acreditação de uma entidade certificadora é conferida por organismos acreditadores independentes, os quais tem por missão reconhecer a competência técnica daquelas entidades, num dado âmbito e de acordo com referencias internacionais.

5 Qual a diferença entre certificação e acreditação?

R: A certificação e a acreditação são atividades diferentes sendo a acreditação o reconhecimento da competência técnica par exercer as atividades de avaliação de conformidade, como por exemplo reconhecimento para certificação (de sistemas de gestão, de produtos, etc.).

6 Quais são as vantagens da cerificação?

R: A certificação passa sem dúvida por uma opção estratégica e de desenvolvimento das organizações, no sentido de quererem evoluir, melhorar e ganhar mercados. São apontados diversas vantagens, quer a nível externo quer a nível interno, podendo referir-se:

-Melhoria do prestígio e da imagem;

-Aumento da competitividade e entrada em novos mercados;

-Aumento da confiança dos trabalhadores, clientes e administração;

-Cultura da melhoria contínua;

-Redução de custos;

-Prevenção e minimização de aspectos, perigos e acidentes.

Por ultimo, interessa realçar que com a globalização dos mercados e o alagamento da concorrência a capacidade de apresentar comprovativos de reconhecimento por entidades terceiras do cumprimento de requisitos específicos – sejam eles de qualidade, ambiente, segurança ou responsabilidade social – assume um papel cada vez mais preponderante na capacidade de penetração comercial das empresas.

7 A certificação das empresas é para sempre?

R: Qualquer certificação é temporária. A ISO, organização Internacional de Normatização é responsável pela publicação da maior parte dos referencias normativos reconhecidos internacionalmente, prevê que todas as normas sejam reavaliadas periodicamente, o que normalmente se traduz na alteração e publicação de uma nova edição da norma. Por outro lado, aos certificados emitidos é atribuído um prazo ao fim do qual todo o processo de certificação é reiniciado. Durante cada ciclo de certificação a entidade certificadora faz visitas regulares à empresa, normalmente com uma cadência anual, no sentido de confirmar que os requisitos continuam a ser cumpridos.

8 Do que se trata a ISO 9001?

R:ISO 9001 - São requisitos que uma empresa deve atender para, após ser auditada por um organismo independente, ser considerada que tem um sistema de qualidade. Qualidade aqui não quer dizer que o produto é melhor ou pior que outros similares, mas sim que a empresa comercializa e produz dentro de determinados critérios auditáveis. Ou seja, a empresa só comercializa aquilo que ela efetivamente é capaz de produzir, e tem mecanismos internos de garantir que aquilo que foi vendido vai ser entregue. Adicionalmente, a empresa deve ter um sistema de medição da satisfação dos clientes e de melhoria contínua da qualidade do produto.

9 Como implementar a ISO 9001? Quais as etapas ?

CONHECENDO A NORMA

Com o Kit Quality Innovation você receberá todas as instruções para entender perfeitamente tudo sobre a norma ISO9001, e ainda como utilizar cada uma das ferramentas do kit.

• Familiarizar-se com a ISO 9001 e seu sistema de implantação.

• Proporcionar à pessoa que será responsável pela implantação do sistema conhecer detalhadamente o kit e as suas ferramentas.

• Ajudar a desenvolver um plano de projeto e um cronograma de trabalho.

• Conhecer a norma e suas vantagens através da norma comentada por especialistas.

Todas as ferramentas necessárias para esta etapa estão incluídos no Kit Quality Innovation:

» Manual de Instruções

» Norma comentada

» Treinamento para direção

» Construir a Política, a Visão e a Missão da empresa.

» Manual de Planejamento para Implantação do Sistema de Gestão.

» Conhecer as Ferramentas da Qualidade.

TREINANDO OS COLABORADORES

Conscientizar toda a equipe sobre a importância de um Sistema de Gestão da Qualidade (ISO9001) para a empresa e seu futuro. E conhecer de forma didática como se comportar em uma empresa que busca a qualidade.

• Treinando os funcionários, multiplicadores e auditores nos principais quesitos da norma,

• Ensinando o Gerente de Projeto (implantação)

• Ensinando o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com