TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição do escopo do cenário

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO DE GESTÃO E ECONOMIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS DE GESTÃO ESTRATÉGICA

CURITIBA

2017

Atividade de Construção de Cenários Estratégicos

1ª etapa – Definição do escopo do cenário:

Cenários para uma empresa de laticínios brasileira, com escassez de água potável no estado do Paraná na cidade de Curitiba no ano de 2025

2ª etapa – Seleção das variáveis relevantes (VRs):

Tem que iniciar com medidas simples, como aproveitar água usada, instalar redutor de vazão nas torneiras , ampliar a captação de água da chuva, instalar poços artesianos, reutilizar a água  do leite em diversos outros processos na  própria fábrica , passar a utilizar outras formas de energia como com borra de café entre outros, adotar novas tecnologias, seguir para o caminho de uma indústria mais sustentável, aplicando esta sustentabilidade e conscientização em diversos níveis dentro da empresa.

3ª etapa – Identificação dos atores relevantes envolvidos (ARs):

Funcionários são os que estarão diretamente ligados a essa mudança na empresa, pois tem que ser iniciado quanto antes, e os funcionários devem ver a aplicação e o benefício desta mudança para o meio ambiente, para os filhos deles.

4ª etapa – Prospecção do comportamento futuro das VRs e dos ARs:

OTIMISTA: Os funcionários passarão a ter atitudes mais ecológicas, os poços e captação da água da chuva serão fáceis de instalar, se precisar mudar o layout ou instalações da fábrica. A manutenção seja de baixo custo e esta atividade não atrapalha no trabalho de nenhum integrante da fábrica. O projeto sustentável será visto com bons olhos e aceito pela sociedade e funcionários, o custo para toda essa mudança na fonte de energia, instalação de itens para captar água da chuva será baixo comparado ao gasto que se está tendo com a fatura de água “atualmente”.

PESSIMISTA: Os funcionários irão continuar desperdiçando e consumindo muita água na produção, não irão se conscientizar, o custo para instalação e manutenção dos itens será alto. Haver sobre carga nos funcionários para a operação dos equipamentos de captação de água e geração de energia, escolha errada da forma de gerar energia e causar poluição ao ar.

NORMAL: Os processos serão demorados na implantação, os funcionários conscientizarão depois de um tempo, a captação de água e reutilização irão ajudar na economia de água, porem o custo é não é baixo, a utilização de outras fontes de energia deve ser escolhida com cautela, pois não se pode cobrir um problema e descobrir outro, de nada adianta escolher uma fonte que polua o ar, fazendo assim a sociedade não aprovar nossa conduta.

5ª etapa – Elaboração dos cenários alternativos:

OTIMISTA: A empresa fara pesquisas de fonte de energia mais sustentáveis, escolhera a mais econômica financeiramente, conseguira implantar poços de captação de água baratos, e os funcionários irão se conscientizar de forma clara e objetiva.

PESSIMISTA: o Clima não irá influenciar positivamente para que a captação da água seja positiva, os funcionários irão continuar com o mesmo comportamento dentro da empresa, e o consumo de água e energia continuará alto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com