TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dimensão comercial da globalização e os seus desafios

Por:   •  3/4/2015  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

A dimensão comercial da globalização e os seus desafios

A realidade do desenvolvimento comercial e o desafio na dimensão global reabrem novas discursões em torno da real condição do crescimento da pobreza mundial, expressando um processo no fluxo comercial.

Para muitos países a divisão internacional do trabalho e as vantagens comparativas do comércio internacional estão alterando significativamente as relações comerciais entre eles. Para as empresas, a globalização abriu novas  fontes de tecnologia, trabalho e difusão dos seus produtos e serviços, acelerando o processo de fusão e incorporação de empresas. Observa – se uma concentração do capital e uma expansão das empresas multinacionais, novas marcas mundiais e tecnologias próprias avançam na maioria dos países.

Para as pessoas abre novas perspectivas e modalidades de trabalho, muitas tarefas podem ser realizadas, graças à internet.

O crescimento econômico favoreceu os pobres, porém não solucionou o problema da pobreza no mundo. O grande desafio da globalização, entretanto, continua a ser a distribuição de renda entre países e entre pessoas. Observa-se que, na avaliação do Banco Mundial, os países mais pobres, assim como os países em desenvolvimento, têm enfrentado diversas dificuldades para crescer e competir com os países mais ricos.

As soluções para modificar a realidade desse quadro mundial passam pela politica. A globalização deve estar a serviço da humanidade, os interesses econômicos devem estar subordinados a ética. Quando os interesses econômicos são privilegiados em detrimento aos valores humanos, éticos, surge à face perversa da globalização, assim, é importante tratar da globalização em termos de política internacional.

Por fim, ao analisar o texto de Gilson Schwartz é possível identificar que mesmo depois de tantas buscas e tentativas em torno de ações de combate ao crescimento da desigualdade e a persistência da pobreza mundial, requer novas soluções para um maior equilíbrio.  

Fonte de pesquisa: http://www.faap.br/revista_faap/rel_internacionais/rel_01/dimensoes.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com