TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO 2015 GESTÃO COMERCIAL

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Belenzinho

Centro de Educação a Distância

Curso de Tecnologia em Gestão Comercial

Processo Gerenciais - 1º Semestre

Tutor a distância Prof.ª Rafael Gustavo Di Luciano Quirino

Ana Carolina Gondim– RA 1238435645

Ana Paula Jeronymo – RA 0168598397

Eduardo Mencarini – RA 1246443911

Gisele Agostinha de Oliveira – RA 1221403289

Joselma Ribeiro da Silva – RA 1221385416

Vanderli Maria da Silva Santos –RA 1221396348

São Paulo / SP

2015

Sumário

1. INTRODUÇÃO

2.1 Estrutura Organizacional

2.2.1 Plano de Ação Estratégico e Tático

2.2.2 Capacitação

2.2.3 Capacitação específica para Diretoria e Gerência

2.2.4 Melhoria e Eficácia Gerencial

3. Recrutamentos

3.1 Liderança

3.2.1 Capacitação a Liderança Situacional

3.2.1 Eficiência X Eficácia

3.2.2 Equipe

3.2.3 Feedback

3.2.4 Programa de Capacitação e Desenvolvimento e Motivação para o Operacional

4. Considerações Finais

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (REMOVER HIPERLINK DOS SITES)

1 .INTRODUÇÃO

Devido à rápida transformação que as empresas estão obrigadas a fazer em um ritmo cada vez maior, faz-se cada vez mais necessário a adaptação de todos os colaboradores e principalmente dos líderes, pois esses é que vão orientar suas equipes no alcance dos objetivos necessários a manutenção e crescimento da empresa.

A antiga forma de gerenciar, onde o “chefe” detinha todas as respostas e simplesmente tomava conta do que os funcionários faziam está desaparecendo, e hoje foi substituída pela liderança que dá maior autonomia de decisão aos colaboradores, surgindo assim empresas que trabalham de forma mais humanista, conquistando maior competitividade a longo prazo, e um maior grau de motivação aos funcionários, levando-os a trabalhar de maneira mais produtiva, com satisfação e consequentemente trazendo melhores resultados para a empresa que fazem parte.

Dentro desse perfil, entende-se que a comunicação é um item fundamental nas relações de trabalho, principalmente por parte dos gestores, e não se resume a apenas falar, e sim transmitir ideias de forma clara, objetiva e principalmente amigável aos seus colaboradores, numa visão mais humanista. A troca de informações entre todos os níveis é primordial também nesse sentido.

"... Comunicação é o processo de transferir e receber informações. Informações são dados organizados que possibilitam a análise de situações e tomadas de decisões. É por meio da comunicação que as partes da organização articulam suas atividades para funcionar como um conjunto.

A comunicação entre as unidades de trabalho (ocupantes de cargos e departamentos) pode processar-se segundo diferentes padrões de interação: um a um, dois a dois, de um para um grupo, e vice-versa, de todos, e assim por diante..."(MAXIMIANO, 2000, P.282)".

Por sabermos que as organizações são compostas e geridas por pessoas, entende-se que a comunicação e, sem dúvida, fator fundamental para as relações interpessoais, e se tratando de administradores essa importância é dobrada. Comunicação não se resume apenas em falar, é necessário passar ideias, ser compreendido e aceito de forma clara, objetiva e amigável pelos seus colaboradores.

"… Comunicação é o processo de transferir e receber informações. Informações são dados organizados que possibilitam a análise de situações e tomadas de decisões. É por meio da comunicação que as partes da organização articulam suas atividades para funcionar como um conjunto.

A comunicação entre as unidades de trabalho (ocupantes de cargos e departamentos) pode processar-se segundo diferentes padrões de interação: um a um, dois a dois, de um para um grupo, e vice-versa, de todos, e assim por diante…"(MAXIMIANO, 2000, P.282)".

O novo líder que pretendemos criar , não se julga infalível, é mais companheiro do que gerente, e deve entender que a distância hierárquica diminuiu em benefício do alcance de resultados.

2. Estrutura Organizacional

Figura 1: Organograma do Hoterdan Hipermercado

Fonte: CHIAVENATO Idalberto – Administração – Teoria, Processo e Práticas

3. Plano de Ação Estratégico e Tático

3.1. Capacitação

Uma empresa com foco em expandir, tem como principal objetivo, o cliente, que deve ser conquistado, fortalecendo com a empresa um vínculo de confiança, tendo isso em evidência é necessário uma equipe bem treinada e capacitada para atuar em suas respectivas áreas.

Os funcionários devem ser capacitados através de orientações, tendo o objetivo de disponibilizar o conhecimento, para assim obterem as habilidades necessárias, buscando a mudança comportamental a fim de alcançarem as metas solicitadas pela Empresa.

3.2. Capacitação específica para Diretoria e Gerência.

Dentro dos conceitos de Diretoria e Gerência, o processo de capacitação tem como objetivo o desenvolvimento de um líder, que tem como foco a eficácia e harmonia em equipe, para obter um alto desempenho. O processo de capacitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com