TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade, Cidadania e Direito

Por:   •  26/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

Curso:

Bacharelado em Administração

Nome da Disciplina:

Diversidade, Cidadania e Direito

Tutor a Distância:

[pic 1]

“Roteiro: Relato de experiência – diversidade cultural na escola”

        Autores: Amanda

                  Cícera

                  Cleonice

                  Elisângela Ribeiro de Brito

                  José Avelino

                  Mariane Silva Barbosa

     

 

BOM JESUS -2019

ROTEIRO:

  1. CENA 01: INTRODUÇÃO A DIVERSIDADE ESCOLAR
  • Abertura: Apresentação da temática de diversidade cultural na escola, abordando na atualidade como está presente.
  • Imagens: introdução de diversidade na escola;
  • Personagem 01: José Avelino - Apresentador
  • Ambiente: Sala de aula;
  • Horário: Noturno
  • Ambientação: Sala com luz habitual de iluminação artificial por lâmpadas, a câmera estará posicionada na frente do apresentador;
  • Sonorização e trilha sonora: voz do apresentador com entonação interrogativa sobre a temática abordada;
  • Indicação de corte: após as cenas de imagens e da fala da personagem 01;
  • Falas:

-(Jose Avelino): fala sob as imagens; com os seguintes descritivos: A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores.

É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população.

O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.

- (José Avelino): Fala do apresentador:

Esse por ser um tema de extrema importância, foi o tema escolhido pelo nosso grupo para a abordagem em sala de aula, pois aqui traremos um relato de experiência dessa diversidade cultural, de forma que foi bem traumática para a aluna por ser de naturalidade nordestina e ter se mudado para o interior goiano, já que os alunos devem ter conhecimento e ser sensibilizados da diversidade cultural do país.

– Personagem 01 (José Avelino): Boa noite, Maria das Graças, estamos aqui hoje para escutar um pouco da sua história sobre as dificuldades que a senhora enfrentou na sala de aula, há mais ou menos 20 anos atrás quando se mudou para Goiás, em busca de estudos.

  1. CENA 02: RELATO DE EXPERIÊNCIA
  • Nesta cena a personagem 02 fará o relato de sua experiência quando se mudou para o interior goiano e sofreu preconceito cultural, por sua forma de expressar e relatou como enfrentou a questão;
  • Personagem 02: Maria das Graças – Relatora;
  • Ambiente: Sala de aula;
  • Horário: Noturno
  • Ambientação: Sala com lâmpadas apagada, com luz apenas de uma lanterna de modo a que o ambiente fique em penumbra e não seja feita a identificação da segunda personagem (Maria das Graças); a câmera estará posicionada na lateral da relatora;
  • Sonorização e trilha sonora: voz do personagem 02, sem uso de músicas ou outros recursos;
  • Indicação de corte: após a fala da personagem 02;
  • Falas:

- Entrevistador – Personagem 02 (Maria das Graças): Eu sou nordestina, nasci na cidade de Crato, no Ceará, e me mudei para Bom Jesus, em janeiro de 1994, acompanhada de uma tia e duas primas, viemos em busca de uma vida melhor, estudar e trabalhar;

Sempre tive o sonho de estudar e me formar, já que meu pai sempre me dizia sobre a necessidade, já enfrentei muitas dificuldades no Nordeste até os meus 14 anos, andava muitos quilômetros a pé para ir estudar na zona rural.

E sempre cresci ouvindo minha mãe dizer que em Goiás era bom, pois tinha uma tia, que já morava em Bom Jesus há mais de 20 anos naquela época e que tinha uma vida melhor.

Quando chegamos em Bom Jesus, comecei a trabalhar e estudar, esperançosa, já que estava mais fácil de realizar meus objetivos, fiz a matrícula no colégio estadual, no 7º ano, e fui estudar no período noturno, pois tinha que conciliar o trabalho com os estudos.

Tentei estudar, porém na sala de aula todas as vezes que eu iria conversar, fazer uma leitura ou apresentar um trabalho, as pessoas começavam a rir de mim, e zombar devido meu sotaque nordestino característico da região, assim chorei muitas vezes, não queria mais voltar a sala de aula, e desisti nesse ano.

Porém como minha vontade era grande, no ano seguinte retornei aos estudos, no mesmo colégio, porém mais uma vez sendo frustrada devido as inúmeras zombações, me causando pânico e muito medo todas as vezes que eu tinha que me manifestar, mesmo com o apoio de alguns professores, e eles corrigindo  e mostrando sobre essa diversidade cultural os alunos não foi fácil e parei pela segunda vez, sofrendo com esse preconceito e me sentindo diminuída perante aos outros e frustrada com meu sonho.

Passado alguns anos, já com mais maturidade voltei a mesma escola, porém com o mesmo medo, pelas tentativas anteriores frustradas, fiz o 7º e 8 ano e conclui o ensino fundamental.

No ano seguinte me casei, e com a rotina do lar parei novamente os estudos.

Porém a vontade de me formar ainda era grande, assim voltei a escola e fiz o EJA, consegui concluir o ensino médio, mais de 10 anos após ter parado de estudar pela última vez, e logo em seguida já iniciei a faculdade de pedagogia, nesse período ainda me sinto tímida, e com receios, porém fui apoiada por alguns professores que me encorajaram a vencer, mas principalmente minha força de vontade, já que meus pais sempre me incentivaram a estudar, e hoje estou concluindo minha pós-graduação e me sinto vitoriosa por ter enfrentado os obstáculos e conseguido me formar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (555.5 Kb)   docx (484.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com