TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA E MODELOS DE GESTÃO

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.203 Palavras (17 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

 

1-INTRODUÇÃO.............................................................................................4

2- ECONOMIA E MODELOS DE GESTÃO ...................................................6

2.1-Aspectos relacionados ao mercado da empresa/organização.

2.2- Descrição da empresa em termos de estratégia operacional e

        econômica.

2.3 - Razões da escolha da Região

2.5- Estrutura da Empresa e Áreas Funcionais

3 - ÉTICA, POLÍTICA  E SOCIEDADE..........................................................9

3.1-Descrição do Princípio Ético da Organização.

3.2-Análise da promoção e manutenção da cultura ética entre os

      funcionários

4 - RELAÇOES INTERPESSOAIS...............................................................11

4.1-Descrição  da comunicação empresa x empregado

4.2-Identificar e descrever principais barreiras e propostas de solução.

4.3-Identificar competências individuais necessárias para atuar na

       empresa, em nível operacional, tático e estratégico.

5-TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO..................................12

5.1- Entrevista com o responsável pela empresa.

6- COMENTÁRIOS DO GRUPO...................................................................14

7- CONCLUSÃO...........................................................................................15

8 - REF. BIBLIOGRAFICAS ........................................................................16


   1 -   INTRODUÇÃO

O objetivo desde estudo, além da função de ser parte integrante do conteúdo e disciplinas exigido pela instituição, mostrará o conteúdo ministrado durante o curso e colocado em discussão durante a pesquisa do trabalho.

O propósito é ampliar nossos conhecimentos na prática, observando e interligando dados da empresa pesquisada e a proposta do trabalho

Os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações a buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes.

O sucesso das organizações modernas depende muito do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual.

A real vantagem competitiva no mercado não esta somente representada no financeiro ou nos altos investimentos em tecnologia, mas sim nas pessoas que compõem a organização, que movimentam tudo isso no cotidiano.

Em um mundo de negócios caracterizado pela exploração da inovação tecnológica, pela globalização dos mercados, pela forte competição entre organizações, pela gradativa e intensa desregulamentação dos negócios e pelas mudanças demográficas, políticas e culturais – que provocam mudanças rápidas, turbulência e incerteza – as organizações precisam ser rápidas, ágeis e eficazes.

A área de recursos humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro de uma organização.  Há pouco tempo atrás, o departamento de RH atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.

Hoje o cenário é diferente, os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. A gestão de pessoas visa à valorização dos profissionais e do ser humano, acima de tudo.

Este estudo nos traz a reflexão sobre a prática do aprendizado.

        IDENTIFICAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DA CIDADE SEDE

A cidade de Sorocaba localiza-se na região sudeste do estado de São Paulo, a 92 quilômetros de distância da capital do Estado. As principais rodovias de acesso são a Castelo Branco (SP-280) eRaposo Tavares (SP-270).

O declínio da indústria têxtil fez com que a cidade buscasse novos caminhos

e Sorocaba registra, hoje, uma diversificação econômica raramente vista em outros municípios brasileiros. Sorocaba é a quinta cidade em desenvolvimento econômico do estado com um bom produto interno bruto (PIB). Existem  em Sorocaba cerca de 1 700 indústrias instaladas, 15.300 pontos de comércio, 9 900 prestadores de serviço e 25.000 trabalhadores autônomos.

As principais atividades econômicas são: indústrias de máquinas, siderurgia e metalurgia pesada, indústria automobilística, autopeças, mecânicas, indústrias têxteis, equipamentos agrícolas, químicas, petroquímicas farmacêuticas, papel e celulose, produção de cimento, energia eólica, eletrônica, ferramentas, telecomunicações entre outras, tornando-se assim uma cidade dinâmica e de boa situação econômica.

Na área da Educação Sorocaba conta com 9 Universidades, sendo 7 privadas e 02 públicas, sendo uma delas considerada  uma das melhores do país.

Na área da Saúde é servida com uma boa infraestrutura contando com  serviços médicos-hospitalares mais diversificados possíveis com especialidades em todas as áreas, principalmente em transplantes de córnea e rim.

A logística de transporte em Sorocaba é estratégica. Os empresários têm a sua disposição várias estradas em ótimo estado de conservação que se ligam a outros centros como São Paulo, Campinas, Jundiaí e Santos. A cidade dispõe de um dos mais movimentados aeroportos de cargas do Brasil com empresa de táxi aéreo operando vôos executivos para vários destinos. Sorocaba conta também com um Porto Seco (EADI – Estação Aduaneira do Interior) onde mercadorias podem ser armazenadas e despachadas para vários lugares. Sorocaba exporta boa parte de sua grande produção.Segundo dados do Censo 2010 IBGE, a população de Sorocaba é de 586 625 habitantes. Houve crescimento de 18,81% em relação ao ano de 2000. Há ampla predominância urbana da população em Sorocaba. A renda mensal familiar média é de R$ 2.247,00 mensal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (221.3 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com