TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMPRESA COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ANALISANDO A EMPRESA 4

2.2 A ESTATÍSTICA NO CONTEXTO EMPRESARIAL 9

2.3 A EMPRESA COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA 10

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O trabalho que segue foi elaborado com o objetivo de mostrar como o sistema econômico é importante e fundamental para uma gestão eficaz das empresas e também apresentar de forma sucinta, o uso das ferramentas estatísticas no âmbito empresarial, uma vez que as mesmas possibilitam tomadas de decisões acertadas, menores riscos e maior rentabilidade para as empresas. Para isso baseamos em bibliografias renomadas e tomamos como referência uma empresa do comércio varejista, do centro da cidade. Embora, não seja destacada a razão social da empresa, entendemos que os dados por ela fornecidos foram à matéria-prima básica para que pudéssemos exemplificar onde a teoria estudada pode ser aplicada com eficácia. Diante de um cenário cada vez mais dinâmico vivenciado pelas organizações de um modo geral, o desempenho dessas está mais do que nunca, associado à capacidade de posicionar-se corretamente perante os desafios de um ambiente em contínua transformação, exigindo assim revisões constantes de metas e planejamentos estratégicos em todas as áreas das organizações. Embasando-se nas teorias econômicas e nos conteúdos estudados, realizamos uma pesquisa bibliográfica e realizamos uma revisão de literatura, pautando-se nos autores que abordam a importância da economia e das ferramentas estatísticas para o sucesso das organizações. Esta atividade tem como finalidade apresentar os resultados de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo realizada no curso de Administração de Empresas referente ao conteúdo das disciplinas estudadas no semestre. O tipo de pesquisa a ser realizado será o bibliográfico que poderá utilizar para sua elaboração: livros, artigos de periódicos e internet; Para a pesquisa de dados serão utilizados os métodos de pesquisa: qualitativa apoiado no método de estudo de caso e quantitativa com base nos números fornecidos pela gestão da própria organização;

A pesquisa pratica será feita através de entrevista pessoal, visita à organização escolhida, por telefone e e-mail, conforme a necessidade e a disponibilidade do gestor da empresa. As referências bibliográficas deste trabalho constam nas Referências, onde mencionamos os autores que deram apoio ao desenvolvimento dos temas citados nos capítulos. Além do relato da conclusão percebida também foram emitidas sugestões de uso de conceitos para que a empresa possa obter melhores resultados.

2 DESENVOLVIMENTO

A administração mostra nos dias atuais que é uma das áreas do conhecimento humano com maiores obstáculos e desafios a superar sendo estes diferentes a cada etapa da evolução da sociedade. O processo de administrar é importante em qualquer escala de utilização e em resumo todos administram nas mais variadas escalas de utilização de recursos para atingir objetivos (MAXIMINIANO, 2000, p. 29).

2.1 ANALISANDO A EMPRESA

Fruto de uma necessidade natural de evolução, a empresa 1001 Embalagens iniciou suas atividades a partir da identificação de uma carência no mercado de embalagens e artigos para festas na região. Como na cidade não se encontrava no comércio uma loja com a qualidade desejada pelos consumidores, o empreendedor resolveu investir em um negócio que suprisse essa carência e ao tempo oferecesse um bom potencial de lucratividade. A partir daí todos os esforços foram direcionados para o sucesso da empresa, cuja filosofia é o atendimento pleno das necessidades do cliente.

O ambiente de uma empresa é constituído de participantes e forças externas a ele que afetam a capacidade da administração e desenvolver para assim manter bons relacionamentos com seus clientes-alvo. Ele oferece tanto oportunidades quanto ameaças. Empresas bem sucedida sabem a importância de estar sempre observando e se adaptando ao ambiente em mutação.

A empresa 1001 Embalagens atua há algum tempo no mercado local, comercializando embalagens, artigos para festas e guloseimas, oferecendo produtos das mais diversas marcas e qualidades. Conta com um estoque variado e acompanha as tendências atuais de um mercado cada vez mais competitivo e de um público exigente. O diferencial da empresa é o atendimento de qualquer demanda de clientes, aliado a uma flexibilidade de seus processos para atendimento dessa demanda.

A análise externa da empresa tem por finalidade estudar a relação entre a empresa e seu ambiente no que se refere às oportunidades e ameaças, bem como sua atual posição no mercado e prospectivas para o futuro. O sistema organizacional corresponde a um sistema que contém elementos humanos e materiais empenhados, coordenadamente, em atividades orientadas para resultados, ligados por sistemas de informação e influenciados por um ambiente externo, com o qual o sistema organizacional interage permanentemente. Tudo o que exemplificamos como organização: empresas, universidades e escolas, entre outros, são sistemas organizacionais, pois satisfazem a essa definição.

Um ponto importante dessa definição é o ambiente externo. Nenhuma organização está isolada, mas inserida num ambiente externo que atua sobre ela e sobre o qual ela também age. Ao elaborar seus planos a empresa os faz considerando o ambiente de modo a modificá-lo em seu favor. Isso faz com que as organizações sejam caracterizadas como sistemas abertos.

O ambiente geral ou macro ambiente é um amplo sistema que envolve as organizações, abrangendo os aspectos demográficos, científicos, tecnológicos e ecológicos, físicos, políticos, econômicos, sociais e culturais. Ele interage permanentemente com a organização e esta procura influenciá-lo, mas sua capacidade é relativamente limitada. Na análise macro-organizacional, contudo, há uma tentativa em procurar distinguir os elementos que são diretamente relevantes para a organização daqueles que a influenciam indiretamente. O ambiente específico ou operacional, por sua vez, varia dependendo das atividades da organização, tais como os produtos e os serviços oferecidos e os mercados atendidos. Os elementos, do ambiente especifico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com