TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENTREVISTA Mercado de reparação automotiva

Por:   •  22/4/2015  •  Monografia  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4.

Tudo Vale a Pena Basta tentar ..................................................................................4.

A Busca do Equilibrio...................................................................................................5

Organograma...............................................................................................................6

Cuidando do meio ambiente.........................................................................................7

Custos da empresa (ciclo)............................................................................................8

Proposta de intervenção...............................................................................................9

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

4 BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

Minha entrevista foi desenvolvida após muita pesquisa de mercado, pois a empresa na qual verifiquei é a mais reconhecida em minha cidade (Ipatinga) onde os seus empreendedores não só atuam como grandes empresários, como também o fundador da empresa é um escritor, compositor e cantor. Nessa entrevista você poderá conhecer um pouco da história de uma paixão de um homem em lanternar e corrigir todos os arranhões de veículos, principalmente de Fuscas, sua grande paixão.

Desenvolvi uma profunda e inédita entrevista sobre suas vidas profissionais e seus grandes sonhos como empresários, amigos e escritores.

O maior objetivo e entusiasmo que encontrei nessa entrevista são o carisma, a vontade de vencer na vida e a paixão por construir um “império” no qual eles construíram sem passar por cima de ninguém, sendo sempre humildes e companheiros da cidade. Proporcionar a vocês como um simples funileiro se tornou dono do seu próprio negócio, passando por varias dificuldades, utilizando de casa de aluguel e fazendo em seu terreiro um espaço para recuperar veículos para poder sustentar sua família.


[pic 15]tudo vale a pena, basta tentar

Em 1978, muda-se para Ipatinga-MG a família de Romero Morais Firmino.

Romero um eterno apaixonado por fuscas e um grande funileiro juntou suas duas paixões e abriu nos fundos de sua pequena casa construída de próprio punho e de tabuas uma oficina de lanternagem e pintura. Sua vinda para Ipatinga com sua família ainda lhes guardava muita coisa.

A Oficina do Romero, assim como registrada e conhecida, foi crescendo, onde Sr. Romero teve que se mudar novamente.Com o crescimento da empresa ele, junto com a ajuda de sua esposa Ângela Maria, fizeram um empréstimo pelo banco BNDS, para construir uma casa e uma oficina no bairro Iguaçu. Desde então, a oficina não parou de crescer.

Como a Oficina do Romero estava grande e com vários planejamentos, as maiores seguradoras de veículos a credenciou para poder reformar os veículos na qual lhe proporcionava varias vantagens.

Romero e Ângela têm três filhos: Leonardo, Rafael e Homero. Leonardo o mais velho trabalha com seu pai desde os 15 anos. Rafael começou com a mesma idade e Homero apenas começou a trabalhar na Oficina depois que se formou no 2º grau cientifico. Romero faleceu em Outubro de 2011, mas antes de ir deixou para seus filhos e sua esposa um livro de poesia, publicado no mesmo ano de sua morte chamado “A NOITE DO POETA”, no qual foi feito varias publicações e está a venda na própria empresa.

A Busca do Equilíbrio

A entrevista foi realizada com Sr. Leonardo Morais Firmino, uma pessoa empreendedora, pois iniciou seu primeiro negócio aos 15 anos juntamente com seu pai, na oficina de lanternagem que fora construída nos fundos de sua casa em 1978 na cidade de Ipatinga-MG.

Ele o filho mais velho de Sr. Romero Lamego, falecido em outubro de 2011 conduz de maneira eficaz o sonho de seu pai, juntamente com seus irmãos e com a ajuda de sua mãe. Leonardo, não é formado em administração e não terminou seus estudos, devido ter ido aprender o oficio de lanternar carros com seu pai, mas com o passar dos tempos adquiriu apenas a pratica e alguns conhecimentos sobre leis, direitos e deveres.

Segundo Leonardo, seu pai já era funileiro na cidade de Carangola-MG, antes de vim para Ipatinga. Aqui o Sr. Romero construiu uma pequena tenda para poder lanterna e pintar os veículos que naquela época a febre era os fuscas. A Oficina foi destinada a servir mão de obra para os veículos amassados.

Com 34 anos no mercado, é uma empresa conceituada, bem localizada e ganhadora de prêmios NOTORIUS.

Quando surgiu a Oficina do Romero, já havia a Oficina do Foicinha, na qual já era conhecida, mas que com o surgimento de um apaixonado não teve para ninguém. Leonardo gostava de ver o trabalho de seu pai, a magia com a qual ele retirava amassados e arranhões da lataria dos veiculo, então se tornou funileiro. Rafael, filho do meio cresceu estudou e se aprofundou em pintura automotiva e Homero, o filho caçula um apaixonado por computadores ficou com a parte de manutenção das redes da empresa.

A Oficina do Romero possui seis setores: funilaria, pintura, tapeçaria, limpeza, polimento e administração.

 Setor

Funcionários

 Funilaria

4

Pintura

5

Tapeçaria

3

Polimento

2

Limpeza

2

Administração

Funcionarios

Socios

3

NFs

1

Seguradoras

1

Financeiro

2

[pic 16] A grande Idéia de como organizar uma grande empresa

Com o crescimento da empresa, Sr Romero criou juntamente com sua esposa um organograma da empresa para poderem organizar bem e comandar a empresa.

ORGANOGRAMA

[pic 17]

 

[pic 18][pic 19]

                                                                                                               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com