TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRATÉGIA DELIBERADA E EMERGENTE

Por:   •  28/4/2018  •  Resenha  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 7

Estratégia DELIBERADA e EMERGENTE

Estratégia tendeu a ser tratada como “o que os líderes pretendem fazer no futuro”, ou seja, a concepção de processo analítico para estabelecer metas de longo alcance e planos de ação para a organização. Resumidamente: Formulação seguida de implementação. Porém essa é uma visão limitada, pois o processo precisa ser visto de forma mais ampla, considerando como as estratégias realmente tomam forma, ou seja, um "padrão no em um fluxo de decisões".

Fluxo de comportamento pode ser isolado e as estratégias identificadas como padrões ou consistências em tais fluxos, explorando a relação entre os planos e as intenções de liderança e o que as organizações realmente fizeram. Tanto o pretendido como o realizado foram rotulados como estratégia. 

Esses 2 conceitos e especialmente sua interação são o tema central da pesquisa:

Estudar a complexidade e variedade dos processos de formação de estratégia.

***1) Significado de estratégicas deliberadas:

Para ser considerada deliberada pura, 3 condições:

  1. Intenções precisas e detalhadas
  2. Aceitabilidade dos líderes e compartilhamento/disseminação entre os demais
  3. Realizadas exatamente como planejadas, para isso o ambiente deve ter sido perfeitamente previsível.

Sendo assim é improvável que encontremos estratégias perfeitamente deliberadas nas organizações, mas algumas estratégias chegam perto em algumas, se não em todas as dimensões.

(Preciso, concreto, explícito e compartilhado)

Estratégia planejada:

Planejamento sugere intenções claras e articuladas, apoiadas por controles formais para garantir a sua busca em um ambiente favorável. Nesse tipo: líderes no centro da autoridade formulam suas intenções o mais precisamente possível, se esforçam para sua tradução em ação coletiva, como um plano, e para evitar qualquer distorção esse plano possui alto nível de detalhamento. Considerando orçamento, horários e etc. os que estão do lado de fora desse processo podem interferir, porém o mínimo possível.

Programas que guiam o comportamento são embutidos no plano, e são instituídos controles formais para garantir a condução do plano. Porém o plano não tem utilidade se não puder ser implementado no ambiente, que deve ser, se não controlável, ao menos previsível.

Galbraith 1967 descreve que algumas organizações são poderosas o suficiente para impor seus planos nos ambientes, outras são capazes de prever seus ambientes com suficiente precisão para prosseguir com as estratégias deliberadas. Porém muitas organizações assumem que os ambientes permanecerão estáveis.

Porém muitas estratégias tem origem em visões já existentes, copiadas do padrão das indústrias, como se fossem receitas, tornando-se assim programações.

***2) Significado de estratégias emergentes:

Para que seja puramente emergente deve haver consistência de ordem (sem intenção) em decorrência do tempo, porém é difícil imaginarmos ausência total de intenção. 

***3) Outros tipos de estratégias que apareceram em estudos empíricos, apresentando diferentes graus de deliberação ou emergência.

  1. Empreendedora

Um indivíduo no controle pessoal de uma organização é capaz de impor sua visão de direção. São bastante comuns em empresas empreendedoras que são rigidamente controladas por seus proprietários.

Consistência da ação: visão individual. 

Capacidade de impor sua visão sobre os demais (ordens diretas)

Ambiente cooperativo.

Mais comuns em organizações jovens ou pequenas, onde o controle pessoal é viável e é possível encontrar nichos relativamente seguros em seus ambientes. (A seleção de tais nichos é parte integrante da visão).

Em organizações grandes pode ser vista em situação de crise, onde os atores estão dispostos a seguir a direção de um único líder.

É deliberada porque intenções existem, apesar de não terem sido articuladas. 

Porém as intenções são mais difíceis de serem identificadas e menos específicas.

Em dois aspectos também pode ser caracterizada como emergente:

  1. A visão fornece apenas um senso geral de direção. Dentro dela há espaço para adaptação, os detalhes podem intervir no caminho. 
  2. Como a visão do líder é algo pessoal, pode ser alterada completamente, ou seja, o líder pode reagir ao feedback sobre ações passadas ou novas oportunidades ou ameaças do ambiente, podendo reformular a visão.

É essa adaptabilidade (flexibilidade) que distingue estratégia empreendedora da estratégia planejada. 

Geralmente a tendência das estratégicas empreendedoras é a estratégia planejada, a medida que as organizações crescem se tornam mais formalizadas, e as visões base do planejamento.

  1. Ideológica 

A visão pode ser tanto coletiva quanto individual, ocorre quando os membros de uma organização se identificam tanto com ela que a buscam como uma ideologia. O padrão de comportamento torna a estratégia claramente identificável. 

Geralmente podem ser consideradas deliberadas. Porém as intenções parecem ser claramente organizacionais, enquanto as estratégias planejadas e empreendedoras emanam de um centro e são aceitas passivamente pelos demais. 

A visão pode ser adaptada ou alterada, porém a visão coletiva é muito mais imutável que a individual, principalmente por se tratar de uma ideologia, as pessoas resistem a mudá-la. É improvável que o ambiente imponha mudanças, pois por se tratar de uma ideologia, as pessoas estão empenhadas em promover as mudanças necessárias no ambiente.

Por essas razões a estratégia ideológica seria a mais altamente deliberada, exceto a planejada. 

  1. Guarda chuva 

Mas estratégias se originam de restrições. O guarda chuva coloca limites nas ações e fornece senso de direção.

Os que formulam a visão, não possuem controle sobre a sua implementação, líderes possuem apenas controle parcial, com intenção de direcionar, guiar, persuadir ou cutucar os outros com ideias próprias. Monitoram o comportamento dos outros atores para avaliar se os limites estão sendo respeitados. Caso estejam fora dos limites à liderança tem 3 opções:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com