TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ETICA E CHOQUE CULTURAL

Por:   •  1/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

𝓢𝓴𝓲𝓶𝓶𝓲𝓷𝓰[pic 1]

Nomes: Maria Eduarda Gomes Alberto;

              Maria Gabriela Siqueira;

              Júlia Prearo;

              Caroline Coutinho da Silva.

PODCAST: https://youtu.be/xH-jvnIvjn8

Tópico 1: Skimming e suas características.

 No Skimming não procuramos apenas palavras ou tópicos específicos, mas sim, informações importantes presentes em um texto amplo. Este estilo de leitura é muito praticado por estudantes, quando é preciso ler um livro, uma apostila ou um texto com diversos conteúdos para responder um questionário, por exemplo. Você, ao invés de ler o texto completo, lê a questão e posteriormente se dirige a leitura já procurando aquilo que você deseja saber. O mesmo fazemos quando estamos estudando determinado conteúdo para fazer uma prova: grafamos com o marca texto as partes principais, sem nos preocuparmos com os detalhes. Para isso utilizamos a técnica skimming.

Um exemplo disso é o que podemos praticar com frequência ao pesquisarmos um assunto no Google: em vez de digitar a dúvida completa no buscador, utilizamos palavras-chave sobre o assunto. A partir disso, a plataforma destaca e prioriza nas primeiras posições os conteúdos que mais podem se relacionar com sua busca.

Além disso, a mesma lógica se aplica ao pesquisarmos um capítulo específico de um livro no sumário e por meio das palavras-chave encontradas ir até um assunto. E ainda, quando procuramos a tradução de palavras em um dicionário, ou até mesmo a folheação de livros e revistas.

Busca-se nessa estratégia detectar o sentido geral do texto por meio de dicas como cognatos, falsos cognatos, palavras conhecidas, termos destacados. Nesse sentido, o conhecimento prévio da língua inglesa é muito importante para a execução dessa prática.

Tópico 2: Conhecimento Prévio, Inferência e Marcas Tipográficas e por que usamos elas nas técnicas Skimming.

Conhecimentos prévios são os saberes ou as informações que temos guardados em nossa mente e que podemos acionar quando precisamos. Dito dessa forma, parece simples: temos informações disponíveis, que recuperamos quando queremos. Em relação ao ambiente escolar essa prática didática, de acionar o conhecimento prévio, muito discutida em reuniões pedagógicas e de pais, não é apenas uma escolha que reflete a escuta do professor, é muito mais que isso. O conhecimento prévio possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor, no decorrer do processo.

Inferência – quando você se depara com uma palavra desconhecida, você pode tentar adivinhar seu significado através do entendimento do contexto, isto é, prestando atenção à frase em que essa palavra aparece e também observando as orações anteriores e posteriores. A inferência também é usada para “lermos nas entrelinhas”, ou seja, para compreendermos mensagens que não estão explicitamente expressas em um texto. Para isso, temos de ler as sentenças como um todo, e não palavra por palavra.

Inferência é uma dedução feita com base em informações ou um raciocínio que usa dados disponíveis para se chegar a uma conclusão. Inferir é deduzir um resultado, por lógica, com base na interpretação de outras informações. Inferir também pode significar chegar a uma conclusão a partir de outras percepções ou da análise de um ou mais argumentos.

As marcas tipográficas são elementos que, no texto, transmitem informações nem sempre representada por palavras. Reconhecer as marcas tipográficas representa um grande auxílio à leitura. O aspecto visual, as ilustrações, gráficos, tabelas, o tipo de letra usado, letras maiúsculas, palavras em negrito ou itálico, as aspas, os números, uma pontuação específica, etc., tudo isso pode nos dar dicas importantes para ajudar a descobrir mais sobre o conteúdo de um texto.

Por que usamos eles na técnica Skimming?

O conhecimento prévio ajuda na compreensão rápida do texto lido, como saber um pouco da língua escrita.

A inferência é uma dedução feita na leitura de um texto: O resultado da compreensão depende da qualidade das inferências geradas. O leitor infere ao associar as informações explícitas aos seus conhecimentos prévios e, a partir daí, gera sentido para o que está, de algum modo, informado pelo texto ou através dele.

E as Marcas tipográficas usamos em textos para ajudar na construção da compreensão da leitura, essas marcas ajudam a focar nossa concentração em palavras chaves, coisas importantes e leitura não verbal, que acaba influenciando a leitura mais rápida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com