TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Brasileira

Por:   •  23/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1 INTODUÇÃO À ECONOMIA

A origem da palavra economia é derivada do grego oikosnomos, onde Oikos significa casa e nomos lei, ou seja, se delimita á administração de uma casa ou Estado. (MARCO VASCONCELOS; MANUEL GARCIA, p.1)

A economia é considerada uma ciência que tem por objetivo alocar recursos que estão em estado de escassez, dando orientações com base em teorias e informações. Ela é quem define o que, como e para quem realizar uma determinada produção. (ERALDO SILA; JOAQUIM O. NETO, p.13, 1996)

Economia é a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decide (escolhem), empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. (MARCO VASCONCELOS; MANUEL GARCIA, p.2)

A Economia é uma ciência interdisciplinar, tanto interna quanto externamente, ela possui ligações que vão desde a matemática até a psicologia. (MARIA NEVES,1993)

2.2. CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Em 2015 a economia brasileira começou um tanto quanto conturbada, o PIB (Produto Interno Bruno), apresentou uma queda significativa de 3,8%, considerado uma de suas maiores quedas na história. Porém devida a grande crise política no início desse semestre, não foi possível ver uma melhora significativa. Nos primeiros meses deste ano o PIB teve variações negativas, a expectativa de que ele tivesse uma alta significativa, porém ele entrou em queda, ao comparar com o primeiro trimestre de 2015 ele teve queda de 5,4%. (NATÁLIA KENUPP,2016)

Para a classe operaria os números também não foram nada favoráveis, com a provável crise econômica e política que afligiu o Brasil, principalmente depois de vários meios policiais de tentar combater a corrupção interna o mercado de trabalho convencional acabou por entrar em queda. Os aumentos de demissões cresceram fortemente desde o ano de 2014, continuaram no ano seguinte e pioraram ainda mais no ano de 2016. Muitas empresas faliram e fecharam suas portas, fazendo que com que os trabalhadores brasileiros procurassem o trabalho informal para sobreviverem. (AARÃO SILVA,2016)

Com a decadência da atividade econômica, reunida como outros fatores, como a queda na taxa de empregabilidade, altas inflações, grandes taxas de juros confirmam um cenário de recessão econômica no pais, junto com uma grande crise política que ainda não teve solução. Mas essa crise não é só pertencente ao Brasil, segundo Celina Ramalho, a economia global passa por uma grande mudança rápida, o que incluiu economias tradicionalistas como as da União Europeia e dos EUA. (NATÁLIA KENUPP,2016)

“O esforço da recuperação da economia norte-americana é bastante questionável, com morosidade para se recuperar e, ao mesmo tempo, não apresenta um padrão de recuperação expressivo que traga características da hegemonia que tinha há até 30 anos atrás” (CELINA RAMALHO, 2016)

2.3. CRISE ECONÔMICA E EFEITOS NO MERCADO DE TRABALHO

https://vademecumdireito.files.wordpress.com/2013/04/vasconcellos-e-garcia-fundamentos-de-economia-1.pdf

http://www.esgt.ipt.pt/download/disciplina/3035__Introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20economia.pdf

http://www.aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php?file=%2F220103%2Fmod_resource%2Fcontent%2F1%2FFundamentos%20de%20Economia%20-%20Vasconcellos%20e%20Garcia.pdf

file:///C:/Users/juliana.c/Downloads/Revista%20Economistas%2020%20-%20Junho%20de%202016.pdf

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com