TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Brasileira

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

                [pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC VIRTUAL

DISCIPLINA: Economia Brasileira  

PROFESSORA: Claudio Azevedo Peixoto Junior

Acadêmico: Francisco Renato de Lima Gadelha

ATIVIDADE DE PORTFOLIO

ORÓS-CE

2017

FRANCISCO RENATO DE LIMA GADELHA[pic 4]

ATIVIDADE DE PORTFOLIO

Atividade para postagem em portfolio para obtenção de nota na disciplina de Economia Brasileira.

ORÓS-CE

2017

[pic 5]

“A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. ”

Código de Ética do Servidor Publico

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

A crise da Dívida Externa no início da década de 1980 modificou as prioridades das políticas econômicas do governo militar, com o setor externo ganhando o foco principal na formulação das políticas econômicas. Como a herança do II PND contribuiu para isso?

O II Plano Nacional de Desenvolvimento, foi um plano econômico brasileiro, lançado no final de 1974, instituído durante o governo de do general Ernesto Geisel, com a finalidade de estimular a produção de insumos básicos, bens de capital, alimentos e energia. Foi uma resposta a crise econômica de decorrente do primeiro choque do petróleo, no fim do chamado milagre econômico, onde por 6 anos as taxas de crescimentos eram superior a 10%.

Apesar dos investimentos feitos, o II PND não obteve o êxito que pretendia e a dívida externa do Brasil aumentou consideravelmente no período de vigência do Plano. Após o governo de Geisel assumiu o general João Figueiredo. Assumia o Ministério da Agricultura Simonsen, esse por sua vez buscou garantir um reajuste de 70% para os preços da safra agrícola de 1980, minando os esforços para conter a inflação. Sem dar resultado imediato, o plano de austeridade foi abandonado poucos meses após seu lançamento.

O governo repetiu as políticas que tinham dado certo nos anos do milagre, liberando crédito e desvalorizando o câmbio para dar um empurrão nas exportações. Mesmo assim a recessão foi inevitável. Muitas das politicas adotadas anteriormente causaram grandes desequilíbrios nas finanças do país, com a tentativa de retirar da iniciativa privada muitas indústrias existentes no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com