TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Brasileira

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

A partir do que foi visto na disciplina de Economia Brasileira responda as questões abaixo.


1) Caracterize as principais transformações econômicas ocorridas no período de 1930 a 1964.

Neste período se instalou no Brasil a fase do populismo, onde o Estado adquiriu características patrimonialistas, onde o público se tornou quase que uma extensão do privado. Durante o governo de Getúlio Vargas, a partir de 1930, o governo brasileiro se fortaleceu, centralizando as decisões e retirando o poder das regiões. A economia nacional deixou de ser baseada somente na agricultura, ocorrendo um maior desenvolvimento da indústria, motivada pela Grande Depressão. Começou o processo induzido de industrialização por substituição de importações. Durante o governo de Eurico Gaspar Dutra foi dada a continuidade aos objetivos de modernização econômica iniciados na era Vargas, cujo governo tinha criado uma série de organismos com o objetivo de institucionalizar a política industrial do país (ex: Companhia Vale do Rio Doce, IBGE, o Conselho Nacional do Petróleo, etc.). Nos governos seguintes, de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek, continuou-se a busca pela expansão da infraestrutura do território nacional, com a criação do BNDE, da Petrobras, criação do Plano de Metas, a construção de Brasília, etc. Ocorreu assim um grande endividamento do país e um aumento desenfreado na inflação; e mesmo com a tentativa de reformas de base no país durante o governo de Goulart, em 31 de março de 1964 ocorreu o golpe militar, que perdurou até 1984.

2) Podemos afirmar que a desigualdade regional foi criada devido a que fatores? É possível superá-la diante do processo de concentração e centralização do capital?

     O principal fator que criou a desigualdade regional foi o processo de industrialização e modernização nas estruturas econômicas do Brasil, que ocasionou desemprego, subemprego, hiperinflação, etc., devido à concentração produtiva em certas regiões. Também, o caráter regressivo da estrutura tributária do país que taxa relativamente mais os mais pobres com impostos indiretos e exigindo pouca contribuição das camadas mais abastadas, quando o contrário se observa nos países mais desenvolvidos.

     Creio que por meio de políticas estratégicas visando expandir o desenvolvimento para o interior do País pode-se reduzir a disparidade regional no país. Isso pode se dar por meio da concessão de subsídios a investidores que proporem estabelecer suas empresas nas regiões menos desenvolvidas. Também, maior investimento na produção agropecuária e agroindustrial. Outro fator importante no enfrentamento da desigualdade regional e de renda no Brasil é implementar e aprimorar as políticas sociais de geração e de transferência de renda, bem como aumentar os incentivos ao microempreendedores.

3) Destaque as principais dificuldades enfrentadas pela economia brasileira na década de 80. Se necessário consulte outros artigos e livros na internet além do livro texto para responder a esta questão.

Após o “milagre econômico” do início dos anos 70 com o acelerado crescimento da economia do país sofreu com o choque do petróleo que fez seu preço subir quase 400% estagnou a economia brasileira o que acarretou uma forte onda de desemprego que assolou o país na década de 80. O PIB sempre caindo e a inflação chegando ao pico de 200% ao ano; a dívida externa chegou ao ponto de se usar 90% das receitas das exportações para tentar sanar a divida, devido à alta internacional dos juros. Assim, o Brasil entrou em uma forte recessão econômica que durou ate a década de 90.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com