TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Brasileira Contemporânea

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.472 Palavras (14 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 14

Lista de Exercícios 02 – Economia Brasileira Contemporânea

  1. Qual é a relação entre o título do capítulo 8 e a epígrafe do JK nesse capítulo?

O título do capitulo “Rompendo com a ruptura” diz respeito ao plano inicial de governo do Lula que afirmava buscar uma ruptura com a estratégia econômica do tripé macroeconômico de FHC (superávit, metas da inflação e câmbio livre) que logo em seguida foi alterado devido a insegurança e desconfiança criadas internacionalmente pelo mesmo. Assim, Lula rompeu com o plano de ruptura lançou um novo plano “Carta ao Povo” que contemplava medidas mais moderadas para diminuir a desconfiança. Tendo isso em mente a ligação com a epígrafe” não me cobrem coerência. Não tenho compromisso com o erro.” Está relacionada a esta falta de coerência nos dois planos propostos por Lula no início de seu governo e no que foi prometido, mas não cumprido.

Ruptura com a política econômica ortodoxa de FHC que buscava estabilizar a economia, romper com a ruptura foi lançar em 2001 proposta expansionista aumentando os gastos do governo em 5% do PIBem questões sociais e a renegociação da dívida (reduzir pagamento dos juros da dívida) levando a um cenário inseguro e de desconfiança. As causas que levaram ao rompimento foram os fatos concretos do efeito lula, a crise argentina e a vulnerabilidade externa. Não teve coerência em suas medidas, mas não teve compromisso com o erro por mudar a proposta.

  1. Quais foram os principais fatores que levaram o PT a mudar de discurso no ano de 2002? Explique cada um.

Os dois fatores mais relevantes que fizeram o PT mudar seu discurso foram, a crise Argentina no período de 2001 a 2002 que evidenciou o forte impacto de paralisação do crédito internacional resultante da tentativa de renegociação da dívida com o FMI e a desconfiança gerida por este fato, levando a uma forte fuga de investimentos. Outro fator foi a vulnerabilidade externa brasileira, ou seja, a dependência do Brasil em relação aos empréstimos do FMI e ao crédito externo, que caso fossem limitados ao país levariam a um cenário catastrófico com desvalorização do real por fuga de investimentos, que levaria a uma maior emissão de moedas e aumento da inflação.

  1. Cite e explique quais foram os impactos do chamado ”efeito Lula” em 2002.

Os principais impactos gerados pelo “Efeito Lula” foram o aumento do Risco – país criado pela crise de incerteza e desconfiança a partir da primeira proposta de governo Lula, levando também a uma fuga de investimentos. Outra consequência foi a desvalorização de 68% do real acarretada pelos dólares retirados e por fim um aumento na expectativa da inflação devido a expectativa de aumento dos gastos do governo em programas sociais. Por fim, diminuiu-se o investimento no mundo real levando a uma queda das ações das empresas.

  1. Quais foram as primeiras medidas econômicas do governo Lula em 2003? Qual é a relação entre essas medidas e as bandeiras históricas do PT?

As primeiras medidas tomadas pelo governo Lula evidenciaram a ruptura com as bandeiras históricas do PT, dando continuidade a ˜Carta do Povo ` e tomando medidas mais brandas, assim as primeiras medidas foram de Novo ajuste fiscal e “aumento da taxa de juros”. O primeiro passo foi definir Henrique Meirelles, ex presidente do Bank Boston que passava confiança, como presidente do Banco Central mantendo também toda a estrutura abaixo dele, mostrando continuidade a era FHC, outra medida foi a determinação das metas da inflação para o período de 2003 e 2004, aumento da taxa de juros e aumento na meta de superávit primário (para sinalizar que está buscando estabilidade tem compromisso com ela), buscando realocar os gastos para questões sociais e indo contra a principal bandeira do PT de investir em programas sociais.  Junto as políticas econômicas o governo também implementou mudanças estruturais através do envio ao Congresso da proposta de reforma tributária e o encaminhamento, em paralelo com a reforma tributária, da proposta de reforma da Previdência Social.

  1. Qual foi o modelo de política econômica adotada pelo governo Lula?

Há dois modelos, no primeiro governo tem se o modelo de desenvolvimento com estabilidade significando que em algum momento iria investir no bem-estar social, porém para isso também manteria a estabilidade. Já o segundo modelo de crescimento buscando aumentar o PIB, estimulando o consumo, crescimento baseado no consumo de massa, esse modelo se deu a partir da conjuntura internacional favorável e a expansão do crédito de consumo, democratização do consumo estimulado pelo crédito

  1. Cite e explique três principais fatores que explicam o desempenho econômico do governo Lula?

O desempenho econômico do Governo Lula deu-se a partir:

  • Da favorável conjuntura internacional, com o crescimento dos países emergentes e mais especificamente com o aumento da demanda da China por commodities que o Brasil exportava, observou-se uma melhora na balança comercial do país. Mesmo com as commodities apresentando uma alta dos preços houve uma reprimarazição da pauta da exportação brasileira. Com uma maior exportação e aumento do preço o governo observa uma maior liquidez, obtendo mais recursos para investir na empresa (aumento da liquidez internacional). Saldo da balança comercial positiva e crescente.
  • Investimento em políticas sociais aumentando o IDH (renda, capital humano e longevidade) melhorando educação através do PROUNI e renda (o índice de Gini) a partir do Bolsa família fazendo transferência de renda e longevidade investimentos na saúde  
  • Estimulando o consumo, crescimento baseado no consumo de massa, esse modelo se deu a partir da conjuntura internacional favorável e a expansão do crédito de consumo, democratização do consumo estimulado pelo crédito
  • Do forte controle da inflação realizado a parir das metas estabelecidas anualmente e a forte política monetária contracionista que definiu altas da taxa de juro, marcando quatro picos principais. O primeiro pico referente a pressão do dólar, o segundo ao aumento do preço das commodities e os outros dois últimos referentes a pressão da demanda esperada devido à crise.
  • Por fim o favorável cenário da taxa de câmbio real do Brasil que ao longo dos anos Lula foi substancial, em parte influenciada pela melhora dos termos de troca e pela abundância de recursos à disposição no mercado internacional.
  1. Explique o paradoxo da balança comercial brasileira durante o governo Lula.

O paradoxo da balança comercial se dá uma vez que a balança comercial no governo Lula não seguiu a lógica econômica acerca dos efeitos causados pelo câmbio. Quando se observa uma desvalorização da moeda nacional espera-se que haja um aumento da exportação pelo melhor cenário aos exportadores, porém durante o governo Lula como a exportação estava estimulada pela forte demanda externa por produtos e commodities e com o alto preço de commodities produzidas pelo Brasil, o preço estava valorizado frente os fortes investimentos. Mesmo com o câmbio valorizado as exportações brasileiras continuaram altas, devido à combinação da forte demanda e alto preço de commodities.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (207 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com