TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Nacional

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

administração bacharelado

ronaldo tiago de santana

a economia nacional com o fenÔmeno da reestruturação capitalista e a crise dos estados a partir da decada 1970,que influenciaram no desensnvovimento do mundo e no brasil .

[pic 3]

Mato Verde

2012

ronaldo tiago de santana

a economia nacional com o fenÔmeno da reestruturação capitalista e a crise dos estados a partir da decada 1970,que influenciaram no desensnvovimento do mundo e no brasil .

Trabalho apresentado ao Curso de admistração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comunicação e Linguagem, Teoria da admistração I. Filosofia e ética e sociologia.

Prof: Samara Headley

         Marcelo Silveira

         Wilson Sanches

         Márcia Bastos

                                                     

                                                      Mato Verde

2012

INTRODUÇÃO

                         Após a crise dos estados nacionais ocorridas na decada de 1970, devido a reestruturação do sistema capitalista que influenciou o desenvolvimento do mundo e no Brasil, começam a surgir, políticas de desenvolvimento local voltada para cada região, principalmente no Brasil que há uma área territorial muito extensa, e uma grande mudança de condiçôes climáticas, que exige que cada região tenha um plano de desenvolvimento espécifico, onde as proprias regiões sofre pelas constantes mudanças climáticas, como é o caso da minha região, Monte Azul, norte de minas, que sofre com as poucas chuvas, que acontece sempre no último simestre do ano, e que as vezes nem chove bem neste período, como foi o caso do último ano.

                       

DESENVOLVIMENTO

Entendo que a reestruturação econômica foi uma mudança na forma do estado lidar com a economia, onde  uma crise, que ocorreu por volta dos anos de 1970 .Os países sofreram muitas consequências negativas, pois estes passaram a não ter tanto poder  aquisitivo nem possuiam um bom mercado de exportação, então  eles passam a exportar pouco, e a importar muito mais, o que causou um desiquilíbrio na economia do  país.

                    O Brasil é um país que possui grande concentração de renda ele é considerado sub-desenvolvido, por isso é necessário que o governo faça vários investimentos e crie uma série de programas governamentais para que pessoas carentes especialmente das regiões consideradas mais “atrasadas” como o norte e o nordeste possam se beneficiar destes programas.

                     O governo brasileiro tem criado alguns progamas governamentais que tem dado muito  certo nas regiões que a população vive em situação de extrema pobreza.Entre os progamas que estão dando certo no país, e  principalmente, nestas regiões do norte e nordeste são:

                     .Bolsa Família, que atende brasileiros de todas as regiões chegando a atingir milhôes de familias, possuindo vários objetivos ,e um deles é a erradicação da pobreza no país  .

                       .O programa Bolsa Escola que beneficia os estudantes, que além da renda, estimula os alunos a frequentarem diariamente as escolas, pois esse depende da frequência escolar para continuar recebendo o beneficio.

                       .O PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento) que tem como objetivo acelerar o crescimento do Brasil.

                      Há também outros  programas governamentais, tais como Projeto Fome Zero, Projeto Moradia, Projeto Segurança Para o Trabalho para o Brasil, Projeto Juventude,entre outros.

                        Apesar de serem programas com objetivos diferenciados todos possuem uma mesma finalidade a melhoria do Brasil, fazendo com que se amenizem as desigualdades enfrentadas pela população.

                        A realidade da economia local da população monteazulina é sustentada por duas partes, que é a agricultura para o homen do campo que mora na zona rural, e o comércio local para os moradores da zona urbana, pois o PIB (produto interno bruto) e o IDH (índice de desenvolvimento urbano) é baixo em relação as outras cidades de Minas Gerais.Segundo, Dilma Luiza Jorge Shwenck ,secretaria de assistencia social  da Prefeitura Municipal de Monte Azul MG.

                        O desenvolvimento da agricultura na região  monteazulina vem sofrendo mudanças, historicamente a agricultura da cidade e região se dava essencialmente, pelo cultivo do algodão. Porém esse meio de sub-existência não se permaneceu, devido a  praga  dos “bicudos” esse cultivo tornou-se impossibilitado, o cultivo atual é o milho, que não tem produzido bem por causa da pouca chuva que só ocorrem na região nos períodos do último trimestre do ano, e que as vezes nem chove bem como foi o caso do ano passado. Atualmente a agropecuária é o setor que tem sustentado o homem do campo, pois o leite tem se valorizado devido as pequenas fabricas de queijo, que produzem os queijos que são vendidos normalnente para o estado de São Paulo, então os produtores estão deixando de cultivar o algodão e outros,  para cultivar o sorgo para fazer a ração para sustentar os animais no período da seca.

                     Ultimamente na cidade de Monte Azul o comércio  predominante, é a  comercilazação de tecidos e confecções no atacado e varejo,onde surgiram muitas fabricas de roupas que empregou muitas pessoas, e principalmente mulheres que são costureiras que trabalham na propria fabrica, ou prestam serviço em suas casas, além de lojas de móveis  e eletrodomésticos em geral.

                      A grande oportunidade desta cidade mudar de posição, e ter um bom desenvolvimento econômico e social, é preciso um planejamento estratégico, uma boa administração, e que todos trabalhem em prol de um único objetivo, o bem de toda população, ir atras de ajuda do governo para que ser  criado  políticas de desenvolvimentos urbanos e agrícolas pois para nossa região isso  seria o investimento mais conveniente para que todos trabalhassem, pois há tempos atrás quando a cidade dependiam dos meios agrícolas e esses realizavam grandes safras as pessoas principalmente da Zona Rural tinham melhores condições de vida pois esse gerava empregos e lucros e dificilmente se acontecia o exôdo Rural que hoje se torna cada vez mais comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com