TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado contemporâneo, globalização e economia nacional.

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 4

Discente: Aysla Duarte Gimenez                               1° Semestre - Direito

Docente: Gilson Silveira                                             Data: 25/05/15

Disciplina: Economia Política

Estado contemporâneo, globalização e economia nacional.

O Estado surgiu como um mal necessário e com o tempo foi se dado características ao que chamamos hoje de Estado. Uma delas é a doutrina neoliberal onde o Estado se interferia muito pouco, ou seja, tendo um papel mínimo desempenhado na sociedade. Os maiores problemas enfrentados na sociedade contemporânea são as desigualdades sociais, exclusão social e a pobreza. O Brasil não é um país pobre e sim um país com muita desigualdade social. Depois de ver que o Estado precisaria interferir mais para que não houvesse essa tamanha desigualdade, o capitalismo entendeu que deveria existir o Estado de bem-estar social, que seria aquele que assumia a proteção social de todos, cuidando da educação, saúde, previdência e garantindo renda no caso de desemprego.

Ao mesmo tempo da prestação de serviços sociais, o Estado do bem-estar passou a intervir fortemente na área econômica, de modo a regulamentar praticamente todas as atividades produtivas a fim de assegurar a geração de riquezas materiais, junto com a redução das desigualdades sociais. Dessa desigualdade se viu a necessidade da elaboração de políticas sociais, universalização do acesso aos serviços de saúde, ampliação do acesso à previdência social, políticas voltadas ao combate à pobreza e desigualdade social, incentivos aos empregos formais e políticas na área de educação propiciando redução nas taxas de desemprego nos últimos anos. Houve-se uma mobilização do ministério da educação para que uma maior quantidade de pessoas tenha acesso à educação. Com o processo de redemocratização a nossa Constituição Federal de 88 veio para apontar algumas questões sociais que seria de responsabilidade do Estado.

Na atualidade, o feito dessas políticas já conseguiram com que quase todas as pessoas (entre 7 e 14 anos) façam o ensino fundamental, isso é um enorme avanço porque antes existia uma enorme evasão. Porém uma das maiores preocupações é a qualidade de ensino, um dos exemplos é o desempenho ruim dos alunos que prestam o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

A crise do Estado Contemporâneo é atribuída por muitos autores ao projeto neoliberal e à globalização. O primeiro aspecto ligado à globalização é o aspecto da internalização de bens, valores, culturas, hábitos etc. que é a integração em escala global internacional de qualquer aspecto. O Capital financeiro é o que dita às regras hoje na economia mundial, tendo em vista a atuação no capital financeiro dá se a dedução das crises. A hegemonia no capital financeiro é a principal característica do processo de internalização que por sua vez é a principal característica do processo de globalização. Temos a proteção do Estado, que é quando o Estado cria barreiras para certos produtos de outros países entrarem para competir com os seus nacionais. Os países se reúnem em blocos visando à proteção internacional, como por exemplo, o MERCOSUL.

Segundo o site Sua Pesquisa

 O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking das maiores economias do mundo (dados de 2013). O Brasil possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização.

Por isso é correto dizer que o Brasil não é um país pobre, mas sim um país desigual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com