TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia de Mercado

Por:   •  29/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

O conceito de economia refere-se à administração de recursos escassos para satisfazer infinitas necessidades. A economia pode ser como a troca de bens e serviços, desenvolvido geralmente no âmbito do mercado.

Os problemas económicos podem ser diversos e de diferentes escalas. Por exemplo, um homem que tem uma família para sustentar sozinho, é despedido do seu emprego. Enquanto não arranjar um novo trabalho, começará a ter problemas económicos, pois não terá renda para cobrir as despesas. Esse problema pode refletir na falta de recursos para comprar alimentos e até mesmo as necessidades básicas de sua família.

 Podemos citar também casos de problemas econômico em empresas todos sabemos que oque sustenta uma empresa é o que ela vende, seja ela serviços ou produtos quando caem as suas vendas os recursos que gera, tornam-se insuficientes para pagar os salários, fazer investimentos ou gerar ganhos para os donos.

Até mesmo um país pode ter problemas económicos quando a sua economia não consegue produzir os recursos de que precisam para os seus habitantes viver dignamente e que requerem do Estado para oferecer os seus serviços.

A escassez e importância dos fatores de produção no processo econômico


Existe 3 fatores de produção:
Terra: áreas cultiváveis, recursos naturais
trabalho: esforço humano
capital: bens utilizados no processo de produção de outros bens.
Através dos fatores de produçao, podemos gerenciar a escassez no processo economico, fazendo escolhas corretas.
Em algum momento e necessario tomar decisões como: GASTAR X INVESTIR, o que seria mais importante para o momento economico.
Uma simples decisao errada pode levar tudo a perder, podemos usar alguns recursos para nos auxiliar
O que é, e quanto produzir?
como produzir?
Para quem produziir?
Sabemos que para produzir qualquer bem, e necessario ter recursos(terra, trabalho, capital) entretanto esses recursos na sociedade são escassos.
a escassez dos recursos por sua vez, gera a escassez de bens.

A escassez

A escassez é o problema econômico principal de qualquer sociedade.

Ela existe porque as necessidades humanas são satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens (alimentos, roupas, casas etc.) e serviços (transporte, assistência médica etc.) são infinitas e ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (máquinas, fábricas, terras agricultáveis, matérias-primas etc.) à disposição da sociedade e que são utilizados na produção dos mais diferentes tipos de produtos são finitos e limitados, ou seja, são insuficientes para se produzir o volume de bens e serviços necessários para satisfazer as É preciso não confundir escassez com pobreza. Pobreza significa ter poucos bens. Escassez significa mais desejos do que bens para satisfazê-los, ainda que haja muitos bens. É preciso também não confundir escassez com limitação. Um bem pode ter sua oferta limitada. Entretanto, se esse bem não for desejado, se não houver procura por ele, ele não será escasso. Assim, o fenômeno da escassez está presente em qualquer sociedade, seja ela rica ou pobre. E verdade que para países como os Estados Unidos e a Suécia ela não é um problema tão grave como para países como a Somália e a Etiópia, em que sequer as necessidades básicas da população são satisfeitas. Mesmo assim, a escassez continua sendo um problema, uma vez que as aspirações por bens e serviços em geral superam a quantidade de bens e serviços produzidos pela sociedade. Da dura realidade da escassez decorre a necessidade da escolha. Já que não se pode produzir tudo o que as pessoas desejam, devem ser criados mecanismos que de alguma forma auxiliem as sociedades a decidir quais bens serão produzidos e quais necessidades serão atendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com