TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia e Mercados

Por:   •  8/8/2019  •  Resenha  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ECONOMIA E MERCADOS

BARBACENA

2019


AVALIAÇÃO CONTINUADA-QUESTÃO ABERTA

De acordo com as teorias econômicas, o maior problema que a humanidade enfrenta, e que é estudado pela Ciência Econômica, é a escassez. Escassez significa que a sociedade não tem recursos produtivos (terra, trabalho, capital, etc.) em quantidade suficiente para produzir os bens e serviços que os indivíduos precisam e desejam, fato que causa insatisfação humana.

O que se sabe é que todas as economias ao redor do mundo, em menor ou em maior grau, enfrentam este problema, o qual é agravado pelo excesso de consumismo, frequentemente induzido por estímulos mercadológicos. Assim, há sempre uma grande discussão que dividi opiniões entre os estudiosos desta temática: de um lado um grupo argumenta que as pressões publicitárias, exercidas pelos meios de comunicação de massa tornam mais agudo o problema básico da insatisfação humana quanto aos níveis de bem-estar materiais já alcançados. Nesse sentido, essas pressões seriam indesejáveis. Por outro lado, há os que defendem que as pressões publicitárias são justificáveis à medida que geram motivações para que o homem prossiga na trajetória inexorável do aperfeiçoamento de suas forças produtivas e de suas conquistas.

Sobre este tema escreva um texto, com no mínimo seis linhas, apresentando argumentos que sustentam e fundamentam os dois pontos de vista aqui apresentados. Em seu texto as palavras escassez, consumismo, recursos produtivos, insatisfação humana e desenvolvimento econômico precisam estar presentes.

Observação: você pode se basear em referências on-line e/ou livros físicos, mas o texto deve ser inteiramente de sua autoria, conforme orientação sobre questões abertas disponível no início desta página.

Pressões Publicitárias

O homem naturalmente um ser desejante é questionado por toda uma gama de informações que se encaixam naquilo que ele acha que é capaz de satisfazer seu desejo latente. A publicidade é uma importante ferramenta usada para atrair o sujeito ao consumismo, prevendo suas necessidades o seu desejo e sua reação. Lugar onde o produto ganha vida, nome, existência, identidade e substância, o que acaba por descortinar a adversidade que a humanidade vivencia em relação a sua escassez. A transformação de um mero produto em objeto de desejo é operacionalizada de forma cada vez mais contundente, de tal modo que o fenômeno do consumo e sua dimensão subjetiva são bem maior que a dimensão produtiva. Tendo em vista tal situação, cabe agora especificar a causa envolvendo a insatisfação humana no que tange às abusivas propagandas publicitárias.

Esse poder de consumismo imposta pelas publicidades traz graves consequências para a nossa sociedade, especificamente no plano individual e coletivo, afetando não só a saúde financeira, más também a saúde física e mental. Estimulando o consumo desenfreado e o desperdício em nosso planeta, muitas vezes causadas pela falta de conhecimento, requerem o uso de mais matérias-primas e consequentemente geram grandes quantidades de resíduos. O consumo, impulsionado pela publicidade, não se dá mais de forma essencial e comum, o homem se satisfaz mais com os atributos e fatores peculiares associados a um bem de consumo, do que ao próprio produto em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (524.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com