TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia no Escritório

Por:   •  5/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA – TÉCNICAS SECRETARIAIS IV

Camila Oliveira, Edivan Cogrossi, Ester Anjos, Maria Luisa Fronchak, Rubia Gimenes e Yasmin dos Santos.

Proponente: Prof.ª Dr.ª Zélia Freiberger

TAREFA ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO

Este trabalho tem como objetivo apresentar problemas ergonômicos exemplificados e suas possíveis soluções, além de fazer um estudo comparativo entre experiências positivas e negativas ergonomicamente. A Ergonomia de forma simplificada é, segundo Lida (1992), o estudo da adaptação do trabalho ao ser humano. Esta interação entre homem e trabalho idealmente seria da forma mais saudável possível, porém é possível perceber que na realidade de vários trabalhadores isso não acontece. Assim, nesse estudo serão apresentados os seguintes itens: iluminação, ruídos e mobiliários.

1. No ambiente de trabalho A percebem-se diversas problemáticas para a Secretária/Trabalhadora A. Uma das principais é a má disposição da iluminação interna na Organização, isso acontece por ter um foco de luz baixo em altura logo acima da mesa de trabalho. Algumas das consequências mais visíveis a curto prazo são: Baixo rendimento, desconforto visual, aumento do número de acidentes, retrabalho elevado e possíveis problemas na pele (envelhecimento precoce e câncer de pele).

Ainda no ambiente de trabalho A se percebe uma acústica ruim, atrapalhando a trabalhadora. Neste caso, existe uma porta automática, próxima à mesa dessa secretária, que “apita” ao abrir e ao fechar. Além disto, por ser uma porta automática sensível a qualquer movimentação, o barulho acontece com frequência. Determinado fator, assim como outros relacionados à ruídos, podem causar os seguintes prejuízos a curto e longo prazo: estresse, irritabilidade, ansiedade (que implica no relacionamento interpessoal e no desempenho do trabalho), redução na capacidade de absorção de informações, dor de cabeça, dificuldade de concentração, problemas gástricos, hipertensão etc.

Já no ambiente de trabalho B, a problemática que mais afeta a trabalhadora é a mobiliária. Sendo uma mesa em “L” onde o teclado, o mouse e a tela ficam na diagonal e a secretária precisa ficar torta em relação à ponta da mesa para ter melhor acesso a esses eletrônicos. Este expediente de trabalho em que a trabalhadora se obriga a ficar torta causa inúmeros desconfortos físicos. Essas falhas ergonômicas tendem a causar desde desconfortos na jornada de trabalho até problemas significativos à saúde. As consequências que podem ser geradas a curto e longo prazo são: dores no ombro, pulso, joelhos e coluna que podem ocasionar na LER- lesão por esforço repetitivo (tendinite), DORT(Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), varizes e até mesmo enfraquecimento da mobilidade de áreas do corpo.

2. Em contrapartida, as soluções apresentadas no ambiente de trabalho C tratam de elementos de iluminação que contribuem para uma experiencia saudável ergonomicamente para o Secretária/Trabalhadora B. Apresentando uma janela próxima à mesa de trabalho com tratamento de luminosidade para não danificar a visão do funcionário, além de pontos de luz espalhados pela sala a fim de trazer uma iluminação equilibrada e agradável. Também na empresa C é possível perceber a acústica bem-feita do espaço, onde ruídos desconfortáveis não são ouvidos pelos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com