TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escolha da Melhores

Por:   •  15/11/2015  •  Resenha  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

Vinicio Rogério Fernandes

A ESCOLHA DAS MELHORES

Resenha critica apresentada ao Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais da  Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis, como requisito para a disciplina de Tecnologia, Qualidade e Meio Ambiente.

Professor: Paulo Roberto Ramos

Florianópolis

2013


SÍNTESE

O processo utilizado para escolher as melhores empresas com responsabilidade social foi realizado, primeiramente, através de inscrições pelas empresas interessadas e posteriormente convidadas a responder a um questionário elaborado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. O questionário foi disponibilizado no Portal Exame (www.exame.com.br), visando detalhar seus compromissos e suas práticas nas dimensões geral, social, econômica e ambiental. Na etapa seguinte, as companhias responderam aproximadamente 140 questões e tiveram seu desempenho avaliado recebendo uma pontuação em cada área, assim, 42 companhias foram classificadas com o melhor desempenho. Dentre essa lista, analisada por um conselho deliberativo independente, 20 empresas foram consideradas empresas-modelo em sustentabilidade.

O guia Exame de Sustentabilidade convocou excelentes profissionais que possuem um conhecimento amplo na área de sustentabilidade para integrar o conselho deliberativo, com o intuito de analisarem quais eram as empresas-modelo que se destacavam em relação à responsabilidade social. O conselho deliberativo é composto pelos seguintes integrantes: Helio Mattar - fundador e editor presidente do Instituto Akato; Heloisa Bedicks - diretora executiva do instituto Brasileiro de governança corporativa (IBGC); Marcelo Sodré - professor de direito do consumidor e de direito ambiental da PUC de São Paulo e Pedro Meloni - economista com atuação no mercado financeiro é consultor do International Finance Corporation (IFC).

         Destacou-se das demais a empresa Anglo American, que em 2012, pelo 4° ano consecutivo, levou o título de Empresa Sustentável pelo Guia Exame de Sustentabilidade, haja vista ter investido 2 bilhões de dólares em tecnologias para reduzir o impacto ambiental da operação e também pelo bem sucedido programa de envolvimento da comunidade. Segundo Walter De Simoni, engenheiro presidente da unidade de níquel da Anglo American, a maior preocupação é mostrar para a comunidade da região que o balanço das atividades da empresa pode ser positiva para os dois lados.

Desde 2009 a empresa promove palestras, ministradas pela ONG Agenda Pública, para elaborar um Plano Diretor em conjunto com a comunidade, onde decidem como será aplicado os fundos sociais que a empresa criou para ser investidos em obras de infraestrutura, como por exemplo, construção de hospitais e redes de saneamento básico. A ideia é esclarecer aos moradores acerca de seus direitos e deveres como cidadãos, melhorar as estruturas do poder público e evitar o crescimento desordenado da cidade.

Em parceria com a Care Brasil - organização de fomento ao empreendedorismo, a Anglo American ajuda a fortalecer as atividades comerciais da cidade, a fim de evitar que a região se torne dependente da empresa, pois a exploração do níquel perdura em média 30 a 40 anos.

A empresa investe na redução do impacto de suas atividades no meio ambiente, foram investidos 296 milhões de dólares em filtros e catalisadores que limpam a poeira do ar, em aparelhos para reduzir a emissão de gases, bem como em equipamentos que auxiliam no reaproveitamento dos resíduos. Ressalta-se que, além das reduções no consumo de água e energia, a utilização em larga escala de biomassa como combustível para os fornos diminui em 20% o uso de óleo fóssil.  

A Anglo American se destacou com seu desempenho ambiental, pois utiliza 80% da sua produção em processos garantidos por sistemas de gestão ambiental certificados e, ainda, no transporte de produtos e materiais utilizados em suas operações são feitos programas para gerenciar ou reduzir impactos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com