TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA: A MELHOR ESCOLHA

Por:   •  29/10/2018  •  Monografia  •  4.736 Palavras (19 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 19

TEMA: ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA: A MELHOR ESCOLHA.

RESUMO

Após leituras e pesquisas bibliográficas apropriadas à elaboração do presente trabalho, busquei informações sobre as origens das organizações e da teoria administrativa. A Administração Participativa surgiu a mais de 2000 anos, ela consiste na participação dos colaboradores na decisão, aumentando assim a qualidade das mesmas. os colaboradores sentem-se motivados e como parte da empresa e não como acessórios ou maquinas de produção. Tendo como ponto base de que o trabalho é a célula básica de qualquer organização/empresa e observando o grau de descontentamento e alienação dos funcionários vimos que se atingiu níveis insustentáveis, tornando vital buscar alternativas que venham reverter esse quadro e que permitam o homem trabalhar não só para seu sustento físico como também, gerar recursos que venha permitir o seu desenvolvimento e realização.

Palavras-chaves: Participação, motivação, satisfação, objetivos, metas, organização.

ABSTRACT

After reading and bibliographic research appropriate to the elaboration of the present work, I looked for information on the origins of the organizations and the administrative theory. The Participative Administration appeared more than 2000 years, it consists of the participation of the employees in the decision, thus increasing their quality. the employees feel motivated and as part of the company and not as accessories or production machines. Based on the fact that work is the basic cell of any organization, and observing the degree of employee discontent and alienation, we have seen that it has reached unsustainable levels, making it vital to look for alternatives that will reverse this situation and allow man to work only for their physical sustenance as well as generating resources that will allow their development and fulfillment

Keywords: Participation, motivation, satisfaction, goals, goals, organization.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente a administração participativa se espalhou pelo mundo das empresas e também pelo meio acadêmico como sendo uma alternativa para resgatar o trabalhador a identificação com o seu trabalho e até mesmo apresentar a redenção do conflito capital-trabalho. O foco desse artigo é uma possível divergência entre a percepção dos trabalhadores e dos gerentes/proprietários quanto a administração participativa.

A prática desse tipo de administração tem sido muito defendida como alternativa moderna a qual permite ganhos significativos para a empresa e para o trabalhador. Tanto a empresa quanto o trabalhador ganham no quantitativo como no qualificativo. Nos aspectos quantitativos as empresas ganham na redução de custos, aumento da produtividade, maiores lucros e já o trabalhador ganha no aumento das remunerações permitindo assim um padrão de vida material melhor.

Já no lado qualificativo, a melhoria é vista nas condições de trabalho, na maior democracia, no aumento da satisfação e da motivação do trabalhador. Esses aspectos se interagem e é impossível separar um do outro.

Nesse processo de administração participativa as pessoas se organizam para chegar ao ponto comum, tendo resultados positivos para a empresa, pois se cria uma cultura grupal. Esse sistema poderá atingir todos os setores da empresa.

O nível de compromisso do trabalhador também melhora, pois passam a ser parte da solução dos problemas conhecidos somente por eles. A gestão participativa pode ser definida como um conjunto de princípios e processos que defende me permitem um desenvolvimento regular e significativo dos trabalhadores, os quais definem metas e objetivos, redução de problemas, acesso à informação e no controle da execução.

O estudo desse trabalho será dividido em etapas, sendo a primeira etapa uma pesquisa sobre o tema, uma fundamentação teórica e na segunda etapa, será realizada uma análise da pesquisa encontrada e por fim o trabalho será constituído de pesquisa, análise da pesquisa, coleta e análise de dados pesquisados entre outros pontos.

O presente artigo objetiva-se em analisar a importância da administração participativa, analisando a existência ou não de comprometimento por parte dos trabalhadores e gestores.; a importância de competitividade para alcançar as metas determinadas e como a administração participativa melhora o desempenho da empresa.

2. ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA, A MELHOR ESCOLHA.

A administração participativa é uma ideia que nasceu na Grécia há mais de 2000 anos, juntamente com a democracia. Porém somente agora se tornou um dos novos paradigmas da administração.

De acordo Chivenato (2004) a administração participativa é divulgada amplamente após uma pesquisa de RensisLiket, o qual comparou o modelo tradicional com o participativo. E resultou-se então em um modelo administrativo com quatro sistemas: Sistema Autoritário Coercitivo; Sistema Autoritário Benevolente; Sistema Consultivo e Sistema Participativo.

O Sistema Autoritário Coercitivo, segundo o próprio Chiavenato (2004), é um sistema administrativo autocrático e forte, coercitivo e arbitrário, duro e fechado, pois tem total controle de tudo que ocorre dentro da organização.

O Sistema Autoritário Benevolente, já é um sistema administrativo autocrático, porém com atenuantes e mais tolerante e menos rígido.

Em relação ao Sistema Consultivo, Chivenato (2014) diz ser um sistema que pesa mais para o lado participativo do que para o autocrático e impositivo. Possui abrandamento em relação as arbitrariedades organizacionais. E por fim Chivenato (2014) declara ser o Sistema Participativo, um sistema democrático por excelência, pois é o mais aberto de todos os sistemas.

Baseando ainda nas ideias do pesquisador Likert, Chivenato concorda com o sistema decisório totalmente descentralizado.

A cúpula define políticas e controla os resultados. Os sistemas de comunicação são eficientes e fundamentais para o sucesso da empresa. Já relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com