TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A MELHOR ESCOLHA, CONDICIONADOR DE AR DO TIPO “JANELA” OU SPLIT?

Por:   •  1/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

CEDTEC – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO

Curso: Mecânica

Disciplina: Máquinas Térmicas II

                         

LILYAN OLIVEIRA DE CARVALHO

QUAL A MELHOR ESCOLHA, CONDICIONADOR DE AR DO TIPO “JANELA” OU SPLIT?

Vila Velha

2015

QUAL A MELHOR ESCOLHA, CONDICIONADOR DE AR DO TIPO “JANELA” OU SPLIT?

 

Trabalho apresentado à disciplina de Máquinas Térmicas II, do Curso Mecânica do Centro de Desenvolvimento Técnico, como requisito parcial para a formação em Técnico em Mecânica.

Professora: Ednardo Fernandes Moraes

                 

Vila Velha

2015

INTRODUÇÃO

Em muitos séculos, vários foram os meios usados para amenizar as altas temperaturas: do trabalho braçal de escravos com grandes abanos, feitos em materiais diversos, ao uso de gelo e, mais recentemente, de ventiladores. Mas somente em 1902 este engenheiro formado pela Universidade de Cornell inventou o que seria um dos mais importantes produtos do nosso tempo: o ar-condicionado. Através de um processo mecânico conseguiu condicionar o ar, controlando o clima em locais fechados, ajudando de forma vital o bom funcionamento da indústria.

Uma empresa de Nova York estava tendo problemas com trabalhos de impressão durante os quentes meses de verão. O excesso de umidade no ar era absorvido pelo papel, impedindo a fixação das cores impressas e borrando a imagem. Carrier então desenhou uma máquina que fazia circular o ar por dutos resfriados artificialmente, visando a retirar a umidade da fábrica.

Com o tempo, a invenção passou a ser usada em diversos prédios e instalações de indústrias de papel, têxtil, de produtos farmacêuticos, tabaco e estabelecimentos comerciais. O primeiro uso em residência foi em uma mansão de Minneapolis, em 1914. Carrier desenhou um equipamento especial para residências, maior e mais simples do que os condicionadores de hoje em dia. Em 1922, criou o sistema de refrigeração centrífuga (chiller).

Em veículos de passageiros, foram os vagões ferroviários os primeiros a receberem aparelhos de ar-condicionado em 1930 pela ferrovia B&O. Em 1952, ocorreu a primeira produção em série de unidades centrais de condicionadores de ar para residências, cujo estoque foi vendido em duas semanas.

Hoje, existem equipamentos desde os do tipo janela, os modelos de ar-condicionado Split, os portáteis até os sistemas centrais de refrigeração (grandes capacidades), capazes de climatizar ambientes como shopping centers, hotéis e hospitais, além de serem largamente utilizados em processos industriais.

 

  1. CONDICIONAR DE AR “DE JANELA” OU SPLIT?

Na hora de escolher o ar condicionado sempre aparece a dúvida: Janela ou Split? As maiorias das pessoas acabam influenciadas pelos vendedores ou pelo preço dos aparelhos, mas é muito importante conhecer a forma de funcionamento, instalação e desempenho de cada um. Só assim teremos mais segurança para fazer bom investimento.

  1.  CONDICIONADOR DE AR TIPO JANELA

São os mais utilizados e também os mais baratos. São facilmente encontrados no varejo. Fazem uma renovação contínua do ar fresco, e é o modelo mais compacto. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

 Nesse modelo, todas as funções do aparelho se encontram em uma única peça (evaporadora e condensadora) que é instalada diretamente no ambiente a ser climatizado. A instalação costuma ser fácil, porém, é preciso abrir espaço na parede para encaixá-lo ou modificar a esquadria da janela. Ele é indicado para residências próprias, justamente pelo tipo de instalação e também para edifícios antigos. Adequado para ambientes pequenos e médios.

Vantagens: menor preço do mercado; instalação fácil e simples; alguns modelos são acompanhados por controle remoto; manutenção mais barata; admite ciclos quente e frio; a capacidade varia entre 7000 BTU/h e 30000 BTU/h.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com