TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escravidão no Mundo

Por:   •  20/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente em varias parte do mundo, escravidão ainda persiste em muitas culturas. O inicio da escravidão Segundo (a bíblia) os antigos reis e autoridade já possuíam escravos que eram pessoas de outros reinos conquistados e tomava posse de pessoas para trabalho escravos.

Os homens para trabalho braçais e mulheres e crianças para exploração sexual, prestação de serviços nas residências e na agricultura devido sua vulnerabilidade, os países com maior índice de escravidão são: China, Índia, Rússia, Brasil, Oriente Médio, África, Nigéria, Congo, Indonésia, Bangladesh e Tailândia. Neste texto vou descrever o serviço escravo de alguns países.

Na China 3,2 milhões de pessoas exploradas, com exploração de trabalho sucessiva, com muitas horas de trabalho, nem sempre tem os direitos trabalhistas e alguns lugares condições precária de higiene e espaço físico. Eles utilizam de força bruta com funcionários, privação do sono, tortura psicológica. Nas oficinas as mães levam seus filhos pequenos e muitos deles acabam trabalhando também.

Na Índia, as mulheres são compradas do segundo país mais populoso do mundo, a Índia tem o maior número absoluto de pessoas que vivem em condições de escravidão moderna. Os 14,3 milhões de escravos ali presentes são quatro vezes mais do que o número de escravos na China, devido a mão de obra barata e não qualificada.

A Rússia mais de um milhão de pessoas que vivem como escravos modernos, de acordo com a Walk Free Foundation. Entre esses trabalhadores nascidos na antiga União Soviética, mulheres e crianças são vítimas do tráfico sexual. O governo Russo devido a corrupção fica difícil o controle da escravidão.

O Brasil foi o último país a abolir a escravidão em 13 maio de 1888, mas ainda persiste a escravidão de uma forma mascarada para esconder da fiscalização trabalhista o trabalho sem remuneração. Devido algumas regiões do Brasil ser muito pobre sem infla estrutura, baixo índice de trabalho, e a fome local.

 A escravidão se espalha nos centros urbanos, nas empresas de carvão, mineradoras, na agricultura, oficinas de costura, construção civil, indústria madeireira, exploração sexual no turismo, casas de prostituição e exportação de escravas.

O ministério do trabalho tem fiscalizado e libertado pessoas em situação de escravidão, vem tomando medidas cabíveis para inibir esta prática. Segundo código Penal, artigo 149 define uma pena de reclusão de 2 a 8 anos e multa para quem o sujeitando a condições degradantes de trabalho, condição de escravidão, além de corte de crédito rural ao agropecuarista infrator ou de apreensões das mercadorias nas oficinas de costura.

Criada em agosto de 2003, a Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, tem a função de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Em março de 2003, o Plano contém 76 ações, cuja responsabilidade de execução é compartilhada por órgãos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, entidades da sociedade civil e organismos internacionais.

Bibliografia:

http://greenme.com.br/viver/costume-e-sociedade/1095-a-escravidao-moderna-os-10-paises-que-mais-escravizam-adultos-e-criancas

http://www.brasilescola.com/sociologia/escravidao-nos-dias-de-hoje.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com