TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura de Mercado

Por:   •  24/3/2017  •  Artigo  •  2.867 Palavras (12 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade Federal da Bahia
Escola de Administração

Alexandre Garrido

Fabrício Assis

Maria Isabel Abramovitz

Mariana Ribeiro

Administração Mercadológica I

Professor Ricardo Coutinho

Plano de Marketing

Iralu Modas

Salvador - Bahia

2016

Alexandre Garrido

Fabrício Assis

Maria Isabel Abramovitz

Mariana Ribeiro

Administração Mercadológica I

Plano de Marketing

Iralu Modas



Plano de Marketing apresentado à disciplina Administração Mercadológica I, da Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração, para obtenção de nota parcial no curso de Administração.

Professor: Ricardo Coutinho.


Salvador - Bahia

2016

RESUMO

Plano de marketing desenvolvido a partir da demanda de uma empresa que se encontra com desafios para maximizar sua gestão. A escassez de capital de giro causada pelo baixo número de vendas, localização pouco estratégica, bem como situação geral da economia e política do país põem a continuidade do negócio em risco. Neste plano, é apresentado um programa de ação elaborado para assessorar as estratégias de estímulos de marketing do negócio.

Palavras-chave: Plano de marketing. Matriz SWOT. Continuidade do negócio.


ABSTRACT

        Marketing plan developed starting from a business that is struggling with challenges to maximize their management. The shortage of working cash caused by low sales numbers, non-strategic placement, as well as country’s economic and political situation put business continuity at risk. In this plan, an action program is proposed elaborated to advise the marketing stimulus strategy of the business.

Keywords: Marketing plan. SWOT matrix. Business continuity.


        

1 RESUMO EXECUTIVO        5

2 SITUAÇÃO ATUAL DE MARKETING        5

3 ANÁLISE DE OPORTUNIDADES E QUESTÕES        7

4 OBJETIVOS DO MARKETING        7

5 ESTRATÉGIAS DO MARKETING        8

6 PROGRAMA DE AÇÃO        9

7 CONTROLES        9

8 ANEXOS        10


1 RESUMO EXECUTIVO

Esta parte, pelo que eu entendi, fica como a última a ser finalizada.

2 SITUAÇÃO ATUAL DE MARKETING

2.1 HISTÓRICO

        A empresa familiar Iralu Modas nasceu a partir de um questionamento dos seus sócios: “É possível vender roupas de qualidade a um preço justo para mulheres que entendam de moda e estilo?”. Para a formação da empresa, três familiares juntaram-se e, em 2015, abriram uma loja no bairro da Boca do Rio. O questionamento tornou-se missão e base de valor da empresa.

        Dentre os sócios, Lourdes tinha experiência no mercado informal de roupas, através de uma fiel rede de contatos. A proposta era de transferir o processo informal de vendas pessoais para um processo formal; manter as clientes já fidelizadas e prospectar novas, no ponto de venda. Entretanto, isso não ocorreu na proporção desejada pela empresa.

2.2 DEFINIÇÃO DE PÚBLICO

        Mulheres que residem ou trabalham a dois quilômetros da Rua Simões Filho nº 25, Boca do Rio, entre 15 e 65 anos, pertencentes à classe média, preocupadas com boa vestimenta e atendimento diferenciado, que compram roupas para ir ao trabalho e para saídas de fins de semana. Como principal benefício, buscam a combinação preço, qualidade e estilo.

2.2 AÇÕES DE MARKETING EM CURSO

        Apesar das ações de marketing em curso por parte dos sócios, há pouquíssimo giro na loja física do negócio. A maior parte dos seus recursos vem da venda direta pessoal, e este modelo tem-se tornado insustentável.

        Como antes mencionado, há, atualmente, ações de marketing em curso. Estas são: inserção em mídia social (Facebook e Instagram) com relativamente alto engajamento e baixo resultado operacional, disposição da loja física de maneira harmoniosa e atrativa, utilização de rede de contatos na tentativa de exponencialmente aumentar vendas.

2.3 FATORES INTERNOS

        Como fatores internos, o ambiente da loja é aconchegante, o atendimento é de alta qualidade, e as peças são de qualidade. Percebe-se, entretanto, uma deficiência na variedade as peças.

2.4 FATORES ECONÔMICOS E POLÍTICOS

        Existem fatores percebidos após análise de macroambiente que certamente influenciam negativamente no sucesso da empresa. O principal deles é a crise econômica e política no qual o Brasil se encontra. Com declínio da oferta de crédito em boas condições, o ambiente apresenta-se muito inoportuno para micro e pequenas empresas conseguirem financiamento de capital de giro, além de criar barreiras para que clientes possam adquirir produtos.

2.5 CONCORRÊNCIA

        Apesar da atual situação, houve um aumento da concorrência. Possivelmente pelo fechamento de vagas de emprego, o que leva as pessoas a empreenderem, e a área varejista de moda é um dos mais procurados setores. Esta concorrência tem aumentado promoções e diminuído os preços dos produtos.

2.5.1 ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA

        Dois quadros de análise comparativa da concorrência em relação à empresa Iralu Modas foram elaboradas. O primeiro apresenta os principais concorrentes, suas áreas de atuação, seus públicos alvo, seus pontos fortes e fracos, além de suas estratégias utilizadas. O segundo quadro é uma escala de 0 a 5 que compara as vantagens competitivas da Iralu Modas e seus concorrentes. Com base na análise de concorrentes conclui-se que a Iralu Modas necessita melhorar o ambiente e mudar de localização. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (68.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com