TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Tecnológica em Relação às Maquinarias que Ocorreram Nos Últimos Anos

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

MICRO EMPRESA

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS  GERAL        .....4 

2.1 Justificativa...................................................................................................4

2.2 HISTORICO.........................................................................................................4

3 CARACTERIZAÇÃO...............................................................................................5

3.1 ADMINISTRATIVO...............................................................................................6

3.2 PRODUÇÃO........................................................................................................6

3.3 FINANCEIRO.......................................................................................................6

3.4 CRIAÇÃO.............................................................................................................6

3.5 RECURSOS HUMANOS......................................................................................7

4 ANÁLISES...............................................................................................................7

CONCLUSÃO...........................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

           A evolução tecnológica em relação às maquinarias que ocorreram nos últimos  anos, com as exigências dos consumidores por produtos melhores, preços mais baixos e menor tempo de espera, fazem com que as organizações realizem uma constante análise de adaptação ao ambiente  de demanda e de  atendimento.

O que não deixar de ser diferente nas indústrias gráficas, em seus mais 200 anos de existência, busca atender essas transformações. A primeira gráfica instalada no Brasil foi ao Rio de Janeiro  em 1808 a Imprensa Régia, implantada no Rio de Janeiro por Dom João VI.

A Gráfica Brisas Suaves micro indústria a ser estudada – nome fictício adotado para preservar a identificação verdadeira da empresa - está localizada na cidade de Votuporanga, região noroeste do Estado de São Paulo, e distante a 520 km da capital do Estado de São Paulo.

Votuporanga conta com aproximadamente 91.278 mil habitantes segundo o IBGE no censo de 2014, a cidade conta com 15  indústrias gráficas.

Seus principais produtos são: notas fiscais, panfletos, convites de casamento, santinho de luto, diplomas,  cartão de visita, cartazes, rótulos, receituários  e impressões em geral.  A Gráfica Brisas Suaves, atende a cidade que está sediada, e varias outras cidades da  região como: Álvares Florence, Américo de Campos, Valentim Gentil, Nhandeara, Tanabi, Cosmorama, Cardoso, Mirassol, Fernandópolis, São José do Rio Preto e muitas outras.

O estudo desta pesquisa se constitui na análise econômico-financeira e no diagnóstico empresarial, com planejamento financeiro e controle de suas finanças, Diante desse quadro foi realizado inicialmente um diagnóstico empresarial com foco no setor financeiro. Para Santos (2000) um diagnóstico pode ser realizado mediante investigação dos dados internos da organização em inspeções das instalações das unidades produtivas. Já para Schmitt (1996) nesta primeira etapa serão coletados todos os elementos necessários para interpretar por que uma empresa teve certo desempenho em relação à sua competitividade e capacidade de gerar valor econômico.

2 OBJETIVO GERAL

        Os objetivos são:

  • Elaborar o planejamento financeiro
  • Elaborar a análise das relações custo/volume/lucro;
  • Elaborar análise econômico-financeira da empresa;
  • Apurar os custos e despesas;

2.1 Justificativa

        É de grande importância o estudo para a empresa de sua situação atual pois ele proporcionará a elaboração de um planejamento financeiro e a tomada de melhores decisões de seus negócios.

        

2.2 Histórico

        Localizada em Votuporanga, interior do estado de São Paulo, a Gráfica Brisas Suaves foi fundada em setembro de 1990. Inicialmente era composta por três sócios, localizada aos fundos da casa de um deles, onde permanece até hoje.

A sociedade após alguns anos foi desfeita, e a gráfica passou a ser de um só proprietário. Colocando sua esposa como sócia-proprietária e a empresa passou a ser de caráter familiar.

        Gráfica de fundo de quintal foi como ficou conhecida, algumas dificuldades como falta de capital e de conhecimento, funcionários incapacitados e máquinas ultrapassadas colocaram em risco a existência da empresa. Nesse momento, um amigo do proprietário que era funcionário de uma grande editora, o auxiliou em todos os serviços.

Na época, contavam com a colaboração de nove funcionários para a realização dos serviços tipográficos.

        O dono da micro empresa em busca de modernização visitava feiras e exposições gráficas realizadas na cidade de São Paulo. Com o passar dos anos, os proprietários adquiriram conhecimento, computadores foram introduzidos para dar suporte a tipografia e o maquinário foi modernizado, fazendo com que o quadro de pessoal fosse reduzido.

Atualmente a empresa conta com dois funcionários, além dos dois sócios-proprietários que também executam atividades operacionais.

Passados vinte e seis anos, a cidade tem um total de quinze gráficas e a Gráfica Brisas Suaves esta entre as cinco principais.

3 CARACTERIZAÇÃO

A Gráfica Brisas Suaves conta com seis máquinas que dão suporte aos serviços básicos, sendo que uma delas somente é usada para serviços específicos.

        O tempo de vida média do maquinário está entre cinco e dez anos. Pela dificuldade de locomoção, devido aos tamanhos e peso, suas trocas só ocorrem em caso de inutilização total.

        Seu organograma não está definido, mas pode ser ilustrado genericamente da seguinte forma: setor administrativo, responsável pelas áreas de produção, financeiro, criação e recursos humanos (ver figura abaixo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com