TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma busca por evidências do impacto dos choques tecnológicos que ocorreram entre 1996 e 2002 sobre a demanda de qualificações

Artigo: Uma busca por evidências do impacto dos choques tecnológicos que ocorreram entre 1996 e 2002 sobre a demanda de qualificações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  325 Visualizações

A proposta deste estudo é buscar evidências sobre o impacto de choques tecnológicos ocorridos entre os anos de 1996 e 2002 sobre a demanda por qualificação. Baseou-se em um banco de dados desagregado até o nível de firmas da indústria brasileira, através da junção de 5 bancos distintos: RAIS, PIA, PINTEC, SECEX e Marcas e Patentes. Sobre tais observações, aplicou-se a metodologia econométrica presente no trabalho seminal de Machin et alli (1996).

Os resultados obtidos foram de uma robustez extremamente satisfatória, dado que mesmo utilizando formas funcionais e proxies para qualificação distintas (educação e ocupação), eles mantiveram-se praticamente os mesmos. Concluiu-se que durante o período analisado, ocorreram choques tecnológicos que podem ser classificados como enviesados para a qualificação, ou seja, choques que deslocam para cima a demanda relativa por trabalhadores mais qualificados. A intensidade em tecnologia das firmas foi medida através de algumas variáveis, quais sejam, participação de insumos importados no processo produtivo da firma, estoque de patentes registradas pela firma (variável inédita), o fato da firma ser exportadora ou não, o gasto com investimento em compra e produção de P&D e, finalmente, uma variável qualitativa que apontava se a firma foi ou não inovadora.

Para todas variáveis apontadas chegou-se a fortes indícios de que a hipótese de choques tecnológicos enviesados para a qualificação é válida para o período de 1996 a 2000 na indústria brasileira. Tal resultado ganha relevância, na medida em que pode ser um bom formador de expectativas com relação à dinâmica futura do mercado de trabalho nacional.

...