TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Economia Brasileira

Por:   •  14/4/2021  •  Dissertação  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

Evolução da Economia Brasileira

A colonização nas terras do Brasil avançou com a necessidade comercial dos países europeus, não sendo uma necessidade de deslocamento populacional, mas sim para resolver o problema de desabastecimento de matéria-prima de qualidade.

Por pressão de alguns países europeus como, Holanda, França e Inglaterra, Portugal começou a utilizar as suas colônias de maneira produtiva, incluindo assim o Brasil como um ponto de exploração agrícola, embora não fosse totalmente favorável naquele momento devido a alguns fatores entre eles, o alto custo de produção e o deslocamento da produção para o resto do mundo, a criação da uma empresa agrícola no primeiro momento propiciou a Portugal manter suas terras na América.

O primeiro êxito que Portugal teve com a empresa agrícola se deu pelo ciclo do açúcar, uma vez que os portugueses já possuíam o conhecimento sobre a cultura do açúcar, favorecido também pelo uso de mão de obra escrava, possibilitando uma produção em grande escala, porém com baixo custo.

Após o ciclo do açúcar, viu-se uma estagnação do preço do produto, e com a empresa agrícola instalada no Brasil, propiciou-se um cenário adequado para o plantio do café.

No final do século XVIII a economia brasileira não crescia, e com a vinda da família real portuguesa ao Brasil, mesmo com algumas iniciativas governamentais, não se via grandes avanços na influência do Brasil na Revolução Industrial de 1770, e para que o país pudesse superar essa parada no crescimento econômico, foi necessário encontrar outro produto que pudesse ser produzido em grandes escala que pudesse substituir o café, porque naquele momento não havia grandes expectativas para a comercialização do produto, uma vez que não existia mão de obra suficiente devido a grande maioria dos trabalhadores estavam envolvidos na indústria açucareira, e não existia possibilidade de financiamento nem interno, e nem externo para produzir alguma tecnologia para melhoria da produção.

A chegada da família real portuguesa fez com que a Inglaterra se aproximasse cada vez mais do Brasil, e pelos interesses ingleses ocorreu o fim do tráfico de escravos e a negociação com Portugal para que ocorresse a independência do Brasil.

Na metade do século XVIII o café é promovido com um item de consumo da Europa e dos EUA, oportunizando ao Brasil no aumento da produção cafeeira, assumindo como importante produtor de café mundial, porém, com a abolição da escravatura, e um desenvolvimento intenso da indústria cafeeira, tornou-se necessário a busca por mão de obra fora do país, dando início a imigração europeia inicialmente de famílias Alemãs chegando no final do século XIX com a crise política na Itália, a imigração de 800 mil pessoas, assim o problema com a mão de obra foi solucionado.

Entre 1930 e 1964 se deu a era dos governos populistas, que tinham como demanda principal, agradar todos os grupos sociais da população. Existia o interesse de impulsionar a industrialização do país, devido a necessidade interna de mão de obra urbana ociosa, e com a pressão dos trabalhadores, o governo estabelece a CLS que instituiu o salário mínimo e alguns direitos trabalhistas.

Para impulsionar a industrialização e aumentar o consumo de produtos internos, o governo criou algumas medidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com