TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

NOME

Ritielli Mendes

RA

8412128715

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do(a) tutor(a) (inserir nome completo).

Anhanguera Educacional

2015

Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”

De acordo com a Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e de responsabilidade do estado, este direito é financiado a partir dos impostos pagos por toda a população. Este direito pode ser usufruído a partir de exames, consultas, medicamentos, cirurgias e até mesmo em dinheiro a partir do INSS em caso de afastamento de trabalho.

O direito à saúde foi uma conquista da reforma sanitária, que refletiu na criação do SUS (sistema único de saúde) pela constituição federal de 1988, cujo artigo 196 diz que “a saúde é um direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário as ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.

A criação do SUS está diretamente relacionada a tomada de responsabilidade por parte do Estado. A idéia é maior que simplesmente hospitais e postos de saúde para que as pessoas acessem quando necessário, a proposta é que seja possível atuar antes disso, através de agentes de saúde que visitam as famílias para conhecer suas realidades com antecipação.

Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”

O meio ambiente é um bem jurídico de grande destaque. Ele pertence a todos e a ninguém em particular; sua proteção a todos aproveita e sua degradação a todos prejudica.

A Constituição Federal, em seu artigo 225, dispõe que o meio ambiente é um bem de uso comum do povo e um direito de todos os cidadãos, das gerações presentes e futuras, estando o Poder Público e a coletividade obrigados a preservá-los e a  defendê-los.

O direito ao meio ambiente diz respeito a um bem que não está na disponibilidade particular de ninguém, nem de pessoa privada, nem de pessoa pública. O bem a que se  refere o artigo 225 da Carta Magna é, assim, um bem que pode ser desfrutado por toda e qualquer pessoa, tendo como característica básica sua vinculação à sadia qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (174.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com