TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Execução do Diagnóstico

Por:   •  3/6/2018  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

5 W. 2 H.

No momento da execução do diagnóstico, o plano tático depende de ações corretas e descritas minuciosamente para que sejam eficientes e eficazes passando por todas as fases do projeto realizando o planejado e atingindo as metas estabelecidas no programado.

Para isso, no Plano de Ação, podemos utilizar a ferramenta 5W2H, uma simples ferramenta e prática, da qual aplicamos repetidamente perguntas para obter as respostas e consequentemente visualizar a ação a ser tomada. Esta técnica, é bastante usada na área da Qualidade Total e no Gerenciamento de Projetos. De origem antiga, consiste de maneira breve, descrever um procedimento e detalhar uma estratégia para minuciosamente executá-la.

Com a ferramenta 5W2H podemos elaborar um Plano de Ação Geral em uma visão macro, e logo o plano de ação descritivo, que detalha em etapas cada Ação do Plano Geral em forma micro.

A reflexão é ampliada podemos ver o detalhamento do processo à medida que repetimos as perguntas em cada etapa do processo. Conforme as perguntas que seguem:

META - What? (O quê?) Qual é o seu objetivo? O que pretende fazer? Como descrever o melhor que pode obter nesta situação?

SEQUÊNCIA - When? (Quando?) Quais as primeiras e importantes ações necessárias? Como se seguem umas as outras? São proativas ou dependem de outras fora do seu controle?

ETAPAS - How? (Como?) Como pode iniciar, mensurar e ativar as ações necessárias e também em soluções de contingência (no caso de obstáculos)

AMBIENTE - Where? (Onde?) Em que situações / contextos e momentos (não necessariamente lugares, mas toda uma situação) pode descrever-se agindo ou obtendo o que quer? O que vai sinalizar que é o momento de agir assim?

RELAÇÕES - Who? (Quem?) Quem está envolvido ou responsável em cada ação? Quem deve ser avisado?

CUSTO - How much? (Quanto?) Quanto vai custar em tempo, esforço, dinheiro, conhecimento e preparação psicológica, motivacional e de negociação, tanto pessoal quanto de grupo?

PROPÓSITO - Why? (Porque e Para que?) Qual é a razão que impulsiona esta ação? O que vai conseguir de retorno? Como está alinhada à estratégia geral e sua importância? E à sua visão futura de carreira ou da organização? Faz parte de sua missão? É essencial e significativa? Vale a pena?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com